23/01/2014 10h08 - Atualizado em 23/01/2014 10h09

Icann libera mais cem domínios com novas terminações além do ‘.com’

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Registrar um domínio para um site na Internet não é fácil, devido a escassez de nomes disponíveis na web. Mas, nas últimas semanas, foram liberados mais de cem novos tipos de endereço para os usuários que querem cadastrar suas páginas na rede. Caso o endereço URL desejado com a extensão .com ou .com.br já tenha sido registrado, é possível usar novas opções.

Lista mostra os 15 nomes de domínios .com mais caros da Internet

De acordo com o blog da Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), até pouco tempo atrás havia somente 22 grandes tipos de domínio (chamados de gTLD) disponíveis para os usuários no mundo todo. Porém, nas últimas 11 semanas, o número de novos tipos de URL cresceu cinco vezes mais do que o registrado nos últimos 25 anos incluindo novas terminações.

Encontrar domínios disponíveis é complicado (Foto: Aline Jesus/TechTudo)Encontrar domínios disponíveis é complicado (Foto: Aline Jesus/TechTudo)


Entre os novos tipos de domínios estão nove voltados para países, como Austrália, China e Suíça, sete para idiomas, como árabe, chinês, alemão e russo, e dois para comunidades, que são o caso dos sites “.wien” (para cidadãos de Viena) e “.berlin” (para quem vive em Berlim).

Uma lista completa com todos os tipos de domínios não foi divulgada. Mas segundo as informações da Icann, existem mais de 1300 novas possibilidades de combinação com os gTLDs adicionados nestas últimas semanas. De acordo com os especialistas, este crescimento é fundamental para o avanço da Internet.

“Esses avanços vão suportar a nova geração de usuários da Internet. Muitos deles vão ter mais de um aparelho para ficar online. Estamos criando mais espaço para crescimento, o que permite que empresas definam melhor suas identidades e as marcas trabalhem mais perto com o público que consome seus produtos e serviços”, diz o Icann.

Via Icann

Como direcionar dois domínios para o mesmo blog? Veja no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo Rebitte
    2014-01-24T08:56:18

    OK, cadê os domínios anunciados na chamada da matéria?