01/01/2014 16h12 - Atualizado em 01/01/2014 16h12

Falha no Snapchat vaza número de celular de 4,6 milhões de usuários

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Uma falha de segurança do Snapchat foi explorada por hackers que vazaram dados de mais de 4,6 milhões de usuários do serviço de mensagens para smartphones. Já havia uma suspeita de que isso pudesse acontecer e, apesar de a desenvolvedora ter garantido que as informações estavam seguras, ao que tudo indica, não era bem assim.

Saiba como acessar filtros secretos em fotos do Snapchat

Pesquisadores de um grupo especializado em segurança, o Gibson Security, divulgaram na última semana um estudo sobre a tal falha. Segundo eles, seria possível adquirir dados dos usuários simplesmente usando uma brecha na opção de encontrar amigos. O método de se fazer isso, claro, não foi divulgado para evitar que alguém se aproveitasse dele.

Snapchat (Foto: Reprodução/Dailydot)Snapchat (Foto: Reprodução/Dailydot)



Na época, o Snapchat emitiu uma nota afirmando que, teoricamente, seria possível realizar o hack, porém, não muito provável. E garantiu ainda que possui uma grande variedade de procedimentos de segurança para evitar que os dados dos usuários e informações de seus telefones vazem. 

Entretanto, nesta quarta-feira (1), caíram na Internet os logins e números de telefones de, aproximadamente, 4,6 milhões de usuários da plataforma de mensagens instantâneas. A divulgação da lista, porém, não visava prejudicar os usuários, e sim alertar o Snapchat de que as informações não estão seguras.


Site vazou dados de quase 5 milhões de pessoas (Foto: Reprodução/Engadget)Site vazou dados de quase 5 milhões de pessoas (Foto: Reprodução/Engadget)

Não se sabe se os dados foram obtidos antes ou depois de o Snapchat ter garantido a segurança das informações. Após o vazamento, a empresa ainda não emitiu nenhuma mensagem aos usuários ou à imprensa. De qualquer forma, o posicionamento de quem criou a base de dados é simples: o Snapchat falhou feio.

“Essas informações foram adquiridas usando uma brecha de segurança. Divulgamos para que todos tenham ciência do que ocorre, porque a empresa não corrigiu a falha e agora já é muito tarde. É preciso tomar muito cuidado com quem confiamos as nossas informações na Internet”, diz o texto da página que vazou os dados, SnapchatDB.

O site disponibiliza um arquivo com os dados dos 4,6 milhões de usuários. Para quem não quer ter o trabalho de baixar isso tudo, mas está preocupado se o seu celular foi vazado, os desenvolvedores Robbie Trencheny e Will Smeindlein criaram uma página com um script capaz de identificar se seus dados estão na lista.

Página permite ver se seus dados vazaram (Foto: Reprodução/TechTudo)Página permite ver se seus dados vazaram (Foto: Reprodução/TechTudo)

A princípio, o vazamento dos dados não causa nenhum dano direto ao usuário, pois as senhas, por exemplo, não foram divulgadas, e nem mesmo os números completos dos telefones. Entretanto, talvez alterar o nome de usuário, no Snapchat e em qualquer outro serviço que esteja atrelado ao número de telefone, possa ser uma medida preventiva.

Via Engadget, Snapchat e SnapchatDB

É possível uma conferência com vídeo por internet móvel? Saiba no Fórum do TechTudo.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares