21/03/2014 00h00 - Atualizado em 21/03/2014 13h14

Ayrton Senna completaria 54 anos em 2014; Doodle do Google celebra

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

Ayrton Senna é homenageado pelo Doodle do Google. Se vivo, o piloto tricampeão faria aniversário nesta sexta-feira (21). A celebração de seus 54 anos está na página inicial do buscador em vários países. Senna, morto há 20 anos em um acidente, conquistou três mundiais, é um marco do automobilismo e grande ídolo brasileiro.

Equinócio de Outono? Entenda o que foi o Doodle do Google de ontem

A homenagem ao piloto já era esperada na data do seu aniversário e acabou "vazando" em páginas do Google na Austrália e Nova Zelândia, graças ao fuso horário. Senna, que é o primeiro piloto a receber um Doodle, é uma lenda: em 1991 foi o mais jovem piloto a conquistar o tri campeonato na Fórmula 1. O buscador exibe o rosto de Senna em perfil, um carro de F1 e a tradicional bandeira quadriculada da chegada; além das cores do Brasil, o verde e o amarelo.

Doodle do Google faz homenagem ao piloto Ayrton Senna da Silva, que faria 54 anos (Foto: Reprodução/Google) Ayrton Senna da Silva, que faria 54 anos, é homenageado em Doodle (Foto: Reprodução/Google)



Caminho até a Fórmula 1

Ayrton Senna da Silva nasceu em 21 de março de 1960 na cidade de São Paulo e começou sua carreira no automobilismo ainda cedo. Aos quatro anos, ganhou o seu primeiro kart, feito pelo próprio pai, com o qual já demonstrou o seu interesse por automóveis. Aos 13 anos de idade, começou a competir oficialmente em provas de kart. Foi campeão brasileiro e sul-americano da categoria nos anos de 1977, 78 e 80.

Aos 21 anos, disputou e venceu seus primeiros campeonatos na Europa. O piloto brasileiro conquistou diversas categorias, como as Fórmulas Ford 1600 e 2000, além da Fórmula 3. O desempenho de Senna nas pistas lhe rendeu um convite pela Toleman para disputar o campeonato de Fórmula 1 em 1984. No ano seguinte, o brasileiro foi para a equipe Lotus, onde ficou até 1987.

Ayrton Senna na temporada de 1991, pela McLaren, ano que se consagraria tricampeão mundial de Fórmula 1 (Foto: Stuart Seeger/Creative Commons) (Foto: Ayrton Senna na temporada de 1991, pela McLaren, ano que se consagraria tricampeão mundial de Fórmula 1 (Foto: Stuart Seeger/Creative Commons))Ayrton Senna na temporada de 1991, pela McLaren, ano que se consagraria tricampeão mundial de Fórmula 1 (Foto: Stuart Seeger/Creative Commons)



Foi na McLaren, porém, que ele se sagrou campeão mundial de Fórmula 1 pela primeira vez e logo no seu ano de chegada à equipe, em 1988. O piloto brasileiro conquistou ainda os títulos de 1990 e 91 pela mesma McLaren, sagrando-se um ídolo nacional e um dos melhores da história, recordista em pole positions. Em 1994, Senna foi contratado para pilotar pela Williams.

A temporada de 1994, porém, não começou com bons resultados para o piloto brasileiro. Senna abandonou as duas primeiras etapas do mundial, o que fez com que se empenhasse para a terceira etapa: o GP de San Marino, em Ímola, no dia 1º de maio. O brasileiro largou na primeira colocação, mas, na sétima volta, aos 34 anos, chocou-se violentamente contra o muro de concreto do circuito. O piloto foi socorrido ainda na pista e levado para o Hospital Maggiore de Bolonha, onde foi declarado morto horas depois.

Carros da Williams fazem homenagem a Ayrton Senna, nos 20 anos de sua morte (Foto: Divulgação/Williams)Carros da Williams fazem homenagem a Ayrton Senna, nos 20 anos de sua morte (Foto: Divulgação/Williams)


Desde então, os carros da Williams fazem homenagens a Senna com o “S” de Senna pintado no bico dos veículos. Com a frase em português "Ayrton Senna Sempre", o desenho foi atualizado neste ano lembrando os 20 anos do acidente que interrompeu tragicamente sua brilhante carreira nas pistas.

Morte causa comoção nacional

A morte de Senna foi considerada por muitos brasileiros uma tragédia nacional, tendo o Governo Federal decretado três dias de luto oficial. O funeral do piloto contou ainda com honras de chefe de Estado, como salva de tiros, e a estimativa é que ele tenha levado cerca de um milhão de brasileiros às ruas. Além disso, milhões de pessoas acompanharam as notícias sobre o sepultamento de Senna pela televisão.

Ayrton Senna morreu ao 34 anos de idade em um acidente de Fórmula 1, causando grande comoção entre os brasileiros (Foto: Instituto Ayrton Senna) (Foto: Ayrton Senna morreu ao 34 anos de idade em um acidente de Fórmula 1, causando grande comoção entre os brasileiros (Foto: Instituto Ayrton Senna))Ayrton Senna morreu ao 34 anos em um acidente de Fórmula 1, causando grande comoção (Foto: Reprodução/ Instituto Ayrton Senna)



Campeão nas pistas e na Sapucaí

Ayrton Senna foi homenageado este ano pela escola de samba carioca Unidos da Tijuca com o enredo "Acelera, Tijuca", do carnavalesco Paulo Barros. O desfile da escola trouxe à Marquês de Sapucaí elementos do universo do automobilismo e da velocidade, além de fazer referência ao piloto tricampeão mundial de Fórmula 1. A homenagem rendeu à Unidos da Tijuca o título do Carnaval Carioca de 2014, o quarto da agremiação.

Ayrton Senna foi tema de enredo no Carnaval 2014 para a Unidos da Tijuca, campeã no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Unidos da Tijuca)"Acelera Tijuca" foi o enredo da Unidos da Tijuca, campeã <b></b>do Carnaval 2014 no Rio de Janeiro<b> </b>(Foto: Reprodução/Unidos da Tijuca)



Uma história que o Brasil não vai esquecer

Conhecido nas telinhas brasileiras como Ayrton Senna "do Brasil", como era chamado pela voz de Galvão Bueno na TV Globo, o piloto deixou sua marca na vida dos brasileiros que dificilmente esquecerão os domingos de corrida. Seja pela capacete verde e amarelo, pelas esperadas bandeiradas quadriculadas, ou mesmo pelo "Tema da Vitória" composto pelo maestro Eduardo Souto Neto, Senna jamais será esquecido.

Sua rivalidade com outros pilotos e competitividade também são admiradas e lembradas sempre que seu nome é citado. O piloto corria ao lado de Alain Prost, companheiro de equipe na McLaren. Porém, rival na pista. 

Viviane Senna e a Instituto Ayrton Senna

Outra homenageada este ano pelo Google em um Doodle foi a irmã Viviane Senna, líder do Instituto Ayrton Senna, durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher. O vídeo, publicado na página inicial do buscador, citava 100 personalidades femininas ao redor do mundo, entre elas a irmã do piloto.  

O Instituto visa diminuir as desigualdades sociais do país através da educação. Atualmente, a organização filantrópica atua na capacitação de 75 mil educadores em todo o país, beneficiando cerca de dois milhões de alunos em cerca de 1.300 municípios brasileiros. Por seu trabalho, o instituto integra, desde 2004, a rede de Cátedras Unesco no mundo, com colaboração para que o país alcance metas educacionais da ONU até 2015.

Celebridades relembram Senna

Os craques Ronaldo Fenômeno e Neymar, os pilotos Rubens Barrichello e Felipe Massa, Xuxa, entre outros, lembraram do piloto e prestaram suas homenagens nas redes sociais. Rubinho publicou uma foto antiga no Instagram, com a frase "Feliz aniversario Chefe #senna20anos /// happy b'day Boss". Já Ronaldo e Neymar, além de imagens, postaram a hashtag #festanocéu.

Rubinho e Ayrton Senna na época que corriam juntos na F1.  (Foto: Reprodução/Instagram)Rubinho e Ayrton Senna na época que corriam juntos na F1. (Foto: Reprodução/Instagram)

Como Senna era corinthiano, o clube paulista publicou em sua página no Facebook: "Hoje, dia 21 de março, Ayrton Senna completaria 54 anos. Um corinthiano que tinha a velocidade nas veias. Um exemplo de campeão, inesquecível e imortal para toda a Fiel que acordava cedo nas manhãs de domingo. Para sempre, Ayrton Senna da Fiel! #SennaEterno #SennaÍdolo #SennaDaFiel".

Qual o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Aryel Ferrara
    2014-03-21T09:37:28  

    Depois do falecimento do Senna, nunca mais a F1 foi a mesma, parei de assistir desde então

    recentes

    populares

    • Aryel Ferrara
      2014-03-21T09:37:28  

      EU TAMBÉM N ASSISTO MAIS.

