Internet

17/01/2014 15h42 - Atualizado em 18/04/2016 16h11

Dez opções de editor de vídeo online; conheça alternativas mais leves

Teresa Furtado
por
Para o TechTudo

Editor de vídeo profissional para Mac OS , Windowse Linux, além de ser caro, nem sempre é de fácil utilização, especialmente para leigos no assunto. No entanto, a Internet oferece diversas opções de editores de vídeo grátis e online, em português, que vão desde os recursos mais básicos até aqueles mais elaborados com transições, para editar vídeos de GoPro, em formato MP4 ou para publicar no YouTube.

Aprenda a usar o Flipagram para criar montagens em vídeo no Instagram

Veja a lista com dez opções de editores de vídeo online e escolha uma alternativa ao software.

1) Animoto

Gratuito para vídeos de até 30 segundos, o Animoto permite que se crie filmes a partir de vídeos ou imagens. Ele oferece cerca de 50 estilos, incluindo cores, sombras e animações. Além disso é possível inserir títulos e legendas. O programa também oferece um módulo desenvolvido para apresentações profissionais.

Animoto (Foto: Reprodução/Teresa Furtado) (Foto: Animoto (Foto: Reprodução/Teresa Furtado))Animoto oferece cerca de 50 estilos para incrementar suas edições (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

2) Wevideo

O WeVideo talvez seja o editor online que mais se pareça em termos estruturais com um profissional, mas nem por isso chega a ser complicado. O diferencial deste "web app" é que além de trabalhar com vídeos e imagens hospedados no computador, ele ainda permite gravar pela webcam. O programa funciona com a tecnologia arrastar e soltar, o que facilita muito o trabalho. Ele é gratuito para um armazenamento online de conteúdo de até 5 GB.

wevideo (Foto: wevideo)Com o Wevideo é possível editar vídeos gravados a partir de uma webcam (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

3) Shotclip

O Shortclip é gratuito para um armazenamento online de vídeos de até 5 GB e qualidade de 480p. O diferencial fica por conta do planejamento do vídeo, em que as cenas e as legendas são pensadas antes de por a mão na massa para editar, fazendo com que fique mais simples fazer os cortes. Além disso, os botões exibem o nome de suas funções em vez de símbolos, o que simplifica o entendimento.

O diferencial do Shortclip é a possibilidade do planejamento das cenas (Foto: Reprodução/Teresa Furtado) (Foto: O diferencial do Shortclip é a possibilidade do planejamento das cenas (Foto: Reprodução/Teresa Furtado))Shortclip armazena gratuitamente vídeos de até 5GB (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

4) Magisto

Totalmente gratuito, o Magisto é um pouco diferente dos editores tradicionais. Nele, você escolhe um vídeo, o estilo disponível, uma trilha sonora (ou pode fazer upload de uma de sua preferência) e o aplicativo trata de fazer os ajustes sozinho e entregar resultados realmente muito interessantes.

Com Magistro a edição acontece como que por mágica (Foto: Reprodução/Teresa Furtado) (Foto: Com Magistro a edição acontece como que por mágica (Foto: Reprodução/Teresa Furtado))O Magistro faz edições de forma automática (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

5) YouTube Vídeo Editor

Como já diz o nome, o Editor do YouTube permite a edição dos vídeos que serão publicados no site. Funcionando com a tecnologia arrastar e soltar, ele permite mesclar vídeos e fotos, além de cortar trechos, inserir trilhas e legendas e o mais interessante: pesquisar outros materiais licenciados como Creative Commons para tornar suas criações ainda mais atraentes e totalmente legais.

Com o Editor de Vídeo do Youtube é possível criar seu filme e publicar na rede (Foto: Reprodução/Teresa Furtado) (Foto: Com o Editor de Vídeo do Youtube é possível criar seu filme e publicar na rede (Foto: Reprodução/Teresa Furtado))O YouTube Vídeo Editor disponibiliza seus filmes dentro do site (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

6) Pixorial

O Pixorial é gratuito para conteúdo de até 7 GB de armazenamento de vídeo e oferece talvez a interface de mais simples entendimento entre os sites da lista. O diferencial está nos efeitos de transição, que conseguem suavizar a quebra entre dois vídeos ou imagens de maneira elegante. 

O Pixorial é ideal para quem não quer complicações (Foto: Reprodução/Teresa Furtado) (Foto: O Pixorial é ideal para quem não quer complicações (Foto: Reprodução/Teresa Furtado))Pixorial é gratuito para conteúdo de até 7GB (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

7) Masher

O Masher tem como vantagem sobre outros editores online o fato de ser "linear". Enquanto nos outros programas o usuário precisa descobrir o próximo passo a dar, este editor "pega o usuário pelas mãos"o leva para os recursos seguintes até finalizar o filme. 

O Masher guia o usuário pelos passos para editar seu filme (Foto: Reprodução/Teresa Furtado) (Foto: O Masher guia o usuário pelos passos para editar seu filme (Foto: Reprodução/Teresa Furtado))O Masher é um editor de vídeos linear (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

8) FileLab

Totalmente gratuito, o FileLab oferece uma navegação guiada, ou seja, durante seus primeiros passos ele abre janelas pop-up com informações (em inglês) do que se trata cada recurso. Destaque para a grande variedade de transições para ilustrar filmes.

O FileLab conta com grande variedade de efeitos de transição (Foto: Reprodução/Teresa Furtado) (Foto: O FileLab conta com grande variedade de efeitos de transição (Foto: Reprodução/Teresa Furtado))FileLab se destaca por oferecer navegação guiada (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

9) Kaltura

O Kaltura é o menos intuitivo e com menos recursos disponíveis entre os programas da lista. Ele permite fazer edições básicas como recortar, renomear, duplicar e outros. Ao finalizar é possível baixar seu filme ou obter o código para incorporar em outra página de Internet, como um blog, por exemplo.

Crie vídeos com Kaltura e incorpore-os em páginas de Internet (Foto: Reprodução/Teresa Furtado) (Foto: Crie vídeos com Kaltura e incorpore-os em páginas de Internet (Foto: Reprodução/Teresa Furtado))Baixe seu filme depois de editá-lo no Kaltura (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

10) Video Toolbox

Totalmente gratuito, o Video Toolbox tem a interface menos elaborada e os recursos mais básicos da lista de programas. Entre as edições disponíveis estão corte, criação de ícone, adicionar legendas, marca d’água, ajuste de áudio, além de conversão e fusão de dois vídeos em um só.

O Video Toolbox oferece recursos básicos de edição (Foto: Reprodução/Teresa Furtado) (Foto: O Video Toolbox oferece recursos básicos de edição (Foto: Reprodução/Teresa Furtado))Faça edições básicas com o Video Toolbox (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)


Qual o melhor processador para edição de imagens e vídeos? Confira no Fórum do TechTudo. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Angela Oliveira
    2017-04-13T15:43:03

    Todos inserem marca d'água na versão trial/free.

  • Hulie Paiva
    2015-04-11T22:40:17  

    como baixa??

    recentes

    populares

    • Hulie Paiva
      2015-04-11T22:40:17  

      todos esses sao online

  • Marcelo Silva
    2015-07-14T10:46:50

    xxxxx