11/02/2014 08h14 - Atualizado em 11/02/2014 10h30

Dia da Internet Segura: especialistas alertam para mudança de postura

Taysa Coelho
por
Para o TechTudo

Nesta terça-feira (11) é celebrado o Dia Mundial da Internet Segura. O objetivo é alertar os internautas sobre os perigos e ameaças a que estão expostos, além de conscientizá-los sobre o modo como usam a rede. No Brasil, a data é coordenada desde 2009 pela SaferNet Brasil, instituição sem fins lucrativos, referência nacional contra crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet. 

'Precisamos educar os pais', diz expert em segurança de crianças na web

Dia Mundial da Internet Segura tem como objetivo alertar os internautas (Reprodução/SaferNet)Dia Mundial da Internet Segura tem como objetivo alertar os internautas (Reprodução/SaferNet)

As empresas especialistas em segurança sugerem uma mudança na postura em relação à navegação na Internet. Cada vez mais, a vida digital e a real estão interligadas. Acesso ao banco via online banking, compras online, troca de fotos, vídeos e outras informações precisam ser realizados de modo seguro ou podem acabar caindo em mãos erradas. O resultado acaba gerando uma grande dor de cabeça aos usuários, como roubo de dados e exposição indevida.

Segundo uma pesquisa realizada pela desenvolvedora ESET, os usuários de Internet não têm muitas informações sobre segurança na rede e se sentem inseguros em diversos aspectos. Por exemplo, 90% dos usuários consideram que terceiros podem acessar suas informações na nuvem. Além disso, 64% dos internautas desconhecem o que é autenticação dupla, 58% guardam suas senhas em dispositivos móveis e 52% acreditam que as informações armazenadas nos servidores das redes sociais não estão completamente seguras.

Para Raphael Labaca Castro, Coordenador de Awareness & Research da ESET América Latina, a melhor forma de minimizar os risco é adotar um comportamento de uso seguro e ter um software de segurança específico e atualizado em todos os equipamentos que acessam a Internet. Ou seja, além do computador, celulares e tablets também devem ter soluções de segurança instalados, como antivírus e anti spyware.

Maneiras para tornar sua navegação mais segura

De acordo com o relatório de crimes digitais da Symantec, empresa desenvolvedora do Norton AntiVirus, só em 2013, 22 milhões de brasileiros foram vítimas de crimes digitais. A maneira como os internautas usam as redes sociais é uma das responsáveis por números tão altos. Afinal, segundo a empresa, 33% dos brasileiros não dão o logout após o uso da rede social e 31% se conectam com pessoas que não conhecem.

Cerca de 22 milhões de brasileiros foram vítimas de crimes virtuais em 2013 (Foto: 5pound)Cerca de 22 milhões de brasileiros foram vítimas de crimes virtuais em 2013 (Foto: 5pound)


Em relação à utilização de dados pessoais na rede, a companhia alerta que o mais seguro é que o usuário tenha uma senha forte para cada serviço na web. E é importante que essa senha seja diferente em cada um deles. O uso de autenticação em dois passo também dificulta a ação de pessoas mal-intencionadas, porque além do código de login, é necessário um outro, enviado via SMS, tornando o acesso mais seguro.

A Symantec também pede para que os internautas fiquem atentos a golpistas que tentam roubar informações através de perfis sociais e do download de apps duvidosos. Portanto, é fundamental duvidar de brindes, como dispositivos ou cartões de presente grátis se preencherem uma pesquisa, instalarem um aplicativo ou compartilharem uma publicação em sua rede social. Deste modo, é aberta uma porta para que tenham acesso às suas informações.

Também é importante ficar atento a apps que prometem aumentar o número de seguidores em redes sociais. Muitos deles exigem pagamento e podem abrir credenciais da sua conta e espalhar ameaças para toda sua lista real de contatos. A desenvolvedora dos produtos Norton também afirma que é preciso estar ligado aos “trending topics”. Muitos golpistas se aproveitam do que está sendo falado no momento para postar links perigosos para os usuários. Por isso, é sempre bom prestar bastante atenção na fonte do link e se vale realmente a pena clicar nele.

A McAfee e a Intel também aproveitaram a data para lançar nas redes sociais uma campanha, que tem como objetivo dar dicas básicas que buscam facilitar o uso da Internet. O acesso pode ser feito por meio do site McAfee Protege e conta com conselhos sobre usar um gerenciador de senhas eficaz ou a utilização de mecanismos que protegem a sua identidade ao navegar pela rede.

Dia da Internet Segura no Brasil

Site do Dia da Internet Segura traz jogos e vídeos educativos (Reprodução/SaferNet)Site do Dia da Internet Segura traz jogos e vídeos educativos (Reprodução/SaferNet)

Atualmente, mais de 100 países contam com redes integradas que buscam orientar a população sobre o uso consciente da rede mundial de computadores.

“Este ano, o tema concentra as ações no engajamento do internauta na construção do futuro da Internet. Mais do que sermos consumidores da Internet, para pensar ‘eu com meu post, eu com meu vídeo, com a forma como eu me comunico também estou construindo a Internet’”, disse, Rodrigo Nejm, Diretor de Prevenção da SaferNet.

Segundo Nejm, o principal objetivo do Dia da Internet Segura é sensibilizar às pessoas em relação ao debate sobre a importância de levar em consideração a cidadania da Internet. “A Internet não é uma terra sem lei. Tudo que eu posto ali tem consequência. Até mesmo um jovem responde na justiça por coisas do tipo. Brincadeira é legal, zoar é legal, outra coisa é humilhar publicamente uma pessoa. É importante ter bom-senso e ser uma pessoa responsável”, explica o especialista.

O Diretor de Prevenção da SaferNet falou ao TechTudo sobre a importância de ter um celular ou tablet com senha. Segundo ele, se alguém pega um dispositivo desprotegido, tem acesso imediato às suas redes sociais, pode gravar vários conteúdos sobre o dono do aparelho ou mesmo roubar seus dados com muita facilidade. “Uma vez que você publica uma coisa na rede, nunca mais tem como apagar. E aquilo pode comprometer a reputação daquele jovem em um futuro muito próximo”, alerta.

A SaferNet Brasil desenvolveu um site dedicado à data, que conta com vídeos e jogos educativos, além de um calendário com atividades no Brasil inteiro que buscam conscientizar a população sobre o uso da Internet.

Além das atividades espalhadas por todo Brasil, a SaferNet vai contar, nesta terça-feira (11), com um plantão de 12 horas, para tirar dúvidas de segurança na Internet. Uma equipe estará a postos para responder questões sobre privacidade na rede, senha e até mesmo para os pais que não sabem como orientar os filhos sobre como usar a Internet com responsabilidade.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares