07/02/2014 11h38 - Atualizado em 07/02/2014 11h46

Confira lista com alguns dos grandes lançamentos da série Vaio da Sony

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

A Sony anunciou nesta última quinta-feira (6) que irá vender sua divisão de PCs Vaio. Considerada um dos nomes mais fortes no mercado de computadores pessoais, a linha Vaio foi introduzida há 18 anos, em 1996. De lá para cá, os modelos Vaio ficaram conhecidos por serem computadores que apresentavam um alto padrão de desempenho e design de primeira, sendo indicados para realizar desde tarefas simples como as mais complexas.

Carta Olímpica ganha Doodle do Google nos Jogos de Inverno de Sochi

Para que você conheça um pouco mais destes computadores, veja quais foram seus principais modelos lançados.

Sony Vaio PCV-90

cópia de 01_pcv90_verge_super_wide (Foto: cópia de 01_pcv90_verge_super_wide)Sony Vaio PCV-90 foi o modelo inaugural da linha Vaio (Foto: Divulgação/Sony)



O primeiro Sony Vaio, lançado em 1996, foi o PCV-90. Este PC era equipado com um processador de 166MHz com 16MB de RAM, disco rígido de 2.1GB e modem de 28.8 kbps. O sistema operacional utilizado era o Windows 95, que rodava gráficos 3D através de uma placa específica que acompanhava o modelo.

Sony Vaio PCG-505

cópia de 03_pcg505_verge_super_wide (Foto: cópia de 03_pcg505_verge_super_wide)Sony Vaio PCG-505 foi projetado para ser um super porátil (Foto: Divulgação/Sony)


Um dos primeiro notebooks Vaio, o Sony PCG-505 foi lançado em 1997 e era equipado com processador Intel Pentium MMX, 32 MB de RAM e tela SVGA de 10,4 polegadas. Na época, o computador foi projetado para ser um super portátil.

Sony Vaio PCG-707

Sony Vaio PCG-707 (Foto: Divulgação/Sony) (Foto: Sony Vaio PCG-707 (Foto: Divulgação/Sony))PCG-707 continha CD-ROM, tela LCD TFT e bateria extra (Foto: Divulgação/Sony)


Ainda em 1997, a Sony lançou o PCG-707, um notebook diferenciado que continha uma unidade de CD-ROM, tela LCD TFT, processador Intel Pentium MMX e uma bateria com autonomia de três horas. Acompanhava o produto uma bateria extra permitia utilizar o computador por mais tempo.

Sony Vaio C1 PICTUREBOOK

cópia de 04_pcgc1_verge_super_wide (Foto: cópia de 04_pcgc1_verge_super_wide)Série Vaio C1 continha webcam embutida e se destacou no mercado (Foto: Divulgação/Sony)


A série VAIO C1 ganhou destaque no mercado por contar com uma webcam embutida. O notebook era pequeno. Possuía uma tela de 8,9 polegadas e uma câmera de 0,27 megapixels que girava em torno da tela. O sistema operacional era o Windows 98, fornecido oficialmente com a compra do modelo.

Sony Vaio Série MX

cópia de 06_pcvmx1v7_verge_super_wide (Foto: cópia de 06_pcvmx1v7_verge_super_wide)Série MX resgatou raízes musicais da Sony (Foto: Divulgação/Sony)


O modelo MX traria de volta as raízes musicais da Sony, conhecida por ter lançado o Walkman, uma espécie de "pai" do iPod. Os primeiros MX incluíam sintonizador FM, MiniDisc e amplificador de volume embutido. O gabinete era equipado com um visor LCD que detalhava informações do áudio reproduzido pelo computador. Além disso, havia um conjunto de alto-falantes e um controle remoto. Pode-se dizer que PC foi a primeira tentativa da Sony em criar um computador all-in-one.

Sony Vaio Série LX

Sony Vaio Série LX (Foto: Divulgação/Sony) (Foto: Sony Vaio Série LX (Foto: Divulgação/Sony))Série LX representou uma nova fase na linha Vaio (Foto: Divulgação/Sony)


A linha Vaio entrava em uma fase experimental com o lançamento da série LX, em 2000. O modelo high-end contava com uma caneta, uma tela que inclinava até 65 graus, um descanso ergonômico para as mãos no teclado e uma caneta. Este computador foi lançado um ano antes da Microsoft revelar seu Windows XP powered tablet PC.

Sony Vaio W All-In-One

cópia de 07_PCV-W101_verge_super_wide (Foto: cópia de 07_PCV-W101_verge_super_wide)Sony Vaio W All-In-One contava com recursos de TV (Foto: Divulgação/Sony)


O Vaio W, lançado no início de 2002, era um computador com recursos de TV. Com uma entrada para antena, este modelo contava com tela de 15,3 polegadas, teclado dobrado sobre a tela e controle remoto. Este modelo também saiu na frente de outra aposta da Microsoft, o Windows XP Media Center Edition.

Sony Vaio U

Sony Vaio U (Foto: Sony Vaio U)Sony Vaio U era o menor PC do mercado capaz de rodar o Windows XP (Foto: Divulgação/Sony)


Lançado em 2002, os notebooks da série Vaio U eram muito parecidos com mini players de DVD. Os primeiros modelos chegaram ao mercado com processadores Transmeta Crusoe, que depois ficariam conhecidos como Intel Celeron e Pentium. Na época, este era o menor e mais leve PC do mundo que executava o Windows XP.

Sony Vaio Z

cópia de P_verge_super_wide (Foto: cópia de P_verge_super_wide)Sony Vaio Z foi pioneiro nos notebooks com bateria de longa duração (Foto: Divulgação/Sony)


O primeiro VAIO Z foi contemporâneo na era Centrino, da Intel. No mesmo período, as redes Wi-Fi começavam a ficar populares entre os consumidores e grandes companhias. Com design elegante, ele era equipado com tela de 14.1 polegadas com resolução 1400 x 1050, o único com está configuração naquela época. Sua bateria de longa duração permitia que seus usuários pudessem utilizá-lo por horas, muito antes da febre dos ultrabooks.

Sony Vaio X505

cópia de 10_PCG-X505__verge_super_wide (Foto: cópia de 10_PCG-X505__verge_super_wide)Vaio X505 tinha configurações avançadas e design moderno  (Foto: Divulgação/Sony)


O Vaio X505 tinha configurações impressionantes em comparação a outros modelos lançados em 2004. Com apenas 0,38 centímetros em seu ponto mais fino, ele utilizava um processador de baixa voltagem Intel Pentium. Foi o primeiro notebook a utilizar o teclado tipo “cliclet”, aqueles com teclas arredondadas que lembras gomas de chiclete. Tudo isso anos antes da Apple lançar seu famoso MacBook Air.

Sony Vaio UX

cópia de 12_VGN-UX90PS_verge_super_wide (Foto: cópia de 12_VGN-UX90PS_verge_super_wide)Série UX contava com tela de 4,5 polegadas e leitor de digitais (Foto: Divulgação/Sony)


A série UX contava com teclado slide-out, tela sensível ao toque e processador Solo Intel Core 2. A tela de 4,5 polegadas era considerada a peça central do dispositivo que ainda tinha botões em ambos os lados para controles extras em softwares. A Sony também vendia este modelo com um leitor de impressões digitais. Este computador ficou famoso por aparecer em vários programas de TVs e filmes de Hollywood como “O Exterminador do Futuro” e “007 Quantum of Solace”.

Sony Vaio SZ

cópia de 13_VAIOSZ_verge_super_wide (Foto: cópia de 13_VAIOSZ_verge_super_wide)Vaio SZ era potente, caro e voltado para os gamers (Foto: Divulgação/Sony)


O Vaio SZ era um computador potente e caro. Utilizando os processadores mais potentes da época, ele também vinha com um sensor de impressão digital. Seu grande diferencial estava em permitir que o usuário pudesse alternar entre os gráficos integrados da Intel e uma GeForce GPU da Nvidia. Era conhecido por ser um notebook gamer.

Sony Vaio All-In-One hibrido com TV

cópia de 11_VGC-VA11G_verge_super_wide (Foto: cópia de 11_VGC-VA11G_verge_super_wide)All-In-One com da Sony Vaio foi alternativa aos PCs Media Center (Foto: Divulgação/Sony)


Após experimentar recursos de TV e PC, a Sony lançou em 2005 um modelo All-in-One com Windows Media Center Edition. Equipado com um sintonizador de TV e um monitor de 20 polegadas, o modelo foi uma alternativa aos PCs Media center disponíveis na época. Este All-in-One era rápido e contava com processador Intel Pentium 4 de 3 Ghz, 1GB de RAM e 250GB de armazenamento.

