Internet

11/02/2014 08h55 - Atualizado em 11/02/2014 09h12

Flickr comemora 10 anos; relembre como nasceu a plataforma de fotos

Vinícius Sacramento
por
Para o TechTudo

Quem pensa que o Facebook é a única rede social que completa 10 anos neste mês, se enganou em azul e rosa. O Flickr soprou dez velinhas na segunda (10) e, como não poderia deixar de ser, comemorou em grande estilo, fazendo uma retrospectiva de sua trajetória. Lançado em uma conferência de tecnologia em San Diego, nos Estados Unidos, o site formou amizades, casais e divulga o trabalho de milhares de profissionais de fotografia mundo afora.

Como criar um Flickr para compartilhar vídeos e fotos

Primeira versão do Flickr, em 2004 (Foto: Reprodução)Primeira versão do Flickr, em 2004 (Foto: Reprodução/Vinicius Sacramento)

Com mais de 87 milhões de usuários, a rede começou com limite de 1MB por foto, número grande para os padrões da época. Um ano depois, o sistema de galerias que o tornou popular foi implantado, além da linha do tempo que mostra as fotos compartilhadas pelo usuário recentemente.

O Flickr é 10 (Foto: Reprodução)O Flickr é 10: comemoração de 10 anos da rede social de fotos (Foto: Reprodução/Vinicius Sacramento)

Criado por Stewart Butterfield e Caterina Fake, através da startup Ludicorp, o Flickr tinha como ideia original ser uma mistura de salas de chat com compartilhamento de fotos em tempo real. Ainda em 2004, o site habilitou a possibilidade de adicionar tags, comentar e deletar fotos, e permitiu a criação de grupos entre os usuários. Tais mudanças ajudaram a moldar a web como um todo, servindo de inspiração para outras redes sociais, como Facebook e Tumblr.

Em março de 2005, o fato mais importante da história do Flickr: a compra pelo Yahoo!, por 35 milhões de dólares, o equivalente a R$ 95,1 milhões na cotação da época. Já em 2007, a rede social passou a falar vários idiomas e incluiu a geolocalização nas fotos. Em outubro do mesmo ano, passou a permitir edição online nos arquivos pelo Picnik. Um mês depois, o Flickr atingiu 2 bilhões de fotos compartilhadas.

No início de 2008, foi habilitado o upload de vídeos, e em setembro do ano seguinte, o Flickr ganhou a primeira versão do seu aplicativo para iOS. O Android só receberia o seu app dois anos depois. A rede social chegou a 6 bilhões de fotos subidas em seus servidores.

Flickr acaba de completar 10 anos de vida (Foto: Reprodução)Flickr acaba de completar 10 anos de vida (Foto: Reprodução)

Em 2012, o Flickr viu seu número de usuários ativos cair drasticamente, e investiu em uma integração com o Pinterest. No ano passado, uma reformulação no layout revitalizou a rede social, e passou a oferecer 1TB de espaço gratuito para todos os usuários. A última grande mudança ocorreu em novembro, quando o site lançou os fotolivros.

O Yahoo! homenageou o aniversário de seu compartilhador de fotos com um vídeo baseado nas imagens que os usuários publicam. Stewart Butterfield, co-fundador da rede social, afirmou no blog do Flickr que “estava feliz em celebrar o décimo aniversário” do site, e que “não imaginava o impacto que ele acabou tendo no compartilhamento de fotos”.

Problemas para enviar e receber arquivos pelo whatsapp? Confira no Fórum do TechTudo

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares