Redes sociais

24/02/2014 10h09 - Atualizado em 24/02/2014 11h00

WhatsApp ataca Viber e Skype e anuncia chamadas de voz ainda para 2014

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Os últimos dias foram de destaque para o WhatsApp Messenger. Após a compra do aplicativo por US$ 16 bilhões pelo Facebook (mais US$ 3 bilhões futuros) e da queda de serviços no último sábado, o mensageiro divulgou, nesta segunda-feira (24) durante o Mobile World Congress (MWC), um novo recurso já disponível nos concorrentes ainda para 2014: a realização de chamadas de voz gratuitas.

Fique por dentro das novidades e tudo sobre o MWC 2014

WhatsApp ganhará ligações em breve (Foto: Luciana Maline/TechTudo)WhatsApp ganhará ligações em breve (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Jan Koum, fundador do WhatsApp, aproveitou sua presença no MWC 2014, o principal evento de tecnologia móvel do mundo, para revelar a grande novidade. Agora bilionário, o executivo destacou a importância deste passo para tornar o serviço oferecido pelo aplicativo ainda mais popular.

 “Nossa missão é levar a opção de as pessoas entrarem em contato com as outras em qualquer lugar e de forma econômica. Nossa meta é estarmos presentes em todos os aparelhos celulares do mundo”, afirmou.

Concorrentes já oferecem chamadas

Todos os principais concorrentes do WhatsApp, como Viber, Skype, Line e BlackBerry Messenger (BBM), já oferecem o recurso VoIP. Portanto, este era um ponto fraco do aplicativo que pesava na decisão dos usuários que buscavam uma alternativa além da troca de mensagens de texto.

Ainda não há muitos detalhes de como funcionará o sistema de ligações gratuitas que o WhatsApp vai implantar, mas não deve ser muito diferente do oferecido em outros serviços: os usuários que têm o aplicativo instalado devem poder se falar sem pagar quando conectados na Internet. Resta saber se haverá ainda o sistema de compra de créditos para ligar para números de telefone sem o aplicativo.

Com uma base de 330 milhões de usuários diários e 465 milhões mensais, o WhatsApp pretende ver estas estatísticas aumentarem ainda mais após a aquisição realizada pelo Facebook e quando lançar o novo recurso de ligações, o que deve ocorrer já no segundo trimestre deste ano.

Qual será a maior inovação do MWC 2014?  Comente no Fórum do Techtudo.

Via TNW

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jean Ricardo
    2014-02-24T13:56:18  

    Desinstalei o whattsapp do meu smartphone. Passei a usar o viber e sinceramente, me surpreendeu. Zuckerberg vai ter que pedalar mais um pouquinho, se quiser monopolizar o mercado da comunicação/informação...

    recentes

    populares

    • Jean Ricardo
      2014-02-24T13:56:18  

      Tenho os dois , mas na verdade o Viber é muito superior, aconselho a migrarem para o viber, não sei não viu acho que esse cara aí fez um mal negócio, e outra o Face tbm logo cai, tem muita gente voltando para o Orkut, tem mais privacidade.

    recentes

    populares

    • Jean Ricardo
      2014-02-24T13:56:18  

      também tenho os dois mas sinceramente o Viber e melhor

  • Vinícius N.
    2014-02-24T22:17:35  

    Não desbanca o skype, nem assim. Ainda precisa de uma boa vídeo-chamada, envio de arquivos diversos (um pdf, por exemplo) e de qualquer tamanho. Sem falar na falta de um status offline e na capacidade de fazer ligações para telefones comuns. Vish, falta muito!!

    recentes

    populares

    • Vinícius N.
      2014-02-24T22:17:35  

      se vc tivesse lido, o que demostra que no seu comentário vc não leu, verá que não é tele-chamada ou video-chamada é chamada de voz gratuitas ou seja Ligações gratuitas, volta lá e leia a matéria de novo.

  • Samara Brito
    2014-02-24T22:17:07

    bom mesmo é ter o bom e velho iPhone, que manda sms e faz ligações de graça entre dispositivos Apple, e já vem nativo no dispositivo, isso sim é serviço bom e de qualidade!!

  • Gustavo Duia
    2014-02-24T11:19:59  

    Como desbancar o Viber se o aplicativo não é maior que o Whats? E para desbancar o Skype, só se fizer uma versão desktop.

    recentes

    populares

    • Gustavo Duia
      2014-02-24T11:19:59  

      o viber no momento tem mais usuario que o watts app , chegou a 500 milhoes com a venda pra rakuten ...

  • Gustavo Duia
    2014-02-24T11:30:11  

    Pra desbancar o Skype, só fazendo uma versão desktop.

    recentes

    populares

    • Gustavo Duia
      2014-02-24T11:30:11  

      Não desbanca o skype, nem assim. Ainda precisa de uma boa vídeo-chamada, envio de arquivos diversos (um pdf, por exemplo) e de qualquer tamanho. Sem falar na falta de um status offline e na capacidade de fazer ligações para telefones comuns. Vish, falta muito!!

    recentes

    populares

    • Gustavo Duia
      2014-02-24T11:30:11  

      no viber faz isso tudo e com muita qualidade ...

  • Cesar Mattos
    2014-02-24T13:32:40  

    Copiando o Viber

    recentes

    populares

    • Cesar Mattos
      2014-02-24T13:32:40  

      viber? quando vc nasceu, eu ja usava um tal de skype... conhece?

    recentes

    populares

    • Cesar Mattos
      2014-02-24T13:32:40  

      eu uso o viber e mesmo com o 3 g consegui fazer ligaçao com uma excelente qualidade , de um moto g para um nokia lumia 520 . com o 3g de 9,90 por mes da vivo , o vivo sempre internet ....

  • Richard G
    2014-02-24T18:11:52

    É.. bacana ter ligações, só que grande parte das contas do wpp vão expirar esse ano, e eu acho que muita gente não irá renovar.

  • João Lima
    2014-02-24T18:06:46

    vamos ver se vai fazer ligaçoes internacionais pois o viber mesmo nao faz

  • Gustavo Castro
    2014-02-24T17:46:34

    em Como tem gente idiota...deixa de usar aplicativo porque empresa x ou y adquiriu.....que dó de uma pessoa assim...kkkkkkkk

  • M1t1n1c
    2014-02-24T16:45:06

    Vão achando que vai ser assim tão bom... se você tiver o ping acima de 150ms oque e fácil alcançar com uma 3g as vozes começam a ficar distorcidas e você não entende nada , só será viável e de boa qualidade através de uma wifi !

  • Roberto Lima
    2014-02-24T12:47:27  

    Pra ferrar de vez com as operadoras?

    recentes

    populares

    • Roberto Lima
      2014-02-24T12:47:27  

      Thiago Martins, na verdade não. O Skype já faz isso.

    recentes

    populares

    • Roberto Lima
      2014-02-24T12:47:27  

      Pois é, o Skype faz isso há anos e nunca causou problema pras operadoras. VoIP é uma coisa que não pega por aqui

  • Fabricio Silva
    2014-02-24T15:42:26

    Em breve vejo: CLARO nunca mais!!!

  • Victor Ciccarelli
    2014-02-24T11:29:34  

    Depois que parar de cair, pode ser que faça chamadas... Só tomara que não vire um aplicativo pesado como o Skype, que consome bateria demais e não roda em celulares não tão potentes...

    recentes

    populares

    • Victor Ciccarelli
      2014-02-24T11:29:34  

      O SKype no WP roda bem e nao consome bateria como no Android

    recentes

    populares

    • Victor Ciccarelli
      2014-02-24T11:29:34  

      Cesar Mattos Isso eu realmente não sei... Tenho um Android Simples, com processador de 1Ghz, e sinceramente não rodou de jeito nenhum... Whats é ótimo e leve, tomara que não perca as funcionalidades que tem hoje!

  • Alex Ribeiro
    2014-02-24T14:30:03

    Eles não precisavam disso. Apesar de ser o q tem menos recursos, tá todo mundo usando Whatsapp

  • Tulio Moraes
    2014-02-24T14:11:49

    Oq adianta, pagamos a Internet mais cara do mundo e a pior do mundo, aqui no brasil só vai funcionar usando wifi !

  • Valdinei Santos
    2014-02-24T13:52:57

    Apesar de ser igual o Viber, a base de clientes/usuários é muito maior então continua valendo a pena manter somente o WhatsApp instalado. Vamos ver em quanto tempo isso será implantado.

  • Antonio Souza
    2014-02-24T12:18:56

    SMS ainda funciona muito bem.

  • Jonanthan Porto
    2014-02-24T11:21:16

    Até que fim o Whatsapp vai ter a realização de chamadas de voz gratuitas. Só faltava isso para o App ser o melhor comunicador instantâneo da atualidade. Parabéns!

  • Andre Ricci
    2014-02-24T11:11:08

    Acho que quem comrou o WhatsApp foi a tim... desconfio viu