Antivírus

12/02/2014 09h50 - Atualizado em 12/02/2014 09h50

Pesquisa diz que existem mais malwares no Android que apps no Google Play

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O número de malwares criados para o Android é dez vezes maior do que o de apps reais no Google Play. A novidade foi divulgada em uma pesquisa recente feira pela empresa de segurança online Kaspersky. Só no mês de janeiro, a companhia identificou cerca 200 mil novos programas maliciosos em dispositivos móveis.

Dez sintomas indicam se o seu computador faz parte de uma rede zumbi

Antivírus no Android é fundamental, diz Kaspersky (Foto: Divulgação/Kaspersky)Antivírus no Android é fundamental, diz Kaspersky (Foto: Divulgação/Kaspersky)

De acordo com a Kaspersky, há cerca de 10 milhões de malwares para o Android hoje. O Google Play, por sua vez, possui apenas 1,1 milhão de aplicativos para download. Parece impossível, mas não é: grande parte do conteúdo contaminado é distribuído em páginas não oficiais na Internet.

“A verdade é que o número de lojas não oficiais, que têm muito mais do que um milhão de aplicativos, é o que faz com que os softwares maliciosos apareçam em maior quantidade”, diz um trecho do estudo publicado pela firma.

Qual antivírus e sistema operacional você usa? Comente no Fórum do TechTudo

Há diversos sites falsos na Internet que oferecem supostas versões grátis de aplicativos pagos, como clones de apps de instituições financeiras e supostos downloads de arquivos APK bloqueados por região. Com isso, muita gente acaba caindo em golpes e perdendo informações importantes.

Para evitar qualquer problema, a Kaspersky dá cinco dicas básicas: não ativar o "modo desenvolvedor" no celular e não permitir instalação de softwares de terceiros. Além disso, é importante só instalar programas de canais oficiais, ler as permissões que você concede a cada app e também utilizar programas de segurança no celular. Isso pode ajudar bastante no combate ao malware.

Via Kaspersky

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wesley Oliveira
    2014-02-12T11:33:31  

    Malware? A sim... Desculpe-me, mas meu iphone não sabe o que é isso.

    recentes

    populares

    • Wesley Oliveira
      2014-02-12T11:33:31  

      Wesley Araujo, tive meu cartão clonado ao usar a apple store quando comprei o Osx Mavericks no meu próprio MacBook... Então já que o OSX é tão seguro, me explica como isso aconteceu... Minha sorte é que toda transação que faço com meu cartão de crédito eu recebo um sms.

    recentes

    populares

    • Wesley Oliveira
      2014-02-12T11:33:31  

      Edvander, este comentário foi enviado de meu iphone 5s. Desejo que você tenha um produto Apple, assim entenderá o que falo.

  • José Gonçalves
    2014-02-12T11:25:49  

    Engraçado que as pessoas que dizem que preferem WP ao Android, são os mesmo que usam o Windows ao invés de Mac ou Linux... Mal sabem que essa quantidade de Malwares se dá pela popularidade. Então antes de falar mal do Android, pare de usar seu Windows 7, 8...

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2014-02-12T11:25:49  

      Juliano Vendruscolo Descordo, os malwares são geralmente programas simples para roubar senhas de bancos ou algo do tipo, praticamente ninguém quer invadir supercomputadores por ai a fora, a menos a nível de espionagem. Os alvos são sim, na maioria das vezes, os usuários comuns, que não tem cuidado ou conhecimento suficiente para se protegerem, pois da mesma forma que existe esse tipo de usuário no Windows existe também no Android, e sim, o motivo é a popularidade. Acha que é difícil fazer vírus para Linux ou Mac? Não, não é, só não há tanto interesse.

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2014-02-12T11:25:49  

      Windows 8.1 'e quase malware free... possue protecao no Kernel.... Da uma olhada nos relatorios de seguraca atuais e vera q a Apple esta na cabeca

  • Cesar Mattos
    2014-02-13T16:12:14

    Android nao obrigado... Prefiro meu Lumia 920...

  • Urubu Rei
    2014-02-12T18:59:31

    Pesquisa diz que existem mais burros com Android do que no mundo!

  • Rancho
    2014-02-12T17:32:21

    Claro que tem, e sabe porquê? Porque o Android é só o sistema mais usado do mundo em smartphones. Agora vem com histórinha, outra, só apanha vírus se for burro o suficiente para fazer downloads de "aplicativos" desconhecidos. Baixe pela Play Store e tá tudo bem. :3

  • Urubu Rei
    2014-02-12T15:06:52  

    Vírus no Android é igual político ladrão: tem de montão, nenhum vai preso, e ainda dizem que não existe!

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2014-02-12T15:06:52  

      kkkkkkkkk

  • Fernando Jesuino
    2014-02-12T13:29:16  

    Vírus no Andriod é igual a caviar: nunca vi, nem comi, só ouço falar!

    recentes

    populares

    • Fernando Jesuino
      2014-02-12T13:29:16  

      kkkkkkkkk

  • Junior
    2014-02-12T13:26:30

    "há cerca de 10 milhões de malwares para o Android hoje". 1) Como essa Kaspersky conseguiu identificar esse valor de 10 milhões de malwares? 2) 10 milhões de malwares: voces realmente acreditam nisso? 3) Todos os programadores do mundo estão fazendo virus para android?.....Nao tem como confiar nisso ai: Com TUDO isso, certeza que teriamos instalados em nossos dispositivos mais virus em android do que em windows! Virus para windows, todo mundo conhece, e até os mais entendidos já pegaram. Virus no android: igual caviar, nunca vi, só ouço falar!

  • Rogério Macedo
    2014-02-12T10:21:18  

    Por isso que eu aderir ao Windows phone

    recentes

    populares

    • Rogério Macedo
      2014-02-12T10:21:18  

      eu idem.

    recentes

    populares

    • Rogério Macedo
      2014-02-12T10:21:18  

      Bom, sou feliz com meu Lumia 820, sem travamentos, sem bugs...

  • Thallis Ferreira
    2014-02-12T11:22:07

    Techtudo puxa saco do iphone kkkk

  • Fernando Ferreira
    2014-02-12T11:17:06

    Então segundo as Kaspersky não devemos usar a Amazon appStore, uma vez que não podemos instalar apps de terceiros.

  • Bruno Santana
    2014-02-12T11:13:25

    O que é malware? Nunca vi isso no meu iPhone!

  • Alex Faria
    2014-02-12T11:12:14

    iOS reina, android tudo lixo, me negativem a vontade!!

  • Marcos Pereira
    2014-02-12T11:01:27

    Baixando no Google play que é um canal oficial não há problema algum. Quando os "espertinhos" querem levar vantagens em tudo e só caçam o que é de graça, aí são presas fáceis.

  • Áquila Busman
    2014-02-12T10:16:14

    Usem Windows Phone, problema resolvido!

  • Alex Ribeiro
    2014-02-12T10:14:18

    Nunca peguei um até hoje.....porque será???? Techtudo, às vezes eu desconfio das reportagens de vcs, sério msm

  • Oráculo Silva
    2014-02-12T10:08:54

    Mas é claro. É o mais utilizado no mundo, por isso mais visado. Isso é dizer que o Windows tem mais virus que o Linux. Virus são desenvolvidos por pessoas que muitas vezes só tem o prazer de vê-lo disseminado, Se eu quero que meu vírus afete o maior número de pessoas, vou jogar na plataforma mais utilizada, isso é óbvio.