25/02/2014 17h28 - Atualizado em 25/02/2014 17h31

Nova falha de segurança do iOS pode permitir capturar tela do iPhone

Taysa Coelho
por
Para o TechTudo

Uma nova falha de segurança no iOS 7 pode permitir que cada movimento do usuário na tela de seu iPhone ou iPad possa ser monitorado e capturado remotamente. Pesquisadores da empresa de segurança FireEye instalaram um aplicativo de monitoramento em um aparelho sem jailbreak (método usado para permitir instalação de apps que não então na loja da Apple) para realizar o teste.

Contra WhatsApp, Viber libera ligações de graça para fixos no Brasil

Ainda vale a pena comprar o iPhone 4S? (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone 4S (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


O programa instalado conseguiu gravar todos os movimentos executados, como toque na tela e no botão home, acionamento dos botões de volume e até mesmo quando o leitor de impressão de digital era usado. Após os testes, a empresa de segurança concluiu que um indivíduo mal-intencionado poderia usar um app do gênero para monitorar remotamente um usuário e saber todos os seus passos.

A companhia alerta que para ser vítima de um golpe do gênero, o usuário teria que permitir a instalação do programa de monitoramento. No entanto, apesar das rígidas políticas da Apple para aceitar aplicativos em sua App Store, a FireEye alegou ter conseguido instalar o software malicioso sem fazer jailbreak.

Samsung vai superar a Apple com o Galaxy S5? Participe do debate no Fórum do TechTudo.

De acordo com a FireEye, a falha ocorre devido a maneira como os aplicativos em segundo plano rodam nos dispositivos iOS: eles são capazes de detectar todas os acesso a teclas e ações sensíveis ao toque feitas nos aparelhos. Enquanto a fabricante não libera uma correção para a brecha, a empresa de segurança aconselha que os usuário desativem o “Background App Refresh”, de maneira a impedir o monitoramento em segundo plano. Um programa malicioso disfaçado de app de música, no entanto, ainda poderia monitorar os comandos.

Os pesquisadores usaram um dispositivo rodando iOS 7.0.4  e informaram que existe a mesma vulnerabilidade nas versões iOS 7.0.5 , 7.0.6 e 6.1.x. Resta esperar que a Apple libere uma atualização de segurança do iOS, que recentemente foi atualizado para a versão 7.0.6, para corrigir outra falha de segurança, que permitia acesso remoto a hackers através de redes compartilhadas.

Mais cedo, ainda nesta semana, os usuários do iOS ganharam um reforço na segurança de seus dispositivos depois de a Apple lançar a atualização 7.0.6 para o seu sistema operacional móvel. Lançado cerca de um mês após o update 7.0.5, o arquivo visa solucionar uma falha nas conexões SSL

Via CNET

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Charles
    2014-02-25T23:31:15

    BEJIM NO OBRO SO QUEM FEJA COM O BODE BEIM NO OBRO SO QUEM TE DISPSISSAO PRO RECAUQUE PASA LONGE SO PRAS IVEJOSA DE PRATAO DESEJO A TODAS SASUNGGG VIDA LOGAAAAAA PRA Q ELAS VEJA CADA DIA NOSA IPONE 7 BATEU DE FREMTE SO TIRO BAORADA E BOBA AQUI DOIS PAPO N SE GRIA E NEM FAS ISTORIA MEU IPONE TOMA BANHO DE OR OPORRAAAAAAAAAAAAAA E SEU SASUNG? NAO TOMA BANHO DE ORO? DISCUPA SEUS OTARIO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK NUCA VAO SE APLE CARALIO

  • Barbieri Neto
    2014-02-25T19:39:47

    Só não explicou como conseguiu instalar um aplicativo de monitoramento sem jailbreak. As vezes, aparece empresas informando que descobriu uma falha no iOS, mas depois desaparecem sem dá detalhes.

  • Barbieri Neto
    2014-02-25T18:16:00

    Hello, mister Obama!