Internet

14/02/2014 07h05 - Atualizado em 06/05/2015 15h22

SQN, LOL? Entenda as principais expressões e hashtags das redes sociais

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

Ainda fica perdido nas gírias usadas na Internet e nas redes sociais? Muitas delas são abreviações de palavras, frases e expressões muito usadas na rede ou no dia a dia dos internautas, mesmo offline. 

Gamer: entenda as expressões e siglas faladas nos jogos online

Diariamente, surgem novas e outras versões no Facebook, no Twitter e até no Instagram e no Snapchat. Para você não ficar de fora, o TechTudo preparou uma lista com algumas variações; confira.

"OMG" expressa surpresa ou espanto (Foto: Reprodução/Canlt Be Saturday Now) (Foto: "OMG" expressa surpresa ou espanto (Foto: Reprodução/Canlt Be Saturday Now))"OMG" expressa surpresa ou espanto (Foto: Reprodução/Can lt Be Saturday Now)


AFF -  Usada para demonstrar descontentamento, cansaço, insatisfação, indignação ou discordância. Ao pronunciar essa “palavra” repare o som emitido: é como um suspiro por falta de paciência.

ADD - Vem de Add, em inglês. Significa “adicionar”, como por exemplo: “Me add no Facebook?” ou "Vou add você!".

AMG - Significa “amigo” ou “amiga” e pode ser aplicado de diversas formas como “amg, você sabe o endereço da festa?”.

BBQ ou BBK - É a abreviação do termo “babaca” nas redes sociais. É preciso prestar muita atenção para não confundir com "barbecue" (churrasco).

BFF - Muito usada por mulheres, a abreviação de “Best Friends Forever”, em português “melhores amigas para sempre”, serve para dizer que considera alguém uma melhor amiga: “Gabi, minha bff, falou que a festa foi ótima!”, por exemplo.

BJS - Significa "beijos". Usada para se despedir do seu amigo ou ao final de alguma mensagem enviada por você. Existem também outras abreviações para a palavra, como bj, bjo, bjos, bjk, bjoks, bju, bjx.

BRINKS - Serve para mostrar que a frase não é para ser levada a sério. Significa "brincadeira", no "vocabulário digital". Você diz que aquilo não passa de uma "brinks" ou que você está de "brinks".

BTW - São as iniciais das palavras que formam a frase, em inglês, “By The Way”. Quer dizer  “a propósito”, é usada, principalmente, para acrescentar algo no assunto durante uma conversa, como por exemplo: “Saquei dinheiro no caixa automático. BTW, muitos bancos agora não cobram tarifas até quatro saques no mês nesses terminais”.

CMG - Significa “comigo”. Por exemplo: "ele está cmg na festa hoje".

CTZ – Significa "certeza" ou "com certeza". Outras abreviações dessas palavras também são muito comuns, como CTZZ, CTZA, COM CTZA. Essas podem ser usadas para afirmar o que foi dito ou até para ironizar.

FIKDIK - Serve para mostrar que a mensagem é um conselho, já que significa “Fica a dica”. Por exemplo: “Oi amg, as lojas do shopping estão todas em liquidação. FIKDIK”.

GLR - Uma espécie de abreviação de “galera”. Por exemplo: “glr, vamos marcar de nos encontrar?”.

LOL - Esta é a abreviação de “Laughing Out Loud”, em inglês. Significa “rindo alto”, em português. Serve para você dizer que você está rindo muito, que está às gargalhadas, sobre um acontecimento.

Também existem outras formas de rir à toa, como ROFL ou ROTFL (Rolling on the floor laughing – rolando de rir no chão) ou LOLZ. O uso do LOL pode substituir os “kkkk” e os “hahaha” e tantas outras gargalhadas mais comuns que exigem muitos caracteres, ou mesmo ser usado depois delas.

MSG - Abreviação da palavra “mensagem”. Exemplo: "enviei uma msg para você ontem".

MSM - Ajuda a economizar caracteres ao escrever “mesmo”. Por exemplo: “É isso msm!”.

N - A letra sozinha é usada para dizer “não”, em qualquer ocasião durante um bate-papo na rede.

NSFW - Significa não abra no trabalho (do inglês, “Not Safe For Work”, "não seguro para ao trabalho", em português. Um aviso ao amigo quando é enviado algum conteúdo "impróprio", por exemplo.

OMG - Expressão muito usada para expressar espanto e quer dizer “Ai meu Deus”. Vem da expressão em inglês, “Oh My God”.

ORLY - É a abreviação da expressão interrogativa, em inglês, “Oh, really?”. Significa algo como “Sério?”, em português. Usada quando um amigo conta algo impressionante ou mesmo ironizando ao contarem uma mentira durante uma conversa. 

PFV - Significa “por favor”. Existem outras siglas usadas, como PF, PFVR, PLZ (de please, por favor em inglês). Usada para pedidos ou como ironia em relação a algum comentário.

PLMDDS - É uma redução de “Pelo Amor de Deus”. Usada para pedir alguma coisa ou para exclamar a sua indignação por algo.

PQ - Abreviação de “por que” ou “porque”. Assim como muitas outras, essa é usada para economizar caracteres na conversa.

SDDS - É uma abreviação da palavra "saudades". Você pode usar durante uma conversa ou em uma foto antiga, por exemplo.

SDV - Essa gíria é muito usada no Twitter e no Instagram e significa “Segue de Volta”. Usada por usuários ao pedir para que os outros o sigam também nessas redes sociais; o popular "Follow Back".

 SQN - Famoso no Twitter como hashtag, significa “Só que não”. Ela está muito presente nas redes sociais, sendo citada pelos usuários quando dizem algo contrário do que pensam. Exemplo: “adoro carnaval. #sqn”.

VDD - É a abreviação da palavra "verdade". Existem também outras variações dessa, como VRDD e VDDR, que quer dizer "verdade verdadeira". Você pode usar para concordar com o que alguém disse online.

WTF - Abreviação da pergunta, “What The F***?”. Algo como “Que porcaria é essa?”,  em português). Sempre usada quando você se espanta com alguém ou alguma coisa. “Vocês viram o filme de ontem? WTF?”.

XOXO - Significa “Beijos e abraços”. Muito usada ao se despedir em um bate-papo ou em uma mensagem. Você também pode escrever “xxx” (só beijos) e “xoxoxoxoxo”. Use quantos "xos" você quiser, para mandar muitos beijos e abraços para alguém.

Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Débora Ramos
    2014-02-14T13:20:06  

    Faltou o Bjunda= Beijo na bunda!

    recentes

    populares

    • Débora Ramos
      2014-02-14T13:20:06  

      Faltou também o "slep.slep, slep, slep"

    recentes

    populares

    • Débora Ramos
      2014-02-14T13:20:06  

      LPLP

  • Miguel Lago
    2016-06-06T17:26:35

    o sgf " Ult" muito usado no insta?

  • Vinicius Alex
    2015-02-17T15:27:21  

    alguém sabe o que é d.w.

    recentes

    populares

    • Vinicius Alex
      2015-02-17T15:27:21  

      Darth Weider

    recentes

    populares

    • Vinicius Alex
      2015-02-17T15:27:21  

      DeutscheWelle, jornal alemão

  • Fabio Zwarycz
    2014-02-14T11:33:31  

    ETNG = Estagiários Trabalhando na Globo.

    recentes

    populares

    • Fabio Zwarycz
      2014-02-14T11:33:31  

      Leandro Coelho hahahahah nem tinha visto

    recentes

    populares

    • Fabio Zwarycz
      2014-02-14T11:33:31  

      Fabio Zwarycz, toma aí o meu like!

  • Dayane Reis
    2014-11-18T09:34:40

    Por favorrrr alguém sabe o que pode significar essas siglas ? PDV , SFV, QFV

  • Francisco
    2014-02-14T16:06:37  

    Alguém pode explicar o que é PPK??!

    recentes

    populares

    • Francisco
      2014-02-14T16:06:37  

      xo xo ta

    recentes

    populares

    • Francisco
      2014-02-14T16:06:37  

      popica

  • Henrique Silveira
    2014-02-14T15:27:19  

    Conheço pessoas que usam um tal de "concerteza"... Vocês sabem o que é?

    recentes

    populares

    • Henrique Silveira
      2014-02-14T15:27:19  

      Concertesa não.

    recentes

    populares

    • Henrique Silveira
      2014-02-14T15:27:19  

      hahahahahahahahahhha

  • Eric Nascimento
    2014-02-14T12:36:28  

    Só gente tonta usa essas abreviações, ai chega na hora de fazer uma redação, não sabe escrever exceção.

    recentes

    populares

    • Eric Nascimento
      2014-02-14T12:36:28  

      Sim Rejane, concordo que erros de português são um problema sério na internet, e quando você tenta corrigir, ai que a brutalidade aparece mesmo, "na internet ninguém precisa escrever certo" ou "valeu professor de português". Tem gente que simplesmente estupra o português na internet.

    recentes

    populares

    • Eric Nascimento
      2014-02-14T12:36:28  

      Posso te dizer que nesse caso eu sou uma eceção, pois uso abreviasões e sei escrever redassões corretamente. Abrasso!

  • Felipe Bento
    2014-02-14T16:43:53  

    que bela bo.sta, esqueceram PPK, XXT entre outras

    recentes

    populares

    • Felipe Bento
      2014-02-14T16:43:53  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...LOL

  • Mario Cp
    2014-02-14T21:34:50  

    Teria sido mais útil escrever uma matéria sobre as novas palavras "criadas" pelos internautas, tais como: concerteza, encima, namoral, finde semana, encomoda, preoculpado e outros absurdos que não me lembro agora. Ou então poderiam explicar a diferença entre mais e mas, entre mal e mau, os quatro "porques"....

    recentes

    populares

    • Mario Cp
      2014-02-14T21:34:50  

      O pior que vi esses dias foi o "síndrome didau" (ou "síndrome didal")...

    recentes

    populares

    • Mario Cp
      2014-02-14T21:34:50  

      Mario Cp... sensacional o seu comentário!

  • Rogerio Santos
    2014-02-17T13:04:36

    Escrever corretamente respeitando a gramática é o mais difícil nestes ambientes virtuais! A turma, em sua maioria, aprende toda sorte de siglas, códigos e expressões estranhas, mas a língua portuguesa continua sendo assassinada sem nenhum constrangimento. Inclusive entre universitários e pessoas com nível superior completo. Em se tratando de comunicação, as chamadas redes sociais tem mais emburrecido as pessoas do que outra coisa!

  • Daniela Calderón
    2014-02-16T00:09:51  

    Brasileiro adora imitar os norte americanos, como pode... português que é bom, NADA!

    recentes

    populares

    • Daniela Calderón
      2014-02-16T00:09:51  

      Fomos nós brasileiros que criamos grande parte dessas abreviações, por incrível que pareça.

  • Gabriela Azevedo
    2014-02-16T09:49:45

    OMG, Essa reportagem foi LOL CTZ! Bjs

  • Geraldo Pablo
    2014-02-16T07:45:15

    Voltamos à época do telegrama passado pelo código morse. Era assim que o telegrafista dos correios fazia.

  • Leonardo Santos
    2014-02-16T00:45:38

    I love o BBB, SQN... LOL... BBK's

  • Benjamim Santos
    2014-02-14T22:38:56  

    é usado por esses adolescentes idiotas que não fazem nada da vida, e dorme e acorda com ao lado do computador.

    recentes

    populares

    • Benjamim Santos
      2014-02-14T22:38:56  

      VDD!!

    recentes

    populares

    • Benjamim Santos
      2014-02-14T22:38:56  

      cada geração é uma moda, daqui uns anos esses mesmo jovens vou estar criticando a geração futura . Ciclo da vida

  • Lanna Souza
    2014-02-14T17:56:33  

    Poupe-me!Acha que eu tenho interesse em aprender tanta asneiras.Prefiro ficar de fora de tanta modernidade....Barata e idiota.

    recentes

    populares

    • Lanna Souza
      2014-02-14T17:56:33  

      Lanna Souza kkkkk, pelo menos seu sobrenome é inteligente,igual o meu! LOLZ

    recentes

    populares

    • Lanna Souza
      2014-02-14T17:56:33  

      Como ela iria comentar sem ler? Bjs Lanna!!

  • Eduardo V.
    2014-02-15T19:32:47  

    Tá muito fraco essa lista....Falta MILF, GILF, POV, BBW, COED.

    recentes

    populares

    • Eduardo V.
      2014-02-15T19:32:47  

      Mas aí não é caso de redes sociais e sim de outros sites.

  • Mika Ii
    2014-02-15T23:11:14

    XXX abraços??? Kkkkkk Pra mim isso é outra coisa em; E pra quem não sabe o que significa, coloque XXX no google.

  • Anderson Reis
    2014-02-15T10:34:01  

    Tem pessoas que não conseguem, nao sabem ou nem mesmo lembram como se escreve a palavra VOCÊ. geração analfabetos virtuais.

    recentes

    populares

    • Anderson Reis
      2014-02-15T10:34:01  

      o que mesmo tem a ver escrever vc em um bate papo pelo celular?

    recentes

    populares

    • Anderson Reis
      2014-02-15T10:34:01  

      E o pessoal que conjuga verbo no passado adicionando a letra "r"? Ex: Eu vir um filme; eu rir muito. É de matar!

  • Joana
    2014-02-15T21:28:46

    Será que esses alienados sabem o que é a abreviação BRICS?

  • Arlindo Junior
    2014-02-15T21:07:55

    o dificil nao e entender as abreviaturas o dificil e voce dialogar com essa molecada, nao dizem coisa com coisa !!! daqui a algum tempo tem uma porçao de gente que nao vai nem saber fazer uma redaçao ou conversar com certa logica de assunto embolam tuto !!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Bruno Oliveira
    2014-02-15T18:42:28  

    Abreviações não causam mal algum.. o problema hj em dia é simplesmente a falta do hábito de leitura, isto que dificulta a escrita..

    recentes

    populares

    • Bruno Oliveira
      2014-02-15T18:42:28  

      O problema é a falta de bom senso. Muitas pessoas levam este modo de escrever para lugares que nunca deveriam usar.

  • Eduardo V.
    2014-02-15T19:28:20

    Faltou MILF, GILF e POV.

  • Eduardo V.
    2014-02-15T19:25:28

    faltou MILF, GILF, POV.