Internet

12/02/2014 11h47 - Atualizado em 12/02/2014 12h05

Falha no Instagram teria deixado expostas fotos privadas; entenda

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

Uma falha no Instagram descoberta em agosto de 2013 permitia que hackers mudassem as configurações de privacidade que tornassem as fotos de um perfil privado em públicas. O problema foi resolvido na última semana, no dia 4 de fevereiro, seis meses depois da descoberta e do relato feito pelo especialista espanhol Christian Lopez, que identificou o bug e detalhou como explorá-lo.

Como agendar posts de fotos no Instagram

Falha permitia acesso de hackers em fotos privadas no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram)Falha permitia acesso de hackers em fotos privadas no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram)

De acordo com o Lopez, o Facebook pagou uma boa recompensa de “quatro dígitos”, como parte do programa de “caça aos bugs” para os pesquisadores que relatam falhas. Segundo o especialista, ele recebeu “apoio e resposta” da empresa responsável pela rede social de fotos, mas achou que o problema demorou um longo período para ser resolvido desde que foi informado ao Instagram.

Lopez explicou ainda que o Facebook iniciou uma correção para o erro menos de um mês após o seu relatório, mas não conseguiu resolver o problema de cookies que antecederam a correção, deixando a maioria dos usuários vulnerável.

A falha ocorria quando o usuário acessava o Instragram por meio do computador e clicava em algum link malicioso. Assim, os hackers capturavam os cookies (dados armazenados pelo navegador na máquina) referentes à rede social, acessavam o perfil da pessoa e alteravam a conta privada para pública.

Um porta-voz do Instagram elogiou o trabalho de Lopez à Forbes: “Graças à notificação responsável que nos foi feita, não temos evidências de contas comprometidas pelo uso dessa brecha”. Lopez também afirmou que o bug foi resolvido e os usuários não correm mais esse risco a partir dessa falha.

O pesquisador disse não saber há quanto tempo o erro está no ar, no período anterior ao seu relatório.

Via Forbes

Saiba como inserir emoticons no Instagram do Android no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares