Tablet

24/02/2014 07h33 - Atualizado em 24/02/2014 09h41

Testamos o Nokia X: Android ficou irreconhecível, mas trouxe surpresas

Allan Melo
por
Do MWC 2014

O lançamento de um Nokia com Android parecia improvável, principalmente depois que a finlandesa foi adquirida pela Microsoft. Mas, para a surpresa de muitos, o desejo do público foi atendido e o Nokia X foi exibido MWC 2014. Apesar de básico, o telefone tem tudo para ser um sucesso. Veja como ele se sai nos testes do TechTudo.

Fique por dentro das novidades e tudo sobre o MWC 2014

Nokia X (Foto: Allan Melo/ TechTudo)Primeiras impressões do Nokia X, modelo da Nokia com Android (Foto: Allan Melo/ TechTudo)


A característica inicial mais notável é o inegável design da Nokia. Disponível em seis cores (branco, amarelo, vermelho, verde, azul e preto), o Nokia X mantém a carcaça plástica reta, com as bordas levemente arqueadas e um vidro aparentemente resistente. 

Ao menos nesta primeira impressão, o novo Android da Nokia mostrou algum potencial para receber o famoso título de “indestrutível" da marca. De frágil ele aparenta não ter nada.

Nokia X (Foto: Allan Melo/ TechTudo)Android se mostrou irreconhecível na nova família X da Nokia (Foto: Allan Melo/ TechTudo)


Por dentro, o Android da Nokia - chamado de “Nokia X Software Platform” - é praticamente irreconhecível, em relação à versão criada pelo Google. Os menus internos, a central de notificações, os aplicativos padrões, e até mesmo a usabilidade geral são completamente diferentes dos smartphones Android atuais. Para falar a verdade, ele é bem parecido com o MeeGo do Nokia N9.

Um exemplo disso é a ausência do menu listado de apps. No Nokia X, a própria Home é usada como organizador dos aplicativos instalados. Porém, a personalização vai além dos ícones, trazendo opções de redimensionamento e “Live Tiles”, de maneira bem semelhante aos seus Windows Phones.

Nokia X (Foto: Allan Melo/ TechTudo)Interface do teclado (Foto: Allan Melo/ TechTudo)


Já o multitarefa traz mais lembranças do MeeGo: na tela principal, faça um movimento da esquerda para a direita para ver os atalhos dos aplicativos abertos recentemente. Para fechar um app, basta apertar o botão de voltar algumas vezes.  

Qual os melhores jogos para Android? Comente no Fórum.

Nos aplicativos padrão, muitas mudanças: o Chrome e o “Internet" foram substituídos pelo “Nokia browser” e o Opera mini, assim como o Google Maps foi trocado pelo Here Maps. Não há Drive, Google+, Google Play, nem sequer um campo de buscas que use o Google como servidor padrão. Até a Calculadora e a Câmera foram modificadas, com design inspirado no WP8.

Na loja de aplicativos, a Nokia oferece uma solução limitada, mas contorna isso de outras formas. A loja padrão tem apps de parceiros como o Line, a Rovio e seu Angry Birds, e o Opera, porém faltam apps como o WhatsApp e os jogos da Gameloft.

Nokia X (Foto: Allan Melo/ TechTudo)Nokia X e seu design típico e colorido (Foto: Allan Melo/ TechTudo)


Para contornar isso, a solução - sugerida, inclusive, como primeira opção ao procurar apps ausentes - é baixar outras lojas de aplicativos, como o “1 mobile market”. Nele, foi possível achar desde o Asphalt 8 ao cotado (e finado) Flappy Birds.

Falando agora sobre a performance geral, seu desempenho lembra bastante os antigos smarts com Symbian: a resposta ao toque é um pouco lenta e os aplicativos demoram alguns segundos a mais que o normal para rodar. Nos games, é possível ver alguns engasgos, mas nada que o impeça de jogar (apenas não será tão fluido).

No caso específico do Nokia X, a tela de 4 polegadas tem um tamanho confortável, mantendo-se ainda compacto. Mas quem preferir telefones maiores pode pensar no Nokia XL, que nada mais é o Nokia X+ com uma tela de 5 polegadas, uma câmera traseira melhor, de 5 megapixels (em vez da 3 MP do original), e uma câmera frontal de 2 MP para videochamadas (esta ausente nos Nokias X e X+).

Nokia X  (Foto: Allan Melo/ TechTudo)Traseira limpa do Nokia X (Foto: Allan Melo/ TechTudo)


Por fim: pelo conjunto da obra, a nova linha “Nokia X” substitui perfeitamente a linha Asha, voltado a um público que ainda está adquirindo seu primeiro smartphone. Porém, quem esperava um telefone top de linha terá que, quem sabe, esperar mais um pouquinho.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pedro Lima
    2014-02-24T13:00:56  

    No geral, a Nokia fez o que muitos sonharam durante anos desde a chegada do Android: um celular com a qualidade Nokia com a tecnologia Google. Mas, apesar de ser da Microsoft, a falta da Google Play, o Android muito modificado e a falta de WhatsApp vai fazer muita gente por o pé atrás com ele.

    recentes

    populares

    • Pedro Lima
      2014-02-24T13:00:56  

      Gustavo Rosa concordo com vc, mas o problema é q ele não vai ter a mesma facilidade de atualização que tem os Androids "legítimos"...

    recentes

    populares

    • Pedro Lima
      2014-02-24T13:00:56  

      Olá , meu amigo Pedro Lima , gostaria de lhe comunicar que o Nokia X é compatível co o Whatsapp !!

  • João Gomes
    2014-05-28T18:44:37

    Esse celular é uma piada! Como pode isso android sem google play ! Sim já tem jeito até de baixar apps pelo pc mas e as atualizações como ficam ? Eu era um dos que pediam um nokia android mas eu imaginava um Lumia Nexus imaginem o android puro dos nexus em um lumia 1020 iria ser simplestemente perfeito !

  • Danus Moraes
    2014-05-26T15:45:38

    O ex-jogador da Seleção Ronaldo Nazário declarou que irá apoiar a campanha de Aécio Neves para a Presidência da República na eleição de outubro. "Minha amizade com Aécio tem 15 anos. Ele foi o único cara que eu apoiei publicamente. Apoiei para governador de Minas e aí ele fez um excelente trabalho. Sempre tivemos uma amizade muito forte e agora vou apoiá-lo. É meu amigo, confio nele e acho que é uma ótima opção para mudar o nosso país"!

  • Pablo Muro
    2014-03-11T21:35:38

    Ponto positivo para a interface, negativo para a câmera fraca e o Google Play que não tem. Mas se for estável igual aos Sony com Android será um bom aparelho, o Whatsapp logo chega para ele.

  • Weslen Lopes
    2014-03-03T17:54:39

    Finalmente um Nokia Android estão corretos em tudo que fizerem com o Android pena q tarde deveriam ter feito isso no finado N9 teria dado certo e não estariam nessa situação!!!!

  • Denise Oliveira
    2014-02-27T01:20:22

    NOKIA ANDROID será inquestionável se vim com um bom processador baixando qualquer aplicativo e claro, com a super camera de 41 mp (carl zeiss) e flash xenon.

  • Willy Milane
    2014-02-24T08:41:05  

    É inacreditável a tremenda capacidade da Nokia em criar piadas de tremendo mal gosto! E ainda querem reconquistar o primeiro lugar em vendas? Assim fica difícil.

    recentes

    populares

    • Willy Milane
      2014-02-24T08:41:05  

      Saullo Vidal Acho que você bateu com a cabeça. Procure um médico.

    recentes

    populares

    • Willy Milane
      2014-02-24T08:41:05  

      Saullo Vidal Acho que você bateu com a cabeça, procure um médico. Isso passa.

  • Eduardo Costa
    2014-02-24T22:44:21  

    Parece que finalmente alguém entendeu o que é a "customização" do Android. O resto tem aquela mesma cara de sempre, widgetzinho de tempo, hora, bla bla bla. Ponto pra Nokia, mesmo que o aparelho não seja highend, foi a única que ousou sair da mesmice.

    recentes

    populares

    • Eduardo Costa
      2014-02-24T22:44:21  

      Gustavo Escobar O Objetivo da Nokia com o Nokia X neste momento é atrair pessoas que nunca tiveram um smartphone na vida. Mas pensando a longo prazo para que um segundo smartphone seja um Lumia. Por isso que eles colocaram todos os serviços da Microsoft. Pois numa migração, basta você inserir sua Microsoft Account e terá boa parte das coisas que tinha no Nokia X. E para os desenvolvedores é uma sacada, é só baixar um plugin e disponibiizar sem mudança de codigo. É uma estratégia ousada que pode falhar ou não.

    recentes

    populares

    • Eduardo Costa
      2014-02-24T22:44:21  

      Gustavo Escobar A intenção do nao acesso aos serviços da google eh a migração para os serviços Microsoft e Nokia... Deixar-se conhecer e saber q há mundo alem do Google! (e bem melhor) hehehe

  • Flavio Soares
    2014-02-25T10:10:22

    Os aparelhos da Nokia são ótimos,que pena que usam o windows phone,vamos var esses últimos modelos com android.

  • Carlos Reis
    2014-02-25T10:04:04

    Resumão... Android ai? Não sei onde! KKKKKKKKKK Isso é Nokia X Software Platform 1.0 :D

  • Waldiney Silva
    2014-02-24T14:47:22  

    Muitos não entenderam o que fez a Nokia/Microsoft. Os Nokias X não vem substituir os Lumia/WP8, mas somar. Se quisessem substitui-los lançariam esses Android com mais RAM, câmeras, processadores e telas ao nível dos Lumia topo de linha. Os Nokia X vem pra fazer o que os Asha não podem, concorrer com smarts de entrada. O Android aplicado é o mais atual 4.4, que trabalha mais fluido, necessitando de menos memória pra funcionar. Também o WP8 não foi desenvolvido pra usar dual-sim, coisa que no Android não é problema. Eu acho que dificilmente lançarão essa linha com os mesmos recursos dos Lumia.

    recentes

    populares

    • Waldiney Silva
      2014-02-24T14:47:22  

      Waldiney, vc parece ter sido o ÚNICO que entendeu! Parabéns!

    recentes

    populares

    • Waldiney Silva
      2014-02-24T14:47:22  

      windows phone 8.1 vai suportar smartfhones de 2 chips

  • Marcelo Dias
    2014-02-24T19:02:51  

    TEnho um Samsung Ativ S com Windows Phone e estou extremamente satisfeito.... enjoei foi do android

    recentes

    populares

    • Marcelo Dias
      2014-02-24T19:02:51  

      Marcelo, eu também tenho um Ativ S eu também como não me importo muito com atualização estou muito satisfeito. Todas as pessoas que olham me celular ficam de "cara" com a qualidade!

  • Carlos Philipe
    2014-02-24T09:56:06  

    Então não é Android, isso é um outro novo sistema da Nokia. Porque de Android ai não tem nada.

    recentes

    populares

    • Carlos Philipe
      2014-02-24T09:56:06  

      Amigo, o sistema pode ser customizável de inúmeras formas. A Nokia apenas fez do jeito dela, assim como as outras empresas fazem.

  • Gilson Pereira
    2014-02-24T15:54:35  

    Nokia x deve custar um pouco mais de 500 reais aki, com câmera de 3 MP sem flash e sem câmera frontal, como vai concorrer com Galaxy fame que tem câmera de 5 MP com flash, e câmera frontal. e custa 386 reais ou 450 a versão com dois chip. difícil em! tem que ter amor platônico pela Nokia para comprar esses aparelhos

    recentes

    populares

    • Gilson Pereira
      2014-02-24T15:54:35  

      Simples. deixe cair um nokia no chão e em seguida o galaxy. O galaxy vai tricar a tela só na altura do BURACO que o Nokia fez no chão! :D

  • Alisson Silva
    2014-02-24T16:21:26

    Com a outra noticia que a Microsoft irá lançar o Windows Phone 8.1, podendo rodar em qualquer celular que tenha configurações do Android, fica fácil a intenção da MS. Irá vender celulares com Android com possivel instalação do WP no futuro e talvez sendo liberado de graça para quem quiser experimentar. Talvez o próximo WP poderá ser instalado em qualquer smartphone e assim aumentando usuários. Você não irá precisar comprar outro celular se quiser outro SO. Essa pode ser uma grande sacada.

  • Tony Carlos
    2014-02-24T18:46:41  

    O lance hj é smarts com 03 chips seja ios, windows e android. Vc pode aproveitar ao maximo as melhores opções das operadoras num aparelho só. Peguei um Galaxy Star Trios para experimentar ficou show de bola.

    recentes

    populares

    • Tony Carlos
      2014-02-24T18:46:41  

      Só esqueceu de dizer que a bateria não dura nada com três chips. 1 dia sem fazer ligação, no máximo. Não chega a dois dias.

    recentes

    populares

    • Tony Carlos
      2014-02-24T18:46:41  

      Pobre com smartphone é tenso, se pudesse colocava 7 chips no celular...

  • Ioseff 2000
    2014-02-24T21:22:53

    CAVALO DE TROIA DA MICROSOFT.

  • Ricardo Santos
    2014-02-24T21:08:00

    Esse nokia x parece um "smartphone gay"quer ser Android mais continua meio windows phone,sai do armário!!

  • Paulo Santos
    2014-02-24T18:53:34

    A Nokia esta pegando a onda da Samsung, lancando tudo em qualquer lugar e com qualquer perco pra ganhar mercado. Quando tiver solidez, ela lançara produtos mais interessantes.

  • Robson Santos
    2014-02-24T17:54:31

    A Nokia simplesmente juntou o desempenho do Windows com os melhores aplicativos para Android em aparelho que custa menos de cem euros. Genial.

  • Robson Santos
    2014-02-24T17:53:53

    A Nokia simplesmente juntou o desempenho do Windows com os melhores aplicativos para em aparelho que custa menos de cem euros. Genial.

  • Gustavo Castro
    2014-02-24T17:30:19

    Os verdinhos xilequentos se rasgam todo......kkkkkk

  • Anderson Santos
    2014-02-24T17:21:06

    Celular é Nokia e pronto!

  • Engerod
    2014-02-24T16:43:21

    Eu nunca tive android, sempre tive iPhone, 4, 4s e 5. Perdi o ultimo no reveillon. Quando eu vi o preço do 5s, pensei, 3 mil em um celular? Não quero me gabar, ganho o suficiente pra comprar a mãe de quem vier me chamar de pobre. Mas tenho uma mania de não me apegar a nada. Nem a time, nem a partido politico e nem a marca. Resolvi comprar um Nokia Lumia 920 pois me despertou curiosidade, no ruim eu iria dar para algum amigo interessado. Mas não foi isso que aconteceu. Estou com ele até hoje e não tenho do que reclamar. Ótimo sistema, ótima camera, ótima tela, ótimo touch... ótimo celular!

  • Werlleson Castro
    2014-02-24T14:30:09  

    Meu Deus , esses estagiários ...... Tá claro que o aparelho não é exatamente android , e sim um Nokia que roda os aplicativos do SO.

    recentes

    populares

    • Werlleson Castro
      2014-02-24T14:30:09  

      Lá vem esse papo de estagiários dnovo... amigo, no fundo do seu âmago, vc acha que um estagiário iria cobrir o evento, e assinar um artigo sobre um lançamento?? O cara q escreveu é incompetente e desinformado, mesmo não sendo estagiário...