  • Jacksonss
    2014-03-21T14:38:31

    Não sei pq tanta homenagem para esse cara!

  • Eduardo Leonel
    2014-03-21T15:39:27

    Ler sobre ele, até hoje arrepia! Imortal.

  • Fainer Guarda
    2014-03-21T08:11:19

    Tá para nascer outro herói nacional como esse. sem mais.......

  • Waldemir Oliveira
    2014-03-21T14:27:43

    Rubinho sem dúvida é a maior decepção do Brasil

  • Fernando Azevedo
    2014-03-21T14:25:57

    Um verdadeiro ídolo, saudades do maior esportista brasileiro de todos os tempos. O exemplo que somos um povo batalhador, determinado. Além de um esportista espetacular, Senna foi um ser humano sensacional, um ponto fora da curva, muitas obras de caridades por anos no anonimato, até hoje mantidas!!! Ole,ole, ole,ola Senna, Senna!!!

  • Flavio Silva
    2014-03-21T12:18:48

    Parabéns a todos que fazem essa linda homenagem a um grande piloto, pode se passar anos, mas nunca vamos esquecer esse grande piloto... SennaSempre

  • Silvio Fernandes
    2014-03-21T11:15:59  

    O Povo feio que adoram a um ser em carne, tem que adorar a Deus, ele é nosso ídolo.

    recentes

    populares

    • Silvio Fernandes
      2014-03-21T11:15:59  

      A carne de Deus e Friboi!

    recentes

    populares

    • Silvio Fernandes
      2014-03-21T11:15:59  

      A carne de Deus e Friboi!

  • José Junior
    2014-03-21T09:45:14  

    ele comeu a xuxa mano...

    recentes

    populares

    • José Junior
      2014-03-21T09:45:14  

      Olha vélho , se ratear ele comeu até sua Mãe!

  • Vitor Flores
    2014-03-21T11:12:44

    Esse sim merece todo o mérito por tudo o que conquistou dentro e fora das pistas !

  • Kenedy Bierhoff
    2014-03-21T10:12:14

    quem se beneficiou com isso foi Shummascher desde então só deu ele nas pistas... não teria tanta facilidade com senna nas pistas

  • Joao Santos
    2014-03-21T09:33:14

    Eternamente: Ayrton Senna do Brasil ! Saudades do maior esportista brasileiro de todos os tempos.

  • Vascão Forever
    2014-03-21T08:59:38

    Grande Ayrton, sentimos sua falta até hoje! Meu ídolo. O mundo é mais triste com a sua ausência! Você merece todas as homenagens!

  • Ilaudirce Bravo
    2014-03-21T08:57:35

    Maior idolo do Brasil... as manhãs de domingo nunca mais foram as mesmas... saudades

  • EDSON SANTOS
    2014-03-21T08:46:44  

    Infelizmente,o Sr. Fernando Demuner não conhece a história de Ayrton Senna...Uma pessoa pública,com muito dinheiro e ajuda pessoas enfermas ,internadas,pagando cirurgias e ainda pede que fique em absoluto segredo,totalmente fora da mídia....Não é qualquer um.... Fazer questão de que seu País seja respeitado lá fora com um simples gesto após suas vitórias.....Enquanto que brasileiros se vendem ao marketing estrangeiro.... Esse batia no peito e se afirmava BRASILEIRO.... Parabéns Ayrton !!!

    recentes

    populares

    • EDSON SANTOS
      2014-03-21T08:46:44  

      Realmente. O cara não tinha o espírito vira-lata que a maioria dos brasileiros tem. Exemplo de brasileiro.

  • Leandro Laia
    2014-03-21T08:52:14

    O cara foi mito entre os mitos. Carreira impressionante!

  • Mariacarolina
    2014-03-21T08:48:01

    Senna eterno!!!! Seu exemplo de persistencia, garra, sua vontade de vencer e seu orgulho diversas vezes demonstrado em ser brasileiro nos inspiravam a querer ser melhores. Personalidade única!!! Saudades eternas!!!!

  • Juliano Silva
    2014-03-21T08:47:21

    Bom dia a todos, ele era simplesmente o melhor de todos na sua época e como disse O Fainer dificilmente aparecerá outro igual na sua categoria e não é babação nem devoção é patriotismo e orgulho de ter tido uma pessoa e o melhor ter visto um atleta que deu orgulho ao seu país, o Brasil parava aos Domingos de F1. E só.

  • Tiago Rodrigues
    2014-03-21T08:46:46

    Dos poucos que faleceram que mereceram minhas lágrimas: Airton Senna e Mamonas Assassinas...