Internet

26/02/2014 14h52 - Atualizado em 26/02/2014 14h53

Malware em português traz link para baixar falso WhatsApp para desktop

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O WhatsApp Messenger não se tornará multiplataformas e está disponível somente para celular. No entanto, alguns usuários estão sendo enganados por um malware em português que dá ao internauta a opção de baixá-lo para o desktop. Isso não é possível, e qualquer e-mail com links para isso deve ser tratado como suspeito. O fundador do WhatsApp, Jan Koum, garantiu durante o Mobile World Congress (MWC) que o mensageiro não chegará a computadores e tablets, o foco do WhatsApp é simplicidade.

Corrente falsa diz que WhatsApp virou What’sBook e será cancelado

Vírus se disfarça de WhatsApp para PC (Foto: Divulgação/TrendMicro)Vírus se disfarça de WhatsApp para PC (Foto: Divulgação/TrendMicro)

O caso mais recente, aproveitando-se da grande repercussão da aquisição do WhatsApp pelo Facebook por US$ 16 bilhões, foi identificado pela empresa Trend Micro, que possui especialização em segurança online. Os pesquisadores encontraram uma mensagem de spam que vem sendo enviada por e-mail para diversos usuários divulgando uma falsa versão desktop do aplicativo móvel.

O e-mail informa que a versão desktop do WhatsApp já se encontra disponível para Windows e Mac OS e disponibiliza um link para download dos supostos programas. Na verdade, ela é falsa: o que o link instala no computador é um trojan, identificado como TROJ_BANLOAD.YZV, usado em golpes bancários.

O vírus consegue recuperar dados cruciais, como logins e até as senhas armazenadas, representando um risco de segurança altíssimo para contas de bancos online que são acessadas no sistema afetado. O malware bancário aparece com uma mensagem em português, indicando que os alvos são usuários no Brasil.

“Embora o volume da disseminação deste spam ainda esteja relativamente baixa, esse número está aumentando. Uma de nossas fontes de spam informou que amostras da execução do malware responderam por até 3% de todos os e-mails vistos por ela, o que indica um potencial surto deste spam”, diz Mark Manahan, pesquisador da Trend Micro.

Vale manter a atenção, ter sempre um anti-vírus instalado, verificar a procedência dos e-mails recebidos e, neste caso, ignorar qualquer oferta do WhatsApp para computador. O programa é um aplicativo móvel, e assim continuará por um bom tempo (e muito provavelmente para sempre), segundo o próprio Facebook.

Durante um encontro de empreendedores chamado 4YFN, que acontece junto ao Mobile World Congress 2014 (MWC), Koum disse que a principal característica do WhatsApp é a simplicidade em oferecer o básico. Sendo assim, o serviço de mensagem não chegará a computadores e tablets sem conexão de dados pelas mãos dos seus engenheiros.

Entretanto, para os interessados em testar o uso do WhatsApp no PC, basta seguir o tutorial que ensina como instalar o WhatsApp no computador a partir de um emulador. Não há versão oficial desktop.

WhatsApp: como ver o histórico de mensagens? Descubra no Fórum do TechTudo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • David
    2014-02-26T23:41:02

    Eles dizem que não querem o whats para computadores e tables pq o foco é a simplicidade, porém o povo parece não concordar, pq se tem tanta gente caindo nessa e outros que usam meios para usá-lo no computador é porque esta simplicidade não é tão bem vinda quando eles pensam. Além do mais, o que tem de complicado em ter uma versão para computador, como acontece com o viber?!

  • Adriano Silva
    2014-02-26T19:28:02

    Eu utilizo no computador do meu local de trabalho o Whatsapp através do programa BlueStacks. Funciona bem, porém deixa o PC um pouco lento. No restante funciona normalmente como se fosse num Smartphone. Neste meu caso, baixei, instalei e não ocorreu a infecção por nenhum vírus.

  • Mauro Goncalves
    2014-02-26T19:21:35

    Eu tenho o whatsapp no meu PC, mas é meio estressante, pq só dá para usar ou no pc ou no celular, quando coloca-se o número de telefone no PC ele desconfigura no celular e vice versa na verdade não é muito funcional, mas quebra o galho.. Mas para isso eu tenho uma máquina virtual instalada no PC simulando o hardware de um celular e aí sim eu instalo o android nessa máquina virtual.. o processo não é muito complicado e existem alguns tutoriais confiáveis..

  • Rodrigo Cunha
    2014-02-26T19:09:42

    alguém sabe se esse virus pode se alastrar pela LAN? tem um mané no trabalho que baixou esse vírus, não quero que chegue no meu PC pela rede do trabalho!

  • Mauro Goncalves
    2014-02-26T19:05:33

    Eu tenho o whatsapp no meu PC, mas é meio chato, pq só dá para usar ou no pc ou no android, quando coloca-se o número de telefone ele desconfigura no celular e vice-versa na verdade não é muito funcional, mas quebra o galho.. Mas para isso eu tenho uma máquina virtual instalada, simulando o hardware de um celular e aí sim eu instalo o android nessa máquina virtual.. o processo não é muito complicado e existem alguns tutoriais confiáveis..

  • Mauro Goncalves
    2014-02-26T19:02:18

    Eu tenho o whatsapp no meu PC, mas é um saco, pq só dá para usar ou no pc ou no android, quando coloca-se o número de telefone ele desconfigura no celular e vice-versa na verdade não é muito funcional, mas quebra o galho.. Mas para isso eu tenho uma máquina virtual instalada, simulando o hardware de um celular e aí sim eu instalo o android nessa máquina virtual.. o processo não é muito complicado e existem alguns tutoriais confiáveis..

  • Gilson Pereira
    2014-02-26T18:02:25

    recebi isso nas propagandas do meu Facebook, não sei com é a politica do face com as propagandas, mas achei muito esquisito isso, quem transmite as propagandas também deveriam responder pelo conteúdo publicado.