Internet

22/01/2014 11h55 - Atualizado em 23/01/2014 08h29

Facebook deve perder 80% dos seus usuários em três anos, diz estudo

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

O maior e o mais popular site de rede social do mundo deve perder força nos próximos três anos. É o que diz o estudo realizado pelo Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, divulgado na última semana. De acordo com a pesquisa, o Facebook perderá um total de 80% dos seus usuários até 2017.

Descubra quem te excluiu do Facebook ou recusou um pedido de amizade

O estudo foi realizado com base nos dados públicos de pesquisa do Google comparando o Facebook com o Myspace. A íntegra da pesquisa está disponível em inglês (PDF), no site da universidade.

Facebook vai perder força até 2017 com a perda de 80% de seus usuários, diz pesquisa (Foto: Reprodução/Mashable) (Foto: Facebook vai perder força até 2017 com a perda de 80% de seus usuários, diz pesquisa (Foto: Reprodução/Mashable))Facebook vai perder força até 2017 com a perda de 80% de seus usuários, diz pesquisa (Foto: Reprodução/Mashable)


“O crescimento do Facebook chegará ao fim rapidamente, muito parecido com uma doença infecciosa que se espalha rapidamente e morre de repente.” dizem pesquisadores de Princeton.

O grupo está usando doenças epidêmicas para exemplificar os ciclos das mídias sociais. De acordo com os pesquisadores, um indivíduo adota a rede social por que seus amigos estão lá. Assim como as doenças, as ideias se espalham rapidamente por meio do contato comunicativo entre diferentes pessoas que as compartilham uns com os outros, explica a pesquisa americana.

Gráfico mostra o resultado da pesquisa para Facebook e MySpace obtidos a partir do Google Trends. (Foto: Divulgação)Gráfico mostra o resultado da pesquisa para "Facebook" e "MySpace" obtidos a partir do Google Trends. (Foto: Divulgação)

E a “recuperação” dessa doença está na perda de interesse ao logo do tempo dos amigos pelo Facebook. “As ideias, assim como as doenças, foram mostradas para espalhar de forma contagiante entre as pessoas antes de finalmente morrer, e foram descritas com sucesso com modelos epidemiológicos”, relatam. Assim, a pesquisa prevê que o Facebook irá sofrer um declínio rápido e 80% dos seus usuários que devem abandonar a rede social entre 2015 e 2017.

Via Time

Qual é a melhor rede social? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dayana
    2015-01-27T15:58:34

    Já passou da hora outra rede social derrubar o facebook, lá vc não tem liberdade de expressão, sempre há bloqueios, essa rede social é uma porcaria

  • Adriano Souza
    2014-01-24T13:27:36

    Vão todos usar só o WhatsApp

  • Leonardo Pereira
    2014-01-24T09:39:13

    Quem administra páginas já percebeu que o Facebook, não sei há quanto tempo, não está permitindo que todos os seguidores vejam as postagens. Por exemplo, se uma página foi curtida por 1000 pessoas, uma postagem está "alcançando" em média apenas 25% das pessoas. Qual o objetivo disto? Isso é o que eles chamam de "alcance sistemático" ou "alcance orgânico". Se queremos que nossas postagens alcancem mais pessoas, eles fazem um MARKETING para pagarmos por um anúncio diário, seja da página ou do próprio post. Ou seja, 1000 pessoas curtiram sua página, mas apenas 25% sabe o que você posta. $$$$$$$$

  • Antonio Alves
    2014-01-23T20:35:33  

    se estes caras são bons mesmo, quero ver advinharem quando o brasil vai ficar livre do pt e seus petralhas

    recentes

    populares

    • Antonio Alves
      2014-01-23T20:35:33  

      Depois que inventaram o bolsa esmola, o PT nunca mais perde uma eleição nesse lixo de país. Infelizmente.

  • Almi Silva
    2014-01-24T01:28:02

    O Facebook cresceu no Brasil em função de que as redes sociais até então eram patéticas, como o Orkut, por exemplo. Em seu início, o formato menos pessoal e com informações com teor mais politizadas até então era o seu diferencial. Mas, tudo isso está se perdendo e vejo um futuro incerto para o Facebook no país. Lamentável!

  • Juan Suarez
    2014-01-23T22:54:42

    Facebook vive enganando, se for contar os usuários é muita gente mesmo, mas eles contam com os perfis que foram "excluidos", mas os perfis NÃO EXCLUEM! Se você for fazer isso hoje (deletar a conta) e daqui uns 2 minutos e voltar com seu login e senha, seu face estará lá. do mesmo jeito! Pilantragem! Já o orkut não, você excluiu já era, tem que voltar tudo do zero!

  • Gustavo Telles
    2014-01-23T16:00:57

    Snap Chat, Whatsapp e Instagram estão matando o Facebook

  • Alisson Santos
    2014-01-23T15:49:08

    Hoje em dia as pessoas dizem que é impossível o Facebook acabar. Quando ouço alguém dizendo isso, imediatamente lembro que em 2008 diziam o mesmo do Orkut. Diziam que o Facebook era ruim, confuso, difícil de mexer, que ninguém no Brasil usava e que para alguém abandonar o Orkut, teria que aparecer algo melhor. Hoje vejo acontecer a mesma história, só que do Facebook em relação ao Google+.

  • Almir Ribeiro
    2014-01-23T12:00:30  

    Nada é eterno...

    recentes

    populares

    • Almir Ribeiro
      2014-01-23T12:00:30  

      Nem o Flamengo.

  • Wellington Carvalho
    2014-01-23T15:00:53

    helllllllllllllllllllllllllllllllllllo??? Evebody home? Ninguém mesmo vai perguntar se essa pesquisa tá certa? Se tem alguma chance de estar errada? Ah, você concorda? Então como explica a existência do Orkut mesmo depois do Face e Google +? Acorda gente....as pessoas fazem o querem, quando querem...se fôssemos acreditar nisso, o computador já estaria extinto, teríamos carros inteligentes há mais de 10 anos...o petróleo já estaria substituído pelo hidrogênio....RACIOCINE, QUESTIONE, PESQUISE pelo amor de Deus..para de engolir tudo que olhe enfiam aos olhos e ouvidos.

  • Elenir Marcia
    2014-01-23T13:25:21

    já devia ter acabado assim como o Orkut heloooo quero um novo site de amigos porque todos existente ja perderam a graça e as privacidades ja não existem tanto, além do que facebook ja encheu o saco

  • Aline Thomasi
    2014-01-23T13:19:41

    eu ja sai a algum tempo kkkkkkk, meu hobbie agora e instagram kkkkk adoroooo ajuda muito me divirto la, facebook pra mim virou motivo de intriga e inveja, nao gosto mais. ou seja se a pesquisa estiver mesmo certa, menos 1 kkkk

  • Andre Machado
    2014-01-23T13:18:57

    Nada é eterno...

  • Renato Ribeiro
    2014-01-23T13:13:41

    Me pergunto, qual será a próxima rede social??? de qualquer forma acredito que seja uma bem completa, que consiga agradar a todos, e que não se acomode, assim como o Orkut, pois quando o povo fica saturado de algo é difícil retomar o interesse!

  • Jeca Tatu
    2014-01-23T13:10:56

    Previsão melhor que esta seria afirmar que não haverá substituto para o Facebook pelos próximos mil anos.