13/02/2014 15h19 - Atualizado em 13/02/2014 22h13

Confira 30 curiosidades sobre a primeira Apple Store do Brasil

Allan Melo
por
Da redação

A espera acabou: a primeira Apple Store brasileira já está pronta! Para mostrar como ela ficou e como será o seu funcionamento, a empresa promoveu nesta quinta-feira (13) uma pequena recepção para jornalistas. É claro, o TechTudo estava lá e conferiu de perto algumas das novidades. Conheça as curiosidades e exclusividades desta loja:

Os iPhones da Apple Store carioca serão mais baratos? Acompanhe o assunto no Fórum

1. A Apple Store do Village Mall, shopping na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, é a primeira da América Latina e tem todos os produtos da Apple.

Frente da Apple Store (Foto: Allan Melo / TechTudo)Frente da Apple Store (Foto: Allan Melo / TechTudo)

2. Trabalham lá 45 empregados, e alguns deles foram a Cupertino e tiveram experiências de trabalho em lojas lá de fora. No total são 43 mil empregados, em 14 países.

Funcionários da Apple Store (Foto: Allan Melo / TechTudo)Funcionários da Apple Store (Foto: Allan Melo / TechTudo)

3. A loja tem o formato Pavillion, que divide a loja em duas áreas: a frontal, com os produtos, e o interior, com mesas para treinamentos, workshops e Genius Bar.

Apple Store em formato Pavillion (Foto: Allan Melo / TechTudo)Apple Store em formato Pavillion (Foto: Allan Melo / TechTudo)

4. Na parte frontal, um pequeno detalhe sobre o vidro da vitrine da loja: ele é curvo.

Vitrine curva da Apple Store (Foto: Allan Melo / TechTudo)Vitrine curva da Apple Store (Foto: Allan Melo / TechTudo)

5. Nas mesas, há um iPad com um aplicativo só para apresentar os recursos dos produtos exibidos.

Macs na Apple Store brasileira (Foto: Allan Melo / TechTudo)Macs na Apple Store brasileira (Foto: Allan Melo / TechTudo)

6. Nos iPads do iPhone 5C, por exemplo, é possível simular o uso de capinhas e achar a combinação mais legal antes de comprar.

Escolha a cor do iPhone 5C (Foto: Allan Melo / TechTudo)Escolha a cor do iPhone 5C (Foto: Allan Melo / TechTudo)

7. Depois de usar o aplicativo, se você simplesmente sair da mesa, ele volta ao estado normal para receber outra pessoa. Do zero, sem bagunças.

iPad do lado do Mac na Apple Store (Foto: Allan Melo / TechTudo)iPad do lado do Mac na Apple Store (Foto: Allan Melo / TechTudo)

8. Na mesa dos acessórios, em cada um deles há um iPod do lado, já pareado via Bluetooth e com músicas para demonstração. 

Acessórios para iPhone na Apple Store (Foto: Allan Melo / TechTudo)Acessórios para iPhone na Apple Store (Foto: Allan Melo / TechTudo)

9. Os especialistas são extremamente cordiais, assim como nas outras Apple Stores do exterior. E eles vão te encher de elogios: "Nós ficamos muito felizes em te receber por aqui".

Especialista na Apple Store (Foto: Allan Melo / TechTudo)Especialista na Apple Store (Foto: Allan Melo / TechTudo)

10. Os funcionários se esquivam de perguntas capciosas. Além disso, não falam opiniões pessoais. Quando questionamos isso, um deles respondeu: "Você poderia perguntar a minha opinião sobre o que eu acho de trabalhar na Apple".

Área de treinamentos da Apple Store (Foto: Allan Melo / TechTudo)Área de treinamentos da Apple Store (Foto: Allan Melo / TechTudo)

11. Se você perguntar alguma coisa que eles não saibam, eles educadamente dizem: "Talvez eu não seja a melhor pessoa a te explicar isso, mas eu posso te apresentar ao fulano de tal, que pode te ajudar".

Acessórios na Apple Store (Foto: Allan Melo / TechTudo)Acessórios na Apple Store (Foto: Allan Melo / TechTudo)

12. Se você tentar convencê-los que o Android ou Windows Phone é melhor, eles vão concordar com você e te orientar sobre o uso deles com os produtos da Apple.

Lado de dentro da Apple Store brasileira (Foto: Allan Melo / TechTudo)Lado de dentro da Apple Store brasileira (Foto: Allan Melo / TechTudo)

13. Ao comprar o produto, você sai com ele já configurado. "Nós acreditamos que quando você compra um produto, o seu relacionamento com a Apple está apenas começando".

