24/01/2014 07h00 - Atualizado em 24/01/2014 07h00

Lista traz funções exclusivas do Orkut nos dez anos da rede; relembre

Karla Soares
por
Para o TechTudo

Principal site de rede social na década anterior no Brasil, o Orkut completa dez anos nesta sexta-feira (24), com "poucos amigos". A primeira tentativa do Google no setor faz aniversário sem muito para comemorar, com notável perda de espaço para o Facebook. Com funções exclusivas e acesso restrito nas primeiras fases, o Orkut viveu um tempo em que seus convites eram disputados na Internet. 

Descubra quem te excluiu do Facebook ou recusou um pedido de amizade

Apesar da atual hegemonia do Facebook, o Orkut ainda guarda detalhes que só ele possui. Relembre como eram os scraps, depoimentos, Buddy Pokes, gifs, sorte do dia e comunidades da rede social.

1) Depoimento

A aba de depoimentos sempre foi um dos principais atrativos do Orkut. Além de funcionar como uma vitrine para mostrar o quanto o usuário é querido pelos amigos, a função é muito usada para o envio de mensagens privadas, o famoso inbox. Afinal, quem nunca recebeu um depoimento com cantadas ou fofocas que não podiam ser lidos por qualquer um? ”Não esquece de apagar” foi uma frase muito famosa nos bons tempos da rede social no Brasil.

Depoimentos funcionavam como inbox no Orkut (Foto: Reprodução/TechTudo)Depoimentos funcionavam como inbox no Orkut (Foto: Reprodução/TechTudo)


2) GIFs

Os GIFs são quase sinônimo do Orkut e, provavelmente, o ponto no qual o Facebook nunca irá superá-lo. Corações, estrelas coloridas, ursinhos e flores com animações saltavam nas páginas da rede social do Google. Os GIFs continuam fazendo sucesso em outras redes como pós-Orkut como Tumblr e Twitter.

3) Scraps

O mural de recados é outra marca registrada do Orkut. O espaço serve para comunicação entre os usuários e aquela ‘fuçadinha’ básica na vida alheia. Foi do hábito de trocar mensagens curtas na rede que surgiu um famoso bordão na Internet, o “só add com scrap”.

Scraps, a página de recados do Orkut, fica visível para todo os amigos (Foto: Reprodução/TechTudo)Scraps, a página de recados do Orkut, fica visível para todo os amigos (Foto: Reprodução/TechTudo)


4) Comunidades

As comunidades sempre atraíram muita gente ao Orkut. A vantagem sobre os grupos do Facebook é a organização em fórum, o que facilita a navegação e torna rápida a identificação dos tópicos de interesse. Os usuários também encontraram uma forma de organizar os tópicos com o uso do "off" para designar assuntos que não tenha relação com o tema da comunidade. Com o lançamento do Google+ as comunidades passaram a ser vinculadas à rede social, permitindo que usuários dos dois sites participem dos tópicos de discussão.

Diferente do Facebook, onde os grupos têm postagens não hierarquizadas, no Orkut as comunidades seguem o formato de fórum e ainda atraem muita gente (Foto: Reprodução/Orkut)Diferente do Facebook, onde os grupos têm postagens não hierarquizadas, no Orkut as comunidades seguem o formato de fórum e ainda atraem muita gente (Foto: Reprodução/Orkut)

5) Ranking

Desde a criação do Orkut, a reputação do usuário podia ser medida por quatro ícones localizados na parte superior do perfil. O emoticon que representa o sorris correspondia a porcentagem de amigos que consideram o usuário confiável. O cubo de gelo mostra a porcentagem de pessoas que o acham legal, o trio de corações representa o quanto o usuário é considerado sexy pelos amigos.

Já a estrela e o número correspondendo fazem referência aos amigos que são fãs do usuário. Os cubos, sorriso e coração foram retirados do layout do Orkut no redesenho de 2009. Apenas o ícone de estrela permanece até hoje.

A popularidade na rede foi medida durante muito tempo por meio dos ícones como o de coração, que indica o quanto o usuário é sexy (Foto: Reprodução/Orkut)A popularidade na rede foi medida durante muito tempo por meio dos ícones como o de coração, que indica o quanto o usuário é sexy (Foto: Reprodução/Orkut)

6) Sorte do dia

A sorte do dia é a mensagem motivacional do Orkut. Funciona como um tipo de afago para que usuário comece o dia bem. As frases costumam ter conteúdo de superação e valorização da autoestima.

A sorte do dia traz mensagens positivas aos usuários da rede (Foto: Reprodução/Orkut)A sorte do dia traz mensagens positivas aos usuários da rede (Foto: Reprodução/Orkut)

7) Visitante recente

O Orkut também é um dos precursores do ‘stalking’, mas a brincadeira aqui pode ser descoberta. Ao contrário do Facebook, onde a ‘espiadinha’ é anônima, o Orkut permite
habilitar a ferramenta de visitantes recentes para saber quem visualizou seu perfil recentemente. O único porém é que, ao habilitar a função, você também passa a
aparecer no visualizador de outras pessoas.

As visitas ao perfil podem ser monitoradas, algo que o Facebook nunca pensou em implantar (Foto: Reprodução/Orkut)As visitas ao perfil podem ser monitoradas, algo que o Facebook nunca pensou em implantar (Foto: Reprodução/Orkut)

8) BuddyPoke

Aplicativos como o BuddyPoke fazem parte de uma reação do Orkut à criação de jogos como o Farmville no Facebook. Um dos aplicativos que mais fez sucesso foi o BuddyPoke, onde é possível criar um avatar animado com a aparência do usuário. O aplicativo possui ainda personagens com versão em GIF.

Com o aplicativo BuddyPoke é possível criar avatares animados para adicionar ao perfil (Foto: Reprodução/Orkut)Com o aplicativo BuddyPoke é possível criar avatares animados para adicionar ao perfil (Foto: Reprodução/Orkut)

9) Temas

Nos primeiros anos do Orkut não era possível personalizar a página de perfil, mas em 2010 a rede lançou a opção de temas. Os desenhos e papéis de parede ficara disponíveis para os usuários do “novo orkut”, como foi chamado o redesenho do layout. As opções oscilam entre temas abstratos, comemorações, futebol e música, entre outros.

A ferramenta de temas ajuda a personalizar o perfil na rede social do Google (Foto: Reprodução/Orkut)A ferramenta de temas ajuda a personalizar o perfil na rede social do Google (Foto: Reprodução/Orkut)

10) Selos

Em 2010, o Google turbinou mais uma vez a rede social com o lançamento dos selos. Os ícones localizados nas páginas de perfil mostram como o usuário interage com Orkut. Se está há muitos anos na rede, ganha um selo/medalha de veterano. Se criou uma promoção que fez sucesso, ganha o ícone de mestre em promoções. Depois de ganhar a marca, o usuário escolhe se o mostra ou não no seu perfil.

Os selos localizados no perfil representam a boa relação do usuário com o Orkut (Foto: Reprodução/Orkut)Os selos localizados no perfil representam a boa relação do usuário com o Orkut (Foto: Reprodução/Orkut)

Facebook terá o mesmo destino que o Orkut? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luciano Silva
    2014-01-24T13:18:57  

    É uma pena que o Orkut não continuou, pois adorava as comunidades. Eu usava as comunidades para tudo. Se tivesse algum problema no computador ou no video game, olhava nas comunidades, se queria comprar alguma coisa, olhava na comunidade da marca pra saber se o produto era realmente bom. Pena que o Facebook não incorporou o sistema de fóruns, porque as comunidades do facebook são uma bagunça.

    recentes

    populares

    • Luciano Silva
      2014-01-24T13:18:57  

      Sim ainda existe, mas muitas comunidades estão às moscas, e os assuntos que eram uteis morreram.Eu dou uma olhada as vezes.

  • Jose Herique
    2014-01-24T16:24:39

    bons temposss!!!! orkut deveria voltar com força total!!!

  • Marcelo Lopes
    2014-07-02T09:55:40

    Agora todo mundo ama o Orkut e tal, mas a maioria migrou para a bagunça do FB, principalmente depois que o Orkut deu uma "Facebookeada" no seu formato com a linha do tempo (que o FB literalmente copiou do Twitter), e outras futilidades mais. As comunidades, para mim, são as únicas coisas que ainda salvam de diferente no Orkut, de resto ficou muito semelhante ao FB. Essa já era uma 'morte anunciada' pela própria Google quando simplesmente parou há alguns anos de fazer qualquer coisa pelo Orkut e passou a investir no famigerado Google+ que, sinceramente, não vejo tanta popularidade assim.

  • Mauro Ivan
    2014-07-01T16:58:02

    Saudosistas nao gostam de evolução, se dependesse ate hoje estarimaos andando no lombo do burro

  • Thiago
    2014-01-24T21:04:43  

    Sinto falta do MSN,os emoticons personalizados,os sons que que dava pra enviar...bons tempos!

    recentes

    populares

    • Thiago
      2014-01-24T21:04:43  

      Também sinto falta do MSN!

  • Igor Silva
    2014-01-25T07:30:58  

    Podem me chamar de saudosista, mas a época do orkut e msn foram as melhores!!!

    recentes

    populares

    • Igor Silva
      2014-01-25T07:30:58  

      concordo com vc

    recentes

    populares

    • Igor Silva
      2014-01-25T07:30:58  

      No Orkut eu ainda era estudante e solteiro, bons tempos de vida de adolescente adicionando as meninas bonitas da escola e da cidade...

  • Rod Sevven
    2014-06-30T19:28:39

    Log agora, que eu iria criar minha conta?