Notebook Sony Vaio com drive Blu-Ray 

Notebook Sony Vaio com drive Blu-Ray (Foto: Divulgação/Sony) (Foto: Notebook Sony Vaio com drive Blu-Ray (Foto: Divulgação/Sony))Notebook Sony Vaio com drive Blu-Ray foi considerado um substituto dos desktops (Foto: Divulgação/Sony)


Era o auge da era Blu-ray contra HD e DVD quando a Sony lançou seu primeiro notebook Vaio equipado com drive Blu-ray, em 2006. O modelo custava caro e chegou a ser considerado como um substituto de computadores desktop. As configurações chamavam atenção por apresentar os recentes processadores Intel Core Duo e tela de 17 polegadas com resolução de 1080p. No entanto, fracassou em vendas devido ao seu alto gasto de bateria.

Sony Vaio VA1 

Image converted using ImgCvt (Foto: Image converted using ImgCvt)VA1 contava com CPU poderoso, alto armazenamento e Sintonizador de TV (Foto: Divulgação/Sony)


Os visitantes da loja Sony em 2006 poderiam até achar que o Vaio VA1 era uma TV com tela plana. Na verdade, o modelo era um computador com display de 19 polegadas com resolução de 1680 x 1050 que contava com uma poderosa CPU, disco rígido com boa capacidade de armazenamento, sintonizador de TV e uma unidade de DVD.

Sony Vaio Série P

cópia de 16_VGN-P70H_verge_super_wide (Foto: cópia de 16_VGN-P70H_verge_super_wide) Série P surgiu como alternativa barata aos demais notebooks (Divulgação/Sony)


Lançado em 2009, este notebook ultraportátil era uma alternativa aos caros netbooks vendidos neste período. Com tela de 8 polegadas e resolução de 1600 x 768, contava também com processador Intel Atom de baixo desempenho. Era comercializado como um computador de bolso, mas ele mal cabia em bolsos de calças jeans.

Sony Vaio Série X

cópia de 17_VAIOX_verge_super_wide (Foto: cópia de 17_VAIOX_verge_super_wide)Série X chegou a ser o notebook mais leve do mundo (Foto: Divulgação/Sony)


A experimentação da companhia em computadores portáteis chegava ao seu maior patamar de sucesso como a série X. Com apenas 655 gramas, devido a uma bateria especial, era vendido como o notebook mais leve do mundo em 2009. Entretanto, devido ao uso do processador Atom, alguns consideraram que o modelo seria na verdade um netbook.

Sony Vaio Série Z

cópia de 18__VPCZ216GX_verge_super_wide (Foto: cópia de 18__VPCZ216GX_verge_super_wide)Sony Vaio Z era leve extremamente potente (Foto: Divulgação/Sony)


Estupidamente fino e leve, o modelo Vaio Z contava com uma tela de 13,1 polegadas Full HD, um SSD e um processador poderoso. Além disso, apresentava uma porta chamada Light Peak, que funcionava com base em uma tecnologia óptica da Intel que hoje conhecemos como Thunderbolt.

Qual a melhor marca de notebook do mercado? Opine em nosso Fórum

Modelos híbridos Sony Vaio

cópia de flippcs_verge_super_wide (Foto: cópia de flippcs_verge_super_wide)Híbridos com Windows 8 foram os últimos grandes lançamentos da Sony Vaio (Foto: Divulgação/Sony)


Nos últimos meses, a Sony lançou PCs Vaio conversíveis equipados com Windows 8. Estes híbridos utilizam imãs para manter a tela em várias posições. Outros modelos como o Vaio Tap abordavam o conceito de híbrido com um teclado completamente separado da tela. Estes “computadores” surgiram como uma alternativa em um momento de crise de vendas no mercado de PCs.

Via The Verge


  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Alan Correa
    2014-02-10T13:59:51

    legal parabéns pela materia

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Igor Oliveira
    2014-02-07T16:29:45

    Ótima matéria!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário