Internet

13/01/2014 12h21 - Atualizado em 25/02/2014 13h21

Falso e-mail em português promete WhatsApp gratuito para PCs no Brasil

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Um arquivo com características suspeitas está sendo enviado, por e-mail, disfarçado como uma suposta versão para computador do aplicativo WhatsApp. O alerta é de pesquisadores do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina que chamam a atenção dos usuários para os riscos de abrir o pacote: o trojan tenta roubar dados bancários e pode prejudicar os usuários mais inexperientes.

Sem vírus: saiba como instalar o WhatsApp no computador

O falso e-mail é enviado de uma conta chamada "whatsapp@microlink1.com.br" e tenta simular uma mensagem do próprio serviço, convidando o usuário a fazer download da versão para desktop. “Use o WhatsApp agora também no seu computador” é uma das frases usadas para tentar ludibriar internautas.

WhatsApp está sendo usado como disfarce para golpe (Foto: Divulgação/ESET)WhatsApp está sendo usado como disfarce para golpe (Foto: Divulgação/ESET)


Caso a pessoa caia no golpe, faça o download do arquivo e execute o instalador, vai abrir as portas do seu PC para um trojan (cavalo de Troia) em sua máquina. O vírus possui propriedades voltadas para roubar informações bancárias e pessoais. Uma vez executado, o sistema descarrega um código malicioso: Win32/Spy.Banker.AALL.

Segundo os especialistas da ESET, os levantamentos demonstram que centenas de pessoas já foram infectadas pelo malware. Caso você seja uma delas, tente utilizar um antivírus para remover os arquivos contaminados Win32/TrojanDownloader.Banload e o Win32/Spy.Banker.AALL.

Arquivo é malicioso (Foto: Divulgação/ESET)Arquivo é malicioso (Foto: Divulgação/ESET)

A recomendação dos especialistas é de que não se clique em links de e-mails que não sejam verificados. Prestar atenção nos endereços de e-mail de onde eles são enviados também é uma forma bastante eficiente de evitar estes problemas. E se, mesmo assim, você clicar no link para baixar, passe o antivírus antes de executar o arquivo.

'Comportamento seguro não migrou para o mobile', diz diretor da Symantec.

“Se a proposta é muito boa, pouco usual ou duvidosa, é conveniente desconfiar antes de dar o clique e verificar se a informação é verídica”, diz Raphael Labaca Castro, Coordenador de Awareness & Research da ESET América Latina

Vale lembrar que o famoso aplicativo WhatsApp, para troca de mensagens com os amigos no celular, somente pode ser usado oficialmente em smartphones (iPhone, BlackBerry, Android e Windows Phone). Para usar o aplicativo no computador é necessário baixar um emulador de Android como o BlueStacks (Dekstop) ou o Manymo (navegador).

Problemas para enviar e receber arquivos pelo WhatsApp? Troque dicas no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriela Oliveira
    2014-01-13T19:51:45  

    Da pra baixar o whatsapp e outros apps pra celular usando o BlueStacks

    recentes

    populares

    • Gabriela Oliveira
      2014-01-13T19:51:45  

      Ctrl C + Ctrl V

  • Alex Rodrigues
    2014-01-14T22:23:18

    Se a pessoa não presta atenção acaba caindo mesmo :/ . O que custa entrar no site do desenvolvedor e pesquisar . Mas não já tem que sair baixando kkkkk' aí é soda neh :)