27/01/2014 09h00 - Atualizado em 30/01/2014 08h57

Galaxy S3 Mini ou Moto G? Veja o comparativo de celular da semana

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Dois modelos portáteis, econômicos e com Android são os protagonistas do comparativo entre celulares desta semana no TechTudo: o Moto G, da Motorola, e o Galaxy S3 Mini, da Samsung. Qual deles é a melhor opção custo-benefício? Confira a análise dos sete quesitos abaixo e a nossa conclusão.

Galaxy S3 mini falso? Descubra se o seu aparelho é original

Comparativo Galaxy S3 mini e Moto G (Foto: Arte/ TechTudo)Veja o comparativo entre o Galaxy S3 mini e o Moto G (Foto: Arte/ TechTudo)


Desempenho: Moto G

No quesito desempenho, o Moto G, lançado em novembro de 2013, é mais atual e tem um conjunto de hardware superior. A principal vantagem está em seu processador. O smartphone da Motorola possui o Qualcomm Snapdragon 400 quad-core de 1,2 GHz, enquanto o Galaxy S3 Mini, que saiu no fim de 2012, tem um Cortex A9 dual-core de 1 GHz.

Tela do Moto G tem bom tamanho e resolução para um smartphone da categoria (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Tela do Moto G tem bom tamanho e resolução para um smartphone da categoria (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


De resto, ambos são bem parecidos: 1 GB de RAM, opções de memória interna com 8 GB ou 16 GB, Internet 3G e Wi-Fi, Bluetooth e NFC. Outra diferença está no slot para os cartões de memória. O Moto G não possui, enquanto o Galaxy Mini S3 suporta até mais 32 GB por este método.

Tela: Moto G

O display do Moto G é maior e melhor do que o do S3 Mini e, por isso, o smartphone da Motorola sai na frente. Ele possui 4,5 polegadas e resolução de 720 x 1280 pixels (326 ppi). Já o gadget da Samsung possui display pouco menor, com 4 polegadas, e qualidade inferior, com somente 480 x 800 pixels (233 ppi).

Dimensões: S3 Mini

Display do Galaxy S3 mini tem ótimas cores e brilho (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)No quesito dimensões, o S3 mini sai na frente (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


O Galaxy S3 Mini é bem mais portátil do que o Moto G, com as dimensões menores em todos os aspectos. Ele mede 121,6 x 63 x 9,9 mm e pesa 111,5 gramas. O Moto G, por sua vez, tem 129,9 x 65,9 x 11,6 mm e 143 gramas.

Design: Moto G

Moto G (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O Moto G ganha por ter um visual mais atrativo (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


O Moto G tem um visual mais atrativo do que o do Galaxy S3 Mini, que mantém a mesma linha dos produtos da série Galaxy. O celular da Motorola em questão é semelhante ao seu "irmão mais velho", o Moto X, com sete opções de cores para capinhas que podem ser colocadas em seu painel traseiro, criando maior possibilidade de personalização. O S3 Mini, por sua vez, possui seis cores, mas as suas partes não são intercambiáveis como no Moto G.

Câmeras: Empate técnico

Xperia SP ou Moto G, qual comprar? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo.

As especificações de fotografia e filmagem dos dois aparelhos são bem semelhantes. Ambos têm câmeras de 5 megapixels na parte traseira, com vídeos em 720p a 30fps. Eles ainda têm as mesmas características, como geolocalização, detecção de rostos e sorrisos e o modo HDR, além de panorâmicas.

Câmera traseira do Moto G (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Câmera traseira do Moto G: embate técnico com o S3 mini (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


As duas câmeras também têm Flash LED e autofoco. Na frontal, o Moto G leva vantagem, cuja resolução é de 1,3 megapixel. Já o S3 Mini conta apenas com uma VGA. Por isso, empate técnico neste quesito. Tanto o aparelho da Motorola como o Samsung são apenas intermediários para fotografia e vídeo.

Sistema operacional: Moto G

Ambos os aparelhos têm o Android como sistema operacional, mas a versão que está disponível no Moto G é mais avançada do que a do S3 Mini. Ele possui Android 4.3 (Jelly Bean), atualizável para a 4.4.2 (KitKat). Já o seu concorrente neste comparativo sai das fábricas equipado apenas com o Android 4.1 (Jelly Bean).

Preço: Moto G

Uma pesquisa no buscador Zoom mostra que é possível achar um Moto G com preços começando em pouco mais de  R$ 570 (com 8 GB de memória interna). Valor que está bem mais baixo do que os R$ 649,90, no mínimo, que são pedidos pelo Galaxy S3 Mini – com a mesma capacidade de armazenamento.

Moto G, a aposta da Motorola para o mercado de celulares intermediários (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Moto G, a aposta da Motorola para o mercado de celulares intermediários tem preço bem razoável (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Portanto, mesmo sendo mais antigo, tendo hardware inferior e sistema operacional não tão atualizado, o Galaxy S3 Mini ainda custa quase R$ 100 a mais do que o seu rival da Motorola neste comparativo. O Moto G, aliás, é também muito mais barato do que o seu “irmão”, o Moto X, que é vendido por a partir de R$ 1,1 mil.

Considerações finais

Mais novo, com hardware melhor, design mais bonito, tela com a qualidade de imagem superior e, além disso, preço mais baixo. O Moto G ganha fácil do S3 Mini no comparativo em seu conjunto. Normalmente, os gadgets inferiores e mais antigos são mais baratos, mas isso não acontece neste caso.

Em termos de desempenho, a diferença nem é tão grande, apesar de o Moto G ser mais potente em termos de processamento. Apesar disso, vale lembrar que o Moto G ainda é mais barato. Portanto, o aparelho da Motorola leva a vitória no quesito custo-benefício deste comparativo.

Tabela comparativo Galaxy S3 mini e Moto G (Foto: Arte/ TechTudo)Tabela comparativo Galaxy S3 mini e Moto G (Foto: Arte/ TechTudo)



  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Thay
    2014-11-25T21:05:40

    Prefiro o moto g mas , achei que houve uma falha nele , acho q devia aceitar microSD (cartão de memória) fora a isso é perfeito !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vitor Alvez
    2014-07-18T11:00:58

    Ou meu ver, o Moto G leva uma ligeira vantagem sobre o Galaxy SIII Mini.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Oliveira
    2014-02-25T22:31:58

    SÓ NÃO PODE ESQUECER QUE UM É SAMSUNG DA FAMÍLIA GALAXY !!!!!!!!! O OUTRO E E UM MOTOROLA ???????

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Israel Bacõn
    2014-04-23T11:50:38

    Comprei um MOTO G apouco tempo. O cel é joia! O único defeito é que ele n pode nem pensar em cair no chão que ele já trinca a tela. Compre!!! mas invista em uma capinha que protege bem.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roberto Tourinho
    2014-02-18T20:50:55

    O Único quesito que, Em minha opinião deixou a desejar, Foi a câmera, sei que são 5 mp e tal mas até a câmera do D3 é melhor. Fora isso, Tudo perfeito.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Neto
    2014-02-03T14:41:44

    Nenhum dos dois aparelhos conta com NFC, como foi dito na matéria.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Matheus Miranda
    2014-01-29T17:31:45

    Mas o Design da samsung, ainda é melhor que do motorola, mais bonito e mais leve, é um bom aparelho o Galaxy SIII mini, leva vantagem por dar a opção de expandir memória que hoje é fundamental, a motorola pisou na bola nesse quesito.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Claudio Matheus
    2014-01-28T16:35:01

    a motorola ta dando dinheiro pra globo só pode kkkk,nunca vi falar tanto desse moto G... tem que comparar com um que foi lançado mais ou menos no mesmo período,porque aí não tem diferença de comparar um note 3 com um iPhone 4 por exemplo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diego Hidalgo
    2014-01-28T14:34:14

    Moto G é o melhor custo benefício do mercado,quad-core,flúido,android praticamente puro,boa camera traseira e frontal,boa autonomia de energia,design bonito,capinhas que o deixam estiloso,receberá atualização do kitkat,bom sistema sonoro e o melhor de tudo: BARATO,pois existem muito mais porcarias pelo mesmo preço ou até mais caro do que ele,em que o moto g dá um banho,sem dúvida moto g merece ser o Top Mid-Range e ainda assim dá trabalho para alguns High-end,Parabéns a Google e Motorola o Moto G sem dúvida veio pra arrebentar!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Urubu Rei
    2014-01-27T11:51:15   , respondido respondido 2014-01-28T11:05:35

    CHUPA SAMSUNG!!! ATÉ O MOTO GAY É MELHOR QUE A SUL-COREANA.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2014-01-27T11:51:15   , respondido respondido 2014-01-28T11:05:35

      MOTO GAY NAO MOTOROLA TA EM SEGUNDO LUGAR O PRIMEIRO E APPLE OBVIO MELHOR CELULAR DO MUNDO SAMSUNG LIXO

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2014-01-27T11:51:15   , respondido respondido 2014-01-28T11:05:35

      hater da samsung detected !!!!!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Soberano
    2014-01-28T11:02:39

    Ate o Razr D3 e melhor que o S3 mini, o moto G então ....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Perez
    2014-01-28T07:28:45   , respondido respondido 2014-01-28T09:28:50

    Cara, não sei porque eles fazem esses comparativos sem noção. O S3 mini foi lançado em fevereiro de 2013 e o Moto G no final do ano.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodrigo Perez
      2014-01-28T07:28:45   , respondido respondido 2014-01-28T09:28:50

      Pela faixa de preço, simples. Mesmo sendo pior e mais ultrapassado, custa mais que um modelo que é melhor em tudo!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Gustavo Volpe
    2014-01-28T09:28:02

    Que goleada esse comparativo! Nada mais justo... o S3 mini é um lixo de aparelho e o Moto G a melhor opção nessa faixa de preço.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joel Victor
    2014-01-27T12:00:06   , respondido respondido 2014-01-28T08:58:39

    Comprei um Moto G essa semana e posso dizer ele é uma porcaria.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Joel Victor
      2014-01-27T12:00:06   , respondido respondido 2014-01-28T08:58:39

      Só se tu comprou um Xing ling, seu fanboy shauhsuahsuahsuhaushua

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Joel Victor
      2014-01-27T12:00:06   , respondido respondido 2014-01-28T08:58:39

      troca por um galaxy y kkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Saulo Guedes
    2014-01-28T05:07:26

    Se você esta pensando em trocar de celular vai de MOTO G, garanto que será um grande investimento por pouco, esqueça os top de linha, é só enganação, Moto G o melhor custo benefício do mercado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Davi Ac
    2014-01-27T22:29:21

    Comprei meu Moto G essa semana,e to gostando muito até o momento,o Custo Beneficio dele é incrível,duvido alguem achar um Smartphone superior ou igual a ele por esse preço!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Monsenhor Razão
    2014-01-27T11:57:45

    Os aparelhos são bons, o que mata é a porcaria do sistema Android! Infelizmente, alguns fabricantes não tem opção... ou roda o Android ou nada! Mas no dia que cada empresa desenvolver seu próprio sistema, aí a história vai ser diferente. Enquanto isso....só dá Apple.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Flores
    2014-01-27T09:45:30   , respondido respondido 2014-01-27T18:36:18

    Comprei um Moto G essa semana e realmente ele é incrível .

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Anderson Flores
      2014-01-27T09:45:30   , respondido respondido 2014-01-27T18:36:18

      Também comprei um semana passada, estou muito satisfeito com o desempenho e com o design dele. APARELHO SHOW!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Gabriel Diniz
    2014-01-27T15:46:27

    A foto de comparação dos dois celulares tá errada, no Galaxy tá escrito Android 4.2.2, mas o S3 mini só vai até o 4.1.2.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Ocachorrolateogatomia
    2014-01-27T11:37:10

    Esse comparativo foi desnecessário , todos sabem quanto o moto g é melhor em relação ao s3 mini . Gostaria de vver em relação ao s3

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Phelipe Mascarenhas
    2014-01-27T10:33:26

    Só uma correção do copy cola... Moto G não tem NFC e nem esse tal de mini que de S3 não tem nada!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário