24/02/2014 18h12 - Atualizado em 26/02/2014 09h44

Testamos o Galaxy S5, novo top de linha da Samsung

Isadora Díaz
por
Do MWC 2014

A Samsung tem um novo top de linha. O Galaxy S5 foi anunciado hoje (24), durante o MWC 2014, e trouxe boas surpresas. A companhia arriscou tudo em cinco principais pontos: design, câmera, conectividade, vida saudável e estilo de vida. O resultado foi bastante interessante. Confira as primeiras impressões do Galaxy S5.

Fique por dentro das novidades e tudo sobre o MWC 2014

Novo Galaxy S5, da Samsung (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Novo Galaxy S5, da Samsung (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


O Galaxy S5 é inegavelmente um Galaxy. Ele tem um desenho muito parecido com o do seu antecessor, embora seja um pouco maior e tenha ganhado uma novíssima traseira. A traseira, aliás, ainda é plástica: nada de couro, como no Galaxy Note 3. A diferença está em pequeninas perfurações, uns furinhos da tampa que a Samsung jura que garantem uma melhor pegada. E, bem ela está certa. O Galaxy S5, mesmo maior, é mais confortável de se segurar com uma das mãos. Não há a sensação de smartphone escorregadio.

No detalhe, parte traseira do Galaxy S5, da Samsung (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)No detalhe, parte traseira do Galaxy S5, da Samsung (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Falando em cores, os potenciais compradores do S5 poderão escolher entre quatro: branco, azul, preto e dourado. A Samsung adicionou algumas firulas aos nomes das cores (o azul, por exemplo, é “metalic blue”, ou “azul metálico”), mas elas são basicamente essas. Testamos a versão em preto, que é a mais discreta e formal. É bonito ao vivo? Bem, isso já é questão de gosto, mas por aqui achamos a tampa traseira meio esquisitona, apesar de funcional.

A Samsung atendeu a pedidos e fez do Galaxy S5 um smartphone resistente à água e à poeira. Resistente, mas não à prova. A diferença é gritante, afinal. Seu Galaxy passará com tranquilidade por um dia de chuva, mas é muito improvável que ele vá sair ileso e funcional de um mergulho na piscina. A própria Samsung avisou, então é melhor não fazer a prova real.

A interface do Android do Galaxy melhorou em relação ao resto da linha, mas ainda não foi suficiente. Ela está mais clean e bonita, mas ainda peca pelo excesso. O extenso menu de configurações do Galaxy S5, em vez de uma longa lista, têm ícones. O problema é que são mais de cinquenta deles (sim, nós contamos), o que deixa o menu igualmente confuso. O mesmo acontece com o menu de conectividades, que fica na área de notificações, como em qualquer Android. Os ícones redondinhos ajudam na navegação, mas ainda são muitos deles.

Galaxy S5 oferece novos aplicativos para personalizar o uso do smartphone (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Novos ícones ocupam boa parte do menu de notificações (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Há no menu principal os atalhos de aplicativos e uma adição interessante, claramente inspirada em um recurso do Android puro visto no Nexus 5. A tela da esquerda, a última delas, é o Magazine, uma central de notícias em formato de cards. O visual é mais ou menos o que vimos nos Galaxy note Pro e Tab Pro este ano durante a CES, com a diferença de que são todos no mesmo formato retangular. No Nexus 5, aliás, essa tela da esquerda é ocupada pelo Google Now.

Galaxy S5 oferece novos aplicativos para personalizar o uso do smartphone (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Galaxy S5 oferece novo menu de configuração para personalizar o smartphone (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


A tela do Galaxy S5 é impecável. É uma Super AMOLED em Full HD com 5,1 polegadas, equipada com Gorilla Glass 3. A Super AMOLED já é velha conhecida, com suas cores vibrantes e ótima saturação, mas a Samsung adicionou ao S5 um controle de luminosidade mais preciso. Um algoritmo deixa o display super brilhante ao Sol, e ajusta ele ao modo batizado de super dimming quando em ambientes de pouquíssima luz. O sistema funciona de forma rápida, quase imperceptível, exatamente como deve ser.

Novo Galaxy S5, com acesso ao TechTudo (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Novo Galaxy S5, com acesso ao TechTudo (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


A câmera ficou mais rápida e ganhou algumas novas funcionalidades. São 16 megapixels na câmera traseira e 2 megapixels na frontal. A lente é acompanhada por um potente flash LED, localizado logo abaixo dela.  Além do punhado de recursos já vistos no S4, como o dual camera e o de foto com voz, o S5 tem um modo de foco seletivo e um HDR que funciona para vídeos. Testamos o foco seletivo, e o resultado foi pouco impressionante.

Sistema e câmera do Galaxy 5 permitem tirar fotos em vários tamanhos (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Câmera do Galaxy 5 permite tirar fotos em vários tamanhos (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)




No novo modo de foco seletivo, após tocar a tela e escolher qual ponto deveria ficar em primeiro plano na fotografia, o smartphone levou quatro segundos para processar a imagem e entregar o resultado. Parece pouco, mas tendo em vista que a Samsung passou a apresentação toda se gabando da megavelocidade da câmera… Bem, sejamos honestos: o clique no modo automático é realmente rápido. Bem, difícil dizer se leva o 0,4 segundo que a empresa prometeu, mas é rápido o suficiente.

Câmera do novo Galaxy S5 é testada em fotos no MWC, em Barcelona (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Câmera do novo Galaxy S5 é testada em fotos no MWC, em Barcelona (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Sim, o Galaxy S5, assim como o iPhone 5S, tem leitor de digitais. Isso significa que você pode desbloquear o aparelho com apenas um “swipe” no botão. Diferente do smart da Apple, não basta tocar, você tem deslizar o dedo pelo estreito botão para que o desbloqueio aconteça. Ah, e você ainda pode usar sua digital para realizar pagamentos online, em substituição da senha eletrônica.

Tela para registro de digital no Galaxy S5, da Samsung (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Tela para registro de digital no Galaxy S5, da Samsung (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


A Samsung poupou o público de números na apresentação, mas aí vão eles: o processador é um Qualcomm Snapdragon 801 de 2,5 GHz, acompanhado por 2 GB de RAM e opções de 16 ou 32 GB de memória interna. Para os mais “fominhas”, há um slot para cartão microSD, tradicional na linha Galaxy. O 4G do aparelho é compatível com diversas bandas, inclusive a brasileira. A bateria de 2.800 mAh é outro destaque, especialmente se usada com o novo recurso Ultra Power Battery, que desliga praticamente tudo quando é necessário economizar energia. Fecham as características o leitor de frequência cardíaca, o primeiro a ser colocado em um smartphone.

Sensor da câmera do novo Galaxy S5, da Samsung (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Sensor de batimento cardíaco novo Galaxy S5, da Samsung (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


O Galaxy S5 roda Android 4.4.2 e chega ao mercado em 11 de abril. O lançamento ocorrerá simultaneamente em mais de cem países, o que muito provavelmente inclui o Brasil. O preço ainda não foi confirmado pela companhia, mas certamente ultrapassará os R$ 2 mil em terras brasileiras.

Tabela com configurações do Samsung Galaxy S5 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela com configurações do Samsung Galaxy S5 (Foto: Arte/TechTudo)


Samsung vai superar a Apple com o Galaxy S5? Responda no Fórum TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ana Oliveira
    2014-02-25T12:50:36  

    Oi gente, meu celular não para de travar, alguém pode me ajudar tenho o samsung galaxy s4.

    recentes

    populares

    • Ana Oliveira
      2014-02-25T12:50:36  

      Desculpe, mas o seu Galaxy S4 já era! Compre o iPhone 5S e isso nunca vai acontecer.

    recentes

    populares

    • Ana Oliveira
      2014-02-25T12:50:36  

      A solução é simples, você está usando um IOS7. Pare de usar o IBuGpHone e ficar com Flamer aqui.

  • Anita Melo
    2014-02-24T20:12:37  

    Parabéns para a Apple. Se não fosse o Iphone, o Galaxy não existia. Parabéns apple.

    recentes

    populares

    • Anita Melo
      2014-02-24T20:12:37  

      Wagner Andrade segui justamente seu conselho e pesquisei no Google e o primeiro smartphone foi o SIMON da IBM que não é grande não e completou 20 anos. Claro, não é uma Brastemp, ele é um tijolo, mas não é tão grande quanto você deve estar imaginando. Pesquise no Google. Abraço.

    recentes

    populares

    • Anita Melo
      2014-02-24T20:12:37  

      É Fróidis também achei que tinha me equivocado e não percebido a irônia, mas o cara acabou tentando justificar a parte que se refere à smartphone. O Simon é grande (tijolão) mas eu ainda considero um portátil por ter uma tecnologia de 20 anos. A do USB acredito eu que seja irônia mesmo rsrs.

  • Victor
    2014-11-21T12:54:35

    Comprei um Galaxy S5 e sinceramente? To achando sensacional

  • Nicolas Mori
    2014-03-26T12:05:44  

    Mil vezes meu iphone 5s com jailbreak !!!!

    recentes

    populares

    • Nicolas Mori
      2014-03-26T12:05:44  

      Se que pensa o-tário !

    recentes

    populares

    • Nicolas Mori
      2014-03-26T12:05:44  

      faz me ri kkkkkkkkk

  • Áquila Busman
    2014-02-25T12:42:39  

    Hoje já começa os rumores sobre o Galaxy S6... O S4 já não foi sucesso de venda, esse aí então...fiasco...feio que dói...mais pelo menos se doer ele já vem com band aid...kkkkkkkk! Feliz da vida aqui com meu Lumia 920, celular com 2 anos de lançamento faz fotos melhores que esse ainda...

    recentes

    populares

    • Áquila Busman
      2014-02-25T12:42:39  

      Sim, meu foco é câmera! E smartphone está aí pra substituir várias coisas meu caro, teu pc, teu mp3 player e inclusive uma câmera digital! Pra quê eu vou carregar uma câmera e um smartphone se eu posso ter um smartphone que substitui perfeitamente uma câmera?...

    recentes

    populares

    • Áquila Busman
      2014-02-25T12:42:39  

      Só substitui câmeras simples. Se seu foco é câmera, compre uma semi-profissional pelo menos. A diferença é gritante.

  • Paulo Magalhães
    2014-02-24T20:13:07  

    Samsung é sinonímo de pobreza, sou mais meu IPHONE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Paulo Magalhães
      2014-02-24T20:13:07  

      kkkkkkkkkkkkkkkk chorei

    recentes

    populares

    • Paulo Magalhães
      2014-02-24T20:13:07  

      Opa, iPhone, o celular 100% americano fabricado na China!!!!!

  • Mayara Dantas
    2014-04-11T19:45:38

    Não me impressionou. Vou continuar com meu Galaxy S4.

  • Ricardo Correia
    2014-02-24T22:36:07

    Tive todos os Galaxys lançados até hoje, esperava mais do 5 , acho que o mais inovador nessa feira até agora foi o Z2

  • Albério Granja
    2014-02-24T20:40:50  

    Quem acha o Xperia Z2 muito superior a esse plástico dá joinha aí... Quem discordar, dislike à vontade!

    recentes

    populares

    • Albério Granja
      2014-02-24T20:40:50  

      Tambem senti o mesmo em relação a isso, mas a Sony tb eh uma gigante e acredito que dessa vez vai bater de frente com a Samsung. O maior problema da Samsung pelo o que vejo eh que ela ta querendo bater com a Apple e esta esquecendo das outras

    recentes

    populares

    • Albério Granja
      2014-02-24T20:40:50  

      A Samsung só ganha do Z2 no processador onde somente a diferença é no clock mas fora isso o Z2 dá é pau nesse Galaxy S5, começando pela câmera de mais de 20 MP, memória RAM de 3 GB contra 2 do aparelho Samsung e ainda é a prova d' água, coisa que esse novo top da Samsung não é e sim resistente a água. Enfim é minha opinião, Sony é melhor.

  • Eder Figueiredo
    2014-02-25T07:56:56  

    Sou cliente da samsung a anos, atualmente possuo um galaxy S4 e posso falar com propriedade, esse galaxy S5 foi uma decepção, isso comparado aos outros top de linha concorrentes.Não sou complexado, e com sinceridade nunca sai da samsung por não encontrar tecnologia superior em outros celulares, porem, migrarei sem arrependimento para a sony, a diferença do XperiaZ2 para o S4 é gritante.A samsung teve a coragem de lançar um smartphone com revestimento de plástico em plena 'guerra tecnológica'. A samsung vinha liderando o mercado lado a lado com a apple, mas de forma bisonha optou pelo fracasso.

    recentes

    populares

    • Eder Figueiredo
      2014-02-25T07:56:56  

      Bruno Oliveira Eu concordo com você, o que é bom tem que ficar. Mas vamos aos detalhes, estou muito satisfeito com o meu Galaxy S4, o que não me agrada nele é a fragilidade, todos os fãs da samsung esperavam por um aparelho no mínimo superior ao Galaxy note 3, daí a samsung me vem com outra capa de plástico. A samsung tem por obrigação surpreender o seu público pois estamos falando da poderosa samsung.

    recentes

    populares

    • Eder Figueiredo
      2014-02-25T07:56:56  

      Wesley Araujo após o lançamento do SII o smartphone que foi o primeiro a ultrapassar o iphone em vendas foi o Samsung Galaxy SIII. Estou querendo opinar pelo seguinte, que SIII e SIV foram excelentes lançamentos da empresa sul coreana mas esse Galaxy SV acabou com a reputação da empresa.

  • Douglas Ferreira
    2014-02-25T12:26:25  

    Motorola e a APPLE estão disparadamente na frente, na moral!

    recentes

    populares

    • Douglas Ferreira
      2014-02-25T12:26:25  

      Google e Apple*

  • Gerson Pereira
    2014-02-26T13:02:47  

    Muitos Falam do Designe do S5 que não mudou,por acaso o iphone 5S mudou alguma coisa ?Sim,ficou igual a um prédio !! Tinha um Iphone 4S,mas depois que usei o S4 da Samsung eu vi a diferença Monstruosa na tela,recursos,pois o S4 é completamente completo em todos os sentidos tecnológicos. A partir do S3 até O S5 Nenhum Smartphone Ganha da samsung em recursos,pois a mesma investiu pesado nesse sentido e para surpresa dos famigerados fã boys o S5 veio com sensor de batimentos cardíacos,pois nos dias de hoje a saúde vem em primeiro lugar. parabéns Samsung por ajudar a humanidade a viver melhor !!

    recentes

    populares

    • Gerson Pereira
      2014-02-26T13:02:47  

      Lamentável...

    recentes

    populares

    • Gerson Pereira
      2014-02-26T13:02:47  

      iphone não precisa mudar pra ser mais bonito meu amigo, ele ja é bonito desde o primeiro e sempre será mais bonito, pra quem liga pra hardwere (os pobres) fica com galaxy e pra quem liga pra hardwere e charme e bonitesa de primeira linha (os rico, bem de vida ou pobres de classe) ficam com iphone que, por sua vez é o único aparelho que passa mais na tv do mundo inteiro e em comerciais do mundo todo

  • Cristiano
    2014-03-02T16:08:23

    Mais do mesmo, mais do mesmo.. Bla, bla, bla. Por que ninguém fala isso de um notebook, isto é, porque trocaram o seu sigle-core por um dual, quad? Quem tem desktop, porque não compram um pc com processador de 100mhz e 8mb de ram? Os novos são apenas "mais do mesmo". Parem com essa bobagem... Tenho um nexus 5, mas vi gente dizendo que não querem o s5 nem de graça. Pago o envio, caso alguém queira me mandar um..

  • Gerson Pereira
    2014-02-26T13:02:41

    Galaxy S5 odiado, mas cobiçado !!

  • Thiago Rodrigues
    2014-02-26T11:02:50

    Eu acho ridiculo quererem comparar o Galaxy s5 com o Iphone 5s , tem que esperar o Iphone 6 que sera o modelo de 2014 , que deve ser anunciado ate Junho;;;Iphone 5s é de 2013 e o S5 de 2014 acabando de ser anunciado , vamos aguardar o Iphone 6 pra comparar algo !

  • Marcio Gianotti
    2014-02-25T18:02:03  

    Possuo um S4 octa. Ótimo aparelho, acho bonito e tem ótimo desempenho. No entanto, dificilmente eu trocaria por um s5, 2900 já eh exploracao, ja que o sony, com capacidade equivalente, eh bem mais barato. Além disso, essa capa dos furinhos ficou bizonha. Meu s4 ainda dura uns 2 anos, mas se eu fosse trocar, iria de sony. O mesmo conselho passo pros donos de s3, o qual troquei pelo s4. 2gb de ram eh muito pouco, já que lançaram smarts com 3gb. Adequado prum cel do ano passado, mas nao para um top de linha atual.

    recentes

    populares

    • Marcio Gianotti
      2014-02-25T18:02:03  

      Quando tu quer dizer que 2GB de RAM são poucos tu diz baseado na tua experiência com o S4, por travar, ou tu diz SÓ por que existe memória RAM de 3GB??

  • Michel Bergamasco
    2014-02-26T01:14:06

    Eu tive o Galaxy S, o S2 e o S3... Entre os três, para mim o melhor foi S2. Recentemente o meu S3 caiu e quebrou a tela, dai eu comprei um IPhone 5C e posso dizer, nunca mais volto para a Samsung. O IPhone é tudo o que diziam mesmo, sistema simples, fácil, rápido, bonito e o melhor, eu mexo só com um mão. O problema é o Android? Não! O problema é Samsung, que deixa pesado, enche de aplicativos que nunca usei e não atualiza o sistema. Minha namorada tem um Moto X, que é mto bom e rápido. Se eu voltar para o Android, será com um Moto alguma coisa. Samsung não!

  • Moises Marques
    2014-02-25T04:30:13  

    Samsung Galaxy S5: Processador Quad-core 2.5 GHz, Camera foto 16 MP, video 4K e bateria 2800 mAh iPhone 5S: Processador Dual-core 1.3 GHz, Camera Foto 8 MP, video FullHD, Bateria 1560 mAh

    recentes

    populares

    • Moises Marques
      2014-02-25T04:30:13  

      Moises o dual core do iphone dá um pau no seu quad core mal projetado kkkkkkkkkkkk pesquisa na internet e me diz qual é o mais rápido, fora que a quantidade de pixel na camera nao importa e sim o sensor que o da apple tbm da um pau na samsung

    recentes

    populares

    • Moises Marques
      2014-02-25T04:30:13  

      Tenho os dois, e estou afirmando o que vejo e o que realmente e, ate porque o iPhone 5S aki saiu a 29 dolares pela At&t ;)

  • Roger Webber
    2014-02-25T07:01:10  

    Enquanto isso o WP corre por fora...

    recentes

    populares

    • Roger Webber
      2014-02-25T07:01:10  

      Claro que ja Na Blackfriday comprei um Nokia 920 para experimentar. Vendi 2 meses depois e voltei pro IOS. Windows phone é o sistema que sempre promete ficar bom na próxima atualização,hoje é 8.1 ai daqui 6 meses será a 8.2 e assim vai...

    recentes

    populares

    • Roger Webber
      2014-02-25T07:01:10  

      Dependendo do usuário o sistema está bom sim! No meu caso como já tive experiência com outros OS e me considero exigente, consigo enxergar exatamente o que me falta. Por outro lado, conheço vários usuários de WP muitíssimo satisfeitos!! Da mesma maneira que existirão diversos insatisfeitos como foi o teu caso. Só que isso não vale só pra WP! Nem Cristo conseguiu agradar a todos, certo?! Sobre as atualizações, é bem verdade que não houve grandes na Amber e Black. Na verdade elas são exclusivas da linha Lumia! Mas a 8.1 está chegando e pelo que tenho acompanhado, será beeeem diferente.

  • Toni Maia
    2014-02-24T22:35:03  

    Estou feliz com meu iPhone 5s 64gb e minha Evoque. Deixo o samsung para os lisos.

    recentes

    populares

    • Toni Maia
      2014-02-24T22:35:03  

      Ainda está chorando Matheus? Qual o problema? Está com as contas atrasadas? Me passa sua conta que te dou uns trocados para te ajudar. Abraços.

    recentes

    populares

    • Toni Maia
      2014-02-24T22:35:03  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gustavo Volpe
    2014-02-25T11:53:17

    Mais do mesmo! Muito poder de hardware, especificações top, mesmo design de sempre, mesmos materiais de sempre, mesmo touchwiz brega de sempre (com mudanças que pioraram), mesmo uso absurdo de ram de sempre... tá na hora da samsung se renovar, olhar pra motorola e perceber que não precisa motor de ferrari, se o projeto do aparelho é bem feito.

  • Jordan Martins
    2014-02-25T11:31:35

    Humm, pelo jeito não é "Dual SIM". Tá dificil!

  • Henrique Calça
    2014-02-24T20:55:44  

    Ou seja, colocou tudo aquilo que o iphone 5s já tem. Copiou a biometria e a câmera ultra rapida com HDR. Esperava mais de uma empresa como a samsung, nada de novidade.

    recentes

    populares

    • Henrique Calça
      2014-02-24T20:55:44  

      Arley Fonseca então pq a Samsung não colocou o leitor atrás do celular? Só não vê quem não quer!

    recentes

    populares

    • Henrique Calça
      2014-02-24T20:55:44  

      Arley Fonseca então pq a Samsung não colocou o leitor atrás do celular? Só não vê quem não quer!

  • Cesar Luis
    2014-02-25T06:56:46  

    Depois do iPhone, a Samsung tenta copiar, mas jamais conseguirá suplantar a Apple

    recentes

    populares

    • Cesar Luis
      2014-02-25T06:56:46  

      faz o seguinte tira uma foto do seu Iphone 5 e tira uma do S4 e tentar fazer um compare de cores e nitidez zé mané!!!

  • Matheus Lobo
    2014-02-25T11:01:15

    Fica a dica, se voce valoriza seu dinheiro e não quer só um celular por status como é o caso desse galaxy s5 e iphone 5s, invista no MOTO X.