  • Diego Silva
    2014-02-15T08:36:51

    não consigo entrar no meu orkut..alguém me ajuda

  • Sarrista Sp
    2014-01-24T17:43:07  

    Quase todos falam que gostam do Orkut, que era bom, que era melhor que o Face, sentem saudades, etc. Então por que saíram do Orkut e migraram par ao Face? Por que não voltam para o Orkut? AAAHHHHHHHHH Lelek lek lek lek

    recentes

    populares

    • Sarrista Sp
      2014-01-24T17:43:07  

      pq todos sairam esperto..que adianta alguns gostar se nao ficou quase ninguem?

    recentes

    populares

    • Sarrista Sp
      2014-01-24T17:43:07  

      Pois é gente, o modismo besta que todo mundo segue. Pelo jeito saíram de uma rede boa para um outro que estava na moda porque falaram "Facebook é pra elite e Orkut era coisa de pobre e atrasado" e todos abandonaram o Orkut. Agora choram AAAAHHHHHlelek lek lek lek

  • Vagner Souza
    2014-01-25T11:06:23

    ICQ, NAPSTER, BATE PAPO IG, DOWNLOAD ACCELERATOR , INTERNET DISCADA E COUNTER STRIKE.... ISSO SIM ERA O BONDE....SEM MAIS

  • Erivaldo Souza
    2014-01-25T10:33:17

    O ORKUT FOI O DIVISOR DE AGUAS DOS SITES DE RALACIONAMENTOS SOCIAIS,AGORA SO ESPERO QUE O FACE NAO SEJA ORKUTIZADO, POIS A MAIORIA DE SEU CONTEUDO ESTA FICANDO SEM MUITA GARAÇA.

  • Pauliran Costa
    2014-01-25T10:25:22

    Quando quero ficar sozinho, Eu vo pro Orkut pra refletir!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Jalinn Filho
    2014-01-25T09:51:04

    "SO ADD COM SCRAP" kkkk os fake pira!!!

  • Gustavo Oliveira
    2014-01-25T09:09:46

    Sempre achei que o Orkut na sua totalidade era melhor que o Face, hoje com muita evolução do Face, pode-se dizer que se equiparou... Mas ambos tem excluisvidades muito boas, o problema é o modismo, a galera saiu do Orkut em debandada. Eu ainda salvo minhas fotos no Orkut até hoje, mas a rede está defasada, nem os visitantes não atualiza mais.

  • Márcia Silva
    2014-01-25T08:52:37

    eu tenho orkut ainda, mas só tenho porque gosto de jogar mini fazenda lá..se não tinha acabado, tenho face tbem, mas o face é muito sem graça, só vê o povo reclamando da vida, fazendo fofoca e postando coisas que não vivem

  • Diogo Jesus
    2014-01-25T03:22:02

    Prefiro o Face!!

  • Fábio Moraes
    2014-01-24T19:42:47

    Eu também uso Orkut até hoje! As comunidades são bem melhores do q aquelas páginas e grupos do facebook.. As Comunidades dos clubes de futebol, BBB, Brasil, MMA, Cartola, Games.. e muitas outras ainda são muito ativas!

  • Ron Ldo
    2014-01-25T01:12:39

    Ainda tenho minha antiga conta de 2004, mas nem acesso mais. Nessa época só entrava quem recebia convite de quem já tinha o orkut. No começo era bom, mas depois que novas contas foram liberadas, sem a necessidade desse convite, virou uma zona.

  • Demétrius Pagung
    2014-01-24T22:50:49  

    Saudades do mIRC e do ICQ. Época boa era essa!

    recentes

    populares

    • Demétrius Pagung
      2014-01-24T22:50:49  

      O icq era demais. Lembra daquele "toc, toc, toc" quando alguém ficava online? oooo tempo bão!

  • Marcelo Rego
    2014-01-25T00:46:20

    O Facebook melhorou depois de anos. Na época que o Orkut bombava, o Facebook era um lixo. Como virou moda, fui obrigado a migrar se ainda quisesse me relacionar em rede social. A obrigação de usar a linha do tempo, para mim foi um retrocesso. Mas, fazer o quê? Nisso o Orkut dava de 10. Se você não gostasse de alguma novidade, podia voltar a uma versão anterior.

  • Elker Carmo
    2014-01-25T00:35:59

    orkut >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>facibuk

  • Matheus
    2014-01-24T23:22:16

    Facebook? Hahahah. Só os noobs usam. Ngm vai superar o IRC, Fato!

  • Rodrigo Donato
    2014-01-24T21:03:25  

    Muitos não vão concordar, mas pra mim o Orkut é uma rede social mais interativa!! O Facebook foi modinha e tudo que é novo chama a atenção mesmo. Mas o Orkut é melhor!!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Donato
      2014-01-24T21:03:25  

      Também acho.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Donato
      2014-01-24T21:03:25  

      Só acho que o que estragou o orkut foi o excesso de poluição visual. Se não fosse isso, estaria bombando até hoje.

  • Juan Cassiano
    2014-01-24T21:06:11

    Gostava do ranking , depoimento e das visitas recentes..tinha que ter isso no facebook ia ser bom

  • Niucelia Silva
    2014-01-24T20:57:49

    Gostava do meu, porém perdi a senha e nunca consegui recuperar.