06/03/2014 07h27 - Atualizado em 06/03/2014 14h52

Android supera iOS nas vendas de tablets, mas iPad ainda é o mais vendido

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O último ano foi muito bom para as fabricantes de tablets Android. Segundo o relatório publicado pela consultoria Gartner, os dispositivos com o sistema do Google agora são dominantes no mercado, respondendo por 62% dos tablets vendidos no último trimestre. Já o iOS, antes com 52,8% do mercado, se fez presente em 36% dos tablets comercializado ano passado, em todo o mundo.

iPad Air, o novo tablet da Apple  (Foto:  Thiago Barros/TechTudo)iPad: tablet da Apple ainda é o modelo mais vendido, mas perdeu a supremacia no mercado (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

O mercado de tablets, porém, cresceu 68% em 2013. Por isso, mesmo com um market share menor, a Apple vendeu quase 10 milhões de iPads a mais que em 2012. Com isso, o produto se mantém como o modelo único mais vendido do mundo, superando com folga o número de tablets vendidos pela Samsung, Asus, Amazon e Lenovo, juntas.

Tabela de fabricantes e sistemas operacionais dominantes em tablets em 2013, comparando com 2012 (Foto: Reprodução/Gartner)Tabela de fabricantes e sistemas operacionais dominantes em tablets em 2013, comparando com 2012 (Foto: Reprodução/Gartner)

No mundo Android, o crescimento se deu principalmente pela entrada de modelos mais modestos, apelando principalmente em mercados emergentes, como o brasileiro. “Em 2013, tablets se tornaram um fenômeno massificado, com uma vasta escolha de modelos com Android apropriados ao orçamento de consumidores em geral, ainda oferecendo especificações adequadas”, explicou a diretora de pesquisas da Gartner, Roberta Cozza.

Tablet novo ou usado? Tire suas dúvidas sobre compras no Fórum do TechTudo

A Samsung foi a fabricante que mais engrossou o número de dispositivos Android no mercado em 2013. A companhia coreana passou de pouco mais de 8,5 milhões de unidades vendidas em 2012 para 37,4 milhões no ano seguinte, o que a deixou a linha Galaxy Tab e Note com 19,1% do mercado – antes, a empresa detinha somente 7,4%.

Em seguida, a Asus - que fabrica os tablets Nexus de 7 polegadas - ficou responsável por 5,6% (11 milhões), e a Amazon - com seus Kindle Fire - por 4,8% (9,4 milhões); seguida da Lenovo, com 3,3% (6,5 milhões) das vendas do último trimestre de 2013. O restante é composto por marcas menores, que compuseram quase um terço de todos os tablets comercializados em 2013.

Via Gartner

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vadim Vladimir
    2014-03-10T08:30:09

    Já tinha um tablet Samsung 7" e queria um maior. Comprei um ipad air, e minha nossa que surpresa: O sistema operacional é uma porcaria. Nem ao menos tem um mísero botão voltar padrão, todo aplicativo coloca onde quer e isso atrapalha demais. Fora que pra transferir arquivos é um parto. Pra mim foi a primeira e última vez. E acho que essa vai ser a tendência, pois pesquisando descobri que muita gente reclama que o iOS7 é muito amarrado e ultrapassado, logo vão todos cair na real e voltar ao Android que só quer facilitar nossa vida.

  • Rafael Cruzeiro
    2014-03-06T07:54:14  

    Nenhuma novidade. Vou além: até demorou pra isso acontecer. Mas o que os fanboys do robozinho não admitem é que o motivo deste resultado não é a qualidade do sistema, mas sim o fato de ele estar embarcado em N dispositivos; só a Samsung já deve ter uns 34 tablets Android diferentes..

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2014-03-06T07:54:14  

      André Callazzans, veja bem: em momento algum critiquei a qualidade do Android e tão pouco a quantidade de dispositivos. Apenas afirmei que o Android só é o OS móvel mais vendido devido ao fato de estar presente em vários dispositivos, alguns bons, outros péssimos. Então, idiota por idiota, já que nem interpretar textos o sabichão sabe, peça ajuda a um universitário (se é que existe algum no seu círculo) antes de dar uma de bonzão e vir criticar opinião -que, pelo visto, não sabe fazer sem ofender- dos outros. E aproveite pra perguntar a diferença entre "maIs" e "maS".

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2014-03-06T07:54:14  

      Rafael Cruzeiro é bem aceitável que se erre a grafia de palavras semelhantes, afinal nossa linguá é o português. Não preciso pedir a ajuda de ninguém, no meu circulo existem diversas formações e isso não é da sua conta. Você realmente é um idiota.

  • Japonesaichi
    2014-03-06T10:50:03

    Um fã(bobinho na minha opinião) só fala mal da marca concorrente quando o concorrente é muito bom e é páreo com sua marca favorita, isto o incomoda muito e leva a fazer comentários infantis e ofensivos contra o outro.

  • Ricardo Santo
    2014-03-06T09:24:20

    Não troco ioS por nada!

  • Ricardo Santo
    2014-03-06T09:23:19

    Na reportagem esta bem claro: De acordo com suas possibilidades ou seja grana rsrsrsrsr