21/02/2014 11h39 - Atualizado em 21/02/2014 12h11

Titanfall: shooter traz combates alucinantes e empolga na versão beta

Leonardo Avila
por
Para o TechTudo

Titanfall chega oficialmente mês que vem, mas a EA e a Respawn fecharam na última quarta-feira (19) a etapa de beta aberto do game para Xbox One e PC. É bem possível que você tenha conseguido enfrentar gigantes de ferro, pisar em bots desprevenidos, arrancar pilotos de seus cockpits e afins nos dois mapas que o time disponibilizou para teste. Nós do TechTudo também estivemos no front de Titanfall esta semana e, talvez como não poderia deixar de ser, saímos contentes com a experiência. Confira:

Titanfall: saiba como funcionam as Burn Cards

titanfallbeta1Titanfall (Foto: Divulgação)

Um futuro promissor

A princípio, a Respawn (formada por talentos responsávei por Call of Duty: Modern Warfare) tem um trabalho titânico em mãos com seu novo shooter: fazer com que até o mais inseguro dos jogadores conecte-se online para jogar algumas partidas contra oponentes humanos. Titanfall é, afinal, um jogo que está feliz em não destacar o comparativo kill/death no fim da partida – claro, você ainda pode bater o número de pilotos e titãs acumulados (controlados direta ou indiretamente por jogadores) e comparar com quantas vezes você morreu, mas aí é preciso passar os olhos pelas dezenas de bots eliminados pelo caminho, ali fincado bem no meio das outras estatísticas.

O time consegue cumprir seu objetivo justamente por isso: opções de design muito bem intencionadas que tornam partidas interessantes para novatos sem necessariamente frustrar jogadores mais hábeis. Se você está lendo pela primeira vez sobre Titanfall agora, deve ter se surpreendido com uma palavrinha no parágrafo acima: bots. E, sim, em toda e qualquer partida os 12 jogadores são acompanhados por ondas de inimigos controlados pela máquina. Eles são sim tão ineptos quanto um capanga de Call of Duty, e perdemos a conta de quantas vezes esmagamos um sem querer enquanto tentávamos manobrar os Titãs.

Mas o tamanho reduzido dos mapas e os pontos de encontro e escape, muito bem desenhados, garantem que mesmo com partidas cravadas em 6 contra 6 (uma decisão criticada por jogadores, mas muito bem defendida pelo estúdio) você esteja sempre próximo de um piloto inimigo. No melhor estilo shooter, atire e sua posição pipoca no mapa. Então mesmo que um jogador mais casual possa se divertir dizimando inimigos controlados pelo computador, os mais capazes precisam constantemente ficar atento aos arredores para não atrair atenção desnecessária de um colosso mecânico, ou para transitar rapidamente entre alvos e garantir a sobrevivência.

titanfallbeta2Titanfall (Foto: Divulgação)

E por falar em sobrevivência, um dos mapas é uma grande clareira enfeitada aqui e ali por pequenas construções. Gamers mais inseguros têm acesso a um dispositivo de invisibilidade para cruzar o cenário sem precisar pensar sobre movimentação tática e cautelosa, mas porquê o efeito não funciona tão bem para enganar pilotos quanto para ludibriar os sistemas elétricos dos Titãs, ambos os casuais e os mais espertos estão igualmente suscetíveis ao confronto entre pilotos. Ah, e pilotar um dos grandões não é um privilégio apenas concedido aos MVPs da partida. É pura questão de tempo: faça lá o que vier à cachola, e um Titã será entregue a você em 3 minutos de qualquer maneira. Se dê bem na partida entretanto, e o timer vai sendo rapidamente reduzido.

Pilotar um Titã é tão diferente de controlar um piloto que – descobrimos pessoalmente – é bem possível que você seja muito bom com o último e péssimo com o primeiro. Muito embora o grandalhão não seja tão lento quanto parece – ele corre e é capaz de breves, mas rápidas, investidas, o que não exatamente faz dele tão suave quanto um sportscar mas serve – não há como se esconder de inimigos nem alcançar algum ponto de vantagem no mapa. O sucesso depende da sua capacidade de despistar Titãs inimigos tempo o bastante para recarregar seu escudo e escolher bem o momento para lançar uma rajada de mísseis ou desviar de disparos.

titanfallbeta3Titanfall (Foto: Divulgação)

Mas te asseguramos que preferimos não ter opinião formada no momento. Primeiro porque, com toda a preocupação em atrair jogadores estranhos aos termos e hábitos do shooter moderno, a Respawn pode ter uma maçã podre no cesto. Seu nome? Smart Pistol, um dispositivo que trava a mira em múltiplos bots, ou nos vários pontos necessários para matar um piloto, e os elimina com um único toque do gatilho. Basta esperar alguns 2 ou 3 segundos para a pistola reconhecer o alvo e pronto! Nosso problema com a ideia não está exatamente no conceito em si – ela é divertida de usar e há sim desafio em manter a mira sobre um inimigo em alguns mapas mais verticais – mas a distância em que o sistema de trava funciona é enorme, a vítima não é avisada do perigo e, mesmo sem a trava ativa, a pistola é um bocado poderosa.

De qualquer maneira, o gosto que tivemos com a demo ainda deveria estar um pouco longe de definir ou não sua intenção de compra. Há apenas dois mapas – um para pilotos, outro para titãs, mas queremos ver se há algo mais no meio de campo – duas armas anti-titãs e dois dispositivos de defesa para as máquinas – um escudo que para e devolve tiros e uma fumaça elétrica que arrasa com pilotos próximos. É esperar para ver se o time está bolando armas igualmente exóticas e, se sim, que papel seu arsenal terá no jogo e como eles vão se relacionar. E nem nos faça discutir como os outros tipos de Titã poderão alterar a experiência. Até lá, podemos garantir: estamos ansiosos para voltar ao cockpit.

Opine no fórum do TechTudo: você acha que Titanfall será um dos melhores fps da história?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jorge Cardoso
    2014-02-21T13:05:06  

    Falta servidores no Brasil... pessoal do console já está acostumado com as diferenças de ping, mas no pc, é essencial ter server aqui. O melhor ping do beta era 130. Jogo BF4 com ping 8-12, usando gvt-rj.

    recentes

    populares

    • Jorge Cardoso
      2014-02-21T13:05:06  

      Muito bem observado, Jorge Cardoso. Joguei todas minhas partidas em Titanfall com ping maior do que quando estava sendo obrigado a acessar servidores dinamarqueses para jogar o multi do Crysis 3 no PC, por exemplo, e há sim pequenos porém notáveis casos de rubberbanding. Isso pelo menos na minha experiência com o jogo. Não chegou a ferrar definitivamente minhas partidas, mas também estou na torcida para que a EA resolva essa.

  • Max Buss
    2014-02-21T18:50:27  

    jogo fraco falta muiiito pra ser um killzone shadow fall, homens voam e muito irrealista, graficos fraquerrimos, nao e next gen

    recentes

    populares

    • Max Buss
      2014-02-21T18:50:27  

      FANBOY SONYSTA

  • Loco13
    2014-02-21T15:37:00  

    Só quem jogou a beta para saber o quanto o jogo é bom, me surpreendeu, tem tudo para ser o melhor FPS do momento, jogo divertido demais e ação do inicio ao fim, vai vender muito.

    recentes

    populares

    • Loco13
      2014-02-21T15:37:00  

      FALOU E DISSE LOCO 13...A VERSAO DO ONE MATOU A PAU

  • Nilton Oliveira
    2014-02-21T21:30:44

    FANBOYS SONYSTAS SE MORDENDO DE CIUMES...KKKKKKKKKKKKK TITANFALL MATOU A PAU

  • Victor Queiroz
    2014-02-21T18:49:59

    que cara Noob,hahahaha

  • Clayton Santos
    2014-02-21T17:07:39

    Como podem criar um game tão bacana assim e não colocar um modo single player... é triste...