Fones na Apple Store Brasil (Foto: Allan Melo / TechTudo)Fones na Apple Store Brasil (Foto: Allan Melo / TechTudo)

14. No Brasil, não teve jeito: eles usam a tradicional máquina de cartão para pagamentos. No exterior, a transação pode ser feita com um pequeno acessório acoplado ao iPhone de cada atendente.

Máquina de cartão na Apple Store brasileira (Foto: Allan Melo / TechTudo)Máquina de cartão na Apple Store brasileira (Foto: Allan Melo / TechTudo)

15. Eles oferecem workshops no interior da loja, para ensinar a usar seus produtos, com seções diárias. Segundo eles, a cota desta semana foi preenchida em apenas um dia. Na verdade, menos que isso.

Treinamento em grupo na Apple Store (Foto: Allan Melo / TechTudo)Treinamento em grupo na Apple Store (Foto: Allan Melo / TechTudo)

16. A loja tem um programa chamado "One to One", onde você paga uma "pequena taxa" para ser treinado. Quem entrar no programa terá aulas individuais, toda semana, por um ano.

Atendimento na Apple Store brasileira (Foto: Allan Melo / TechTudo)Atendimento na Apple Store brasileira (Foto: Allan Melo / TechTudo)

17. Existe um espaço dedicado às crianças. 

Espaço para crianças na Apple Store Village Mall (Foto: Allan Melo / TechTudo)Espaço para crianças na Apple Store Village Mall (Foto: Allan Melo / TechTudo)

18. E eles têm um programa chamado "Field trip", onde recebem uma turma de uma escola e os funcionários ensinam como usar os produtos da Apple, além de dar brindes (como camisas).

Cliente na Apple Store (Foto: Allan Melo / TechTudo)Cliente na Apple Store (Foto: Allan Melo / TechTudo)

19. Falando em brindes, os 1.500 primeiros clientes da loja ganharão camisas.

Brinde da Apple Store Village Mall (Foto: Allan Melo / TechTudo)Brinde da Apple Store Village Mall (Foto: Allan Melo / TechTudo)

20. Uma das seções mais populares em qualquer Apple Store é o "Genius bar". Não importa onde você comprou esse produto: se é da Apple, você vem aqui e recebe o suporte a ele.

Genius Bar da Apple Store do Village Mall (Foto: Allan Melo / TechTudo)Genius Bar da Apple Store do Village Mall (Foto: Allan Melo / TechTudo)

21. A loja brasileira tem acessórios exclusivos, como a capa com a bandeira do Brasil para iPhone.

Capinhas para iPhone com bandeira do Brasil (Foto: Allan Melo / TechTudo)Capinhas para iPhone com bandeira do Brasil (Foto: Allan Melo / TechTudo)

22. E as capas para o Mac.

Capas para Mac exclusivas da Apple Store Brasil (Foto: Allan Melo / TechTudo)Capas para Mac exclusivas da Apple Store Brasil (Foto: Allan Melo / TechTudo)

23. A Apple gastou muito tempo procurando o espaço perfeito para construir uma loja da Apple. Como o Village Mall tinha esse espaço, isso pesou a favor para a Apple abrir a loja do Rio antes de São Paulo. E sobre a loja São Paulo... não, eles não falam sobre isso.

Parte da frente da Apple Store Village Mall (Foto: Allan Melo / TechTudo)Parte da frente da Apple Store Village Mall (Foto: Allan Melo / TechTudo)

24. Sobre o processo seletivo: "A coisa mais importante que a Apple faz é selecionar pessoas. Nós dedicamos muito tempo entrevistando aqueles que podem ser os melhores e exemplos de funcionários da Apple".

Funcionários da Apple Store (Foto: Allan Melo / TechTudo)Funcionários da Apple Store (Foto: Allan Melo / TechTudo)

25. Sobre os requisitos para trabalhar na Apple: "pessoas que verdadeiramente amem a Apple e amem atender bem". Só isso.

Atendimento na Apple Store brasileira (Foto: Allan Melo / TechTudo)Atendimento na Apple Store brasileira (Foto: Allan Melo / TechTudo)

26. E quanto às filas: "veremos no sábado". Provavelmente ainda vão discutir se as filas da loja serão feitas dentro ou fora do shopping.

Fila na porta da Apple Store do Village Mall (Foto: Allan Melo / TechTudo)Fila na porta da Apple Store do Village Mall (Foto: Allan Melo / TechTudo)

27. A Apple Store vai abrir no próximo dia 15 para o grande público.

Abertura da Apple Store do Village Mall (Foto: Allan Melo / TechTudo)Abertura da Apple Store do Village Mall (Foto: Allan Melo / TechTudo)

28. O vice-presidente das lojas de varejo da Apple, Steve Cano, esteve na apresentação. "Estamos muito empolgados com a nossa perspectiva de crescimento aqui no Brasil", disse. 

Vice-presidente mundial das lojas de varejo, Steve Cano, no Brasil (Foto: Allan Melo / TechTudo)Vice-presidente mundial das lojas de varejo, Steve Cano, no Brasil (Foto: Allan Melo / TechTudo)

29. Na recepção dos jornalistas ofereceram água e maçãs. Mas calma... o shopping já oferece isso pra todo mundo. Coincidência?

Maças no Village Mall (Foto: Allan Melo / TechTudo)Maças no Village Mall (Foto: Allan Melo / TechTudo)

30. Mas nem adianta correr pra ser o primeiro comprador. O jornalista Alexandre Fontoura já conseguiu essa proeza.

Primeiro comprador da primeira Apple Store do Brasil (Foto: Allan Melo / TechTudo)Primeiro comprador da primeira Apple Store do Brasil (Foto: Allan Melo / TechTudo)



  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Pedro Evaristo
    2014-02-16T19:51:16   , respondido respondido 2014-02-16T22:30:38

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso é uma loja? De eletrônicos? Não parece! Que coisa mais horrível, colocar os produtos em cima de mesas de cozinha kkkk, parecendo quitanda na feira!!!! Inovação nota 0!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Pedro Evaristo
      2014-02-16T19:51:16   , respondido respondido 2014-02-16T22:30:38

      A loja Brasileira segue o padrao mundial da marca. Ainda bem que nao foi voce quem a projetou. A loja é linda.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Pedro Evaristo
      2014-02-16T19:51:16   , respondido respondido 2014-02-16T22:30:38

      O fato dela seguir o padrão "mundial da marca" em nada garante que a mesma possua um design inovador e tecnológico.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Edgard Santos
    2014-02-16T21:22:49

    o pior é ficar ouvindo esses fanboys da Apple, mas o processador é da Samsung!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernanda Voi
    2014-02-13T17:49:31   , respondido respondido 2014-02-16T21:14:32

    Diz a sabedoria popular que nada da Apple é caro quando satisfaz nossos desejos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2014-02-13T17:49:31   , respondido respondido 2014-02-16T21:14:32

      Diz a lenda que 95% das pessoas na sala de engenharia são homens pois as mulheres tem menos capacidade? kkkk! Apple gasta menos de 10 dólares no aparelho e vende aqui por 2700, realmente não é caro pois satisfaz meu desejo! kkkkk! Burra!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • José Rodrigues
    2014-02-13T15:58:34   , respondido respondido 2014-02-16T21:09:20

    Obrigado Apple! Se não fosse você, hoje estaríamos navegando na idade das pedras.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2014-02-13T15:58:34   , respondido respondido 2014-02-16T21:09:20

      Acho que o S5 vai ser muito bom também

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2014-02-13T15:58:34   , respondido respondido 2014-02-16T21:09:20

      Apple tem poucas invenções amigo ela copia como a samsung, para de falar asneira. Uma marca menos relevante tem muito mais criações a Motorola e Xerox.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Plinio Miranda
    2014-02-14T01:14:51   , respondido respondido 2014-02-16T21:07:49

    A Apple sempre esculachando os rivais com show de tecnologia! Mas logo logo eles vão copiar... Quer apostar? Vão copiar o Touch ID, a carcaça de alumínio, o alto-falante lateral, o processador de 64 bits, a tela de Retina Display, o AirDrop... Eles só não tem competência para copiar o sensacional sistema operacional da Apple.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Plinio Miranda
      2014-02-14T01:14:51   , respondido respondido 2014-02-16T21:07:49

      Viajou nada disso foi inventado pela apple

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Plinio Miranda
      2014-02-14T01:14:51   , respondido respondido 2014-02-16T21:07:49

      Plinio se fosse a Apple a invertar tais coisas, kkkk, as empresas que mais inventam são a Motorola ,IBM , XEROX, e Microsoft, kkkkkkkkkkkkk. Samsung , apple e LG, apenas pagam as patentes para utilizar tais sistema.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fernando Vieira
    2014-02-16T19:52:40

    Pelo que a matéria dá a entender a Apple não contratou pessoas, botou robôs atendentes

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernanda Voi
    2014-02-13T17:55:37   , respondido respondido 2014-02-15T17:05:57

    Gente!!! Vamos marcar um encontro dos leitores do TechTudo por lá? Já avisei a minha família para não marcar nenhum compromisso no sábado. Obrigada

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2014-02-13T17:55:37   , respondido respondido 2014-02-15T17:05:57

      com voce, marco qualquer coisa gata!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2014-02-13T17:55:37   , respondido respondido 2014-02-15T17:05:57

      Se vocês soubessem quem está por trás desta foto e apelido hehehehehehehehehe

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fernando Silva
    2014-02-15T13:39:25

    o unico problema nessa apple store vai o preço e os altos impostos

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ralphy Rett
    2014-02-14T20:39:11

    Finalmente vou tomar coragem para ir ao Rio...so' para conhecer a loja da Apple.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Revoltadoxx
    2014-02-14T18:39:22

    Galera, sábado rolezinho no Village Mall para passarmos no lojinha da apple

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cesar Mattos
    2014-02-14T15:34:32

    Nao vejo a hora do primeiro Microsoft Store ser no RJ tbm.... Rio 'e Rio

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Nicholas Abreu
    2014-02-14T14:58:44

    essas lojas enormes da apple sao feitas exclusivamente para atrair o cliante a comprar mais. eu nao caio nesse negocio.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Almeida
    2014-02-14T12:05:15

    Meu contato com a Apple em janeiro de 2014 sobre Iphone 5S foi péssimo em NYC não sabiam sobre o funcionamento da camera em outra resolução, não sabiam sobre a banda 4G, não sabiam sobre a garantia, alem de me deixarem esperando um tempão para alguém me atender.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Hamilton Bento
    2014-02-14T11:32:52

    Deveriam cobrar menos isso sim. Os preços vão ser melhores nessa loja da Apple ? Se não, qual é a diferença então?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Barbieri Neto
    2014-02-14T11:18:37

    "14. No Brasil, não teve jeito: eles usam a tradicional máquina de cartão para pagamentos..." Ultrapasso mesmo! Deveriam usar algo mais moderno como o NFC, por exemplo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Hamilton Bento
    2014-02-14T11:11:31

    Os preços vão ser melhores nessa loja da Apple ? Se não, qual é a diferença então?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabrício
    2014-02-14T09:59:52

    E o cedilha no teclado ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Plinio Miranda
    2014-02-13T23:28:14   , respondido respondido 2014-02-14T06:39:10

    Só coisas de rico, com isso que fico atacado. A desigualdade e muito grande no Brasil.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Plinio Miranda
      2014-02-13T23:28:14   , respondido respondido 2014-02-14T06:39:10

      É questão de gosto brother.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Plinio Miranda
      2014-02-13T23:28:14   , respondido respondido 2014-02-14T06:39:10

      Essa é a realidade brasileira, aqui na Europa não é bem assim, ipods, iphones, ipads todos tem, só mesmo a linha de computadores Macs que nem todo mundo pode ter...mas também não é coisa de outro mundo ter.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Sarrista Sp
    2014-02-13T21:33:00

    Estudos revelam que brasileiros são propensos a ofender os outros por pura maldade. A atitude foi largamente estudada e concluíram que são pessoas com baixa autoestima e insatisfação sexual. Ofender os outros, dizer que tal coisa é "lixo", inventar que possui tal produto, dizer que A é melhor que B, etc. são fugas para se sentir melhor em comparação aos outros. Tudo isto no computador onde não está identificado, nas ruas é totalmente diferente, incapaz de manter um diálogo por conta dos seus complexos. Tratamentos podem diminuir os sintomas e as frustrações.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edgard Santos
    2014-02-13T19:56:55

    "O Ministério da Saúde adverte": Inveja do iPhone provoca impotência sexual e hemorroidas. Procure um bom medico, mas se o problema persistir compre o iPhone 5S ou iPad Air e seja feliz!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Perez
    2014-02-13T17:29:33

    Achei bem interessante a proposta de atendimento da Apple. Faz tempo que não temos algo assim por aqui. Hoje em dia a frase que dizia "o cliente sempre tem razão" se perdeu no espaço. Pode até, quem sabe, justificar o alto preço nos produtos, mas mesmo assim, está além dos meus ganhos mensais.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lourival Everton
    2014-02-13T17:22:05

    FINALMENTE SÓ ESPERO QUE DE SÃO PAULO TAMBÉM SEJA ASSIM =)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Victor Silva
    2014-02-13T16:41:54

    ''algumas das novidade'' ta serto TechTudo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Tanaka
    2014-02-13T16:30:42

    agora alem de montadoras de veiculos, a apple tambem vai superfaturar =) eba viva ao brasiuuu pais de trouxas !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Juliano Vendruscolo
    2014-02-13T16:05:08

    pelo menos os preços absurdos dos produtos apple são devolvidos em um atendimento de extrema qualidade. =)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário