08/03/2014 11h03 - Atualizado em 08/03/2014 11h03

Castlevania: conheça os games e a história da franquia

Marcio Silva
por
Para o TechTudo

Castlevania: Lords of Shadows 2 foi lançado para os consoles e a famosa série de caça aos vampiros da Konami chega a respeitável marca de 35 títulos lançados. Com jogos para praticamente todos os consoles, a épica saga da família Belmont contra o conde Drácula teve seu primeiro grande sucesso lançado em 1986 para NES e desde então não parou de conquistar novos fãs e já faz parte da história do mundo dos games. Você conhece toda a história por trás dos jogos? O TechTudo preparou uma retrospectiva para relembrar o árduo caminho percorrido pelos heróis da família Belmont contra o poderoso conde Drácula.

Castlevania Lords of Shadow 2: confira cheats para se dar bem no jogo

castlevania_logoConfira a história dos games da franquia Castlevania (Foto: Divulgação)

Baseada parcialmente no romance "Drácula" de Bram Stoker mas com diversos elementos emprestados dos clássicos filme de terror como múmias, zumbis e lobisomens, a história do jogo tem como trama principal a guerra entre a família de caçadores de vampiros Belmont e o conde Drácula. Ressuscitando a cada 100 anos, Drácula deve ser eliminado antes que consiga colocar em prática seus planos de vingança e dominação do mundo.

A história por trás do jogo não acompanhou a ordem de lançamento dos jogos e por esse motivo pode ser bastante confusa e difícil. Para deixar a situação ainda mais complicada existem versões diferentes da cronologia da série publicadas pela Konami e por Koji Igarashi (produtor dos jogos).

É muito difícil realmente passar a história de forma simplificada sem deixar de fora muitos detalhes. Porém, o resumo abaixo ajuda a entender um pouco a complicada trama desde do seu início. A nova série Castlevania: Lords of Shadows não aparece na série pois é considerada como uma nova história e não faz parte da trama principal.

castlevania-lament-of-innocence-capa (Foto: castlevania-lament-of-innocence-capa)Castlevania: Lament of Innocence – O início da saga da família Belmont (Fonte: Divulgação)

Castlevania: Lament of Innocence

Ano no jogo: 1094

Plataforma: PS2

A história começa no século 11. Época das cruzadas onde grupos armados se reuniam em nome de Deus para caçar os que fossem considerados hereges ou pagãos. Em um desse grupos haviam dois grandes amigos – Leon Belmont e Mathias Cronqvist. Leon era conhecido por sua habilidade em combate e Mathias por ser um excelente estrategista. Retornando de uma cruzada, Mathias descobre que sua esposa, Elisabeth, havia morrido durante sua ausência. Mathias fica revoltado com Deus pois tinha perdido sua amada enquanto travava batalhas em nome Dele. Sua dor foi tamanha que o fez adoecer e acabou deixando o comando das cruzadas seguintes para Leon.

Algum anos depois, Leon teve sua noiva raptada. Através de Mathias ele descobriu que isso havia sido obra de um vampiro chamado Walter que vivia em uma floresta de trevas eternas chamada Eternal Night (Noite Eterna) e que ela estava sendo mantida refém em seu castelo. No caminho Leon conhece um misterioso alquimista, Rinaldo Gandolfi, um homem que futuramente se torna seu mentor em tempo de necessidades e que decide ajudá-lo em sua luta. Para isso oferece a ele um chicote encantado, um dos itens mais importantes e icônicos da série.

Depois de uma longa saga pelo castelo, finalmente Leon Belmont encontra Walter. Em sua primeira luta contra o vampiro, Leon descobre que seu chicote não é capaz de matá-lo. Ele resgata Sara a Leon leva sua noiva até Rinaldo. Este a examina e descobre que ela havia sido mordida pelo vampiro e que estava se transformando em uma também e diz que a única forma de impedir que isso acontecesse seria destruindo Walter antes que a transformação se completasse.

Leon fica desesperado pois não sabia como matar o vampiro, já que seu chicote funcionou como esperado. Rinaldo então explica que o encantamento do chicote não havia sido completado pois faltava a etapa final. Para que ele pudesse realmente ferir um vampiro seria necessário que uma alma pura aceitasse se sacrificar por ele. Ouvindo isso Sara decide se sacrificar, pedindo a Leon que prometa impedir que outras pessoas passem pelo sofrimento que está passando. Com muita dor Leon sacrifica sua amada e sua alma se funde ao chicote, transformando-o no Vampire Killer (Matador de Vampiros).

Com o chicote agora completo e sedento por vingança, Leon parte para a batalha final contra Walter e vence o vampiro. Só que no momento da morte de Walter, Leon descobre que tudo isso havia sido planejado por seu amigo Mathias. A Morte aparece para pegar a alma do vampiro, e a oferece para Mathias. Ele conta a Leon que queria se vingar de Deus pela morte de Elisabetha e convida-o a se juntar ele nessa jornada. Mas ele não abre mão da promessa feita a Sara. Mathias então foge e manda a própria morte enfrentar Leon. Ele vence a batalha mas a Morte diz que não pode ser eliminada e que irá reviver enquanto Mathias estiver vivo. Walter por sua vez parte para outros lugares assumindo um nome diferente, preparando-se para sua volta. Se torna Drácula, o senhor dos Vampiros. Quanto a Leon, este manda um recado para Mathias pela Morte dizendo que a família Belmont nunca irá descansar enquanto não terminar essa missão.


Castlevania Legends (Foto: Divulgação)Castlevania Legends (Foto: Divulgação)

Castlevania Legends

Ano no jogo: 1450

Plataforma: Game Boy

Muitos anos se passaram desde a última história, e finalmente Drácula conseguiu reunir força o suficiente para sair de seu esconderijo. As trevas tomam conta de Transilvânia na Romênia. Drácula acreditava que o família Belmont estava extinta depois de todos esses anos, mas o que ele não sabia é que ainda existia uma descendente de Leon Belmont que estava viva – Sonia Belmont. E mais, ela ainda tinha relacionamento com Alucard, um filho de Drácula que tramava a morte do próprio pai por não concordar com o reinado de terror imposto por ele. Sonia consegue vencer Drácula e este jura que será ressuscitado sempre que houver mal no mundo e ela responde que sua família sempre irá derrotá-lo. No fim do jogo, Sonia da luz a Trevor, que futuramente será o herói de outra história.


castlevaniaIII-draculas-curse (Foto: castlevaniaIII-draculas-curse)Castlevania III: Dracula’s Curse (Fonte: Divulgação)

Castlevania III – Dracula´s Curse

Ano no jogo: 1476

Plataforma: NES

Depois de apenas 26 anos após a ultima tentativa, Drácula foi ressuscitado por seguidores e começa a espalhar seu domínio pela Europa com um exército de monstros. A igreja ainda tenta enviar um grupo de guerreiros com a intenção de derrotar o vampiro mas sem sucesso. Sendo assim, o clero acaba ficando sem opção e convoca a família Belmont. Eles haviam sido banidos da cidade por causa de seus poderes sobre-humanos. Trevor é quem assume essa tarefa e no decorrer da trama ele encontra três outros personagens que podem se unir a ele, o pirata Grand Danasty, a sacerdotiza Sypha Belnades e ainda Alucard, filho de Drácula. Juntos eles enfrentam Drácula e o derrotam mais um vez. Com a vitória sobre o mal, Trevor consegue que o nome Belmont seja respeitado por toda a Europa, possibilitando assim, que a Romênia seja novamente o lar de sua família. Sypha se casa com Trevor e Alucard, sofrendo muito por ter que enfrentado seu pai, cai em um torpor autoinduzido de 300 anos.


Castlevania: Curse of Darkness (Foto: Divulgação)Castlevania: Curse of Darkness (Foto: Divulgação)

Castlevania: Curse of Darkness

Ano no jogo: 1479

Plataforma: PS2, Xbox

Drácula ainda está morto, mas sua maldição permanece viva afligindo as terras de Valachia, espalhando pragas e doenças. Essa trama foca em um jovem chamado Hector, que era parte dos seguidores de Drácula mas havia desistido por sentir-se cada vez mais incomodado com os métodos violentos do vampiro e fugido. Só que um ex-companheiro, Isaac, não aceita essa deserção e como vingança acusa a mulher de Hector de bruxaria, fazendo com que ela fosse perseguida e queimada viva. Com raiva, Hector parte em uma missão para se vingar de Isaac. No fim ele percebe que sua sede de vingança era fruto da maldição de Drácula e que tudo não passava de uma armadilha. A morte de Isaac desperta o vampiro mas Hector consegue derrotá-lo pois ele ainda estava enfraquecido.


Castlevania: The Adventure (Foto: Divulgação)Castlevania: The Adventure (Foto: Divulgação)

Castlevania: The Adventure

Ano no jogo: 1576

Plataforma: Game Boy

100 anos se passaram desde a última aparição de Drácula. Ele então ressurge e retoma com seus planos diabólicos. Nesta época, o descendente da família Belmont é Christopher. Ele parte então bravamente em busca do vampiro e invade o castelo do vampiro. Trava então uma feroz luta contra Drácula. Este quando percebe que não teria chances contra o poderoso Belmont, foge e promete que retornará para ter sua vingança. Ele passa alguns anos recuperando seu poder para então estar realmente preparado para enfrentar o destemido Christopher


Castlevania II: Belmont’s Revenge. Mesmo com os gráficos simples do Game Boy o jogo não perde seu charme (Foto: Divulgação)Castlevania II: Belmont’s Revenge. (Foto: Divulgação)

Castlevania II: Belmont´s Revenge

Ano no jogo: 1591

Plataforma: Game Boy

Após 15 anos da batalha de Christopher Belmont contra Drácula, o filho de Christopher, Solieyu, estava finalmente se tornando um caçador de vampiros. Uma cerimônia estava ocorrendo para celebrar a ocasião só que nem tudo ocorre como o esperado. Uma névoa cobre o local e Solieyu desaparece e subitamente quatro castelos aparecem. Christopher tinha certeza que isso tudo era obra de Drácula e parte para resgatar seu filho. Depois de vasculhar os castelos e não achar seu filho, ele os destrói e segue para o verdadeiro castelo do vampiro. Lá acaba tendo que enfrentar seu filho, que estava sob o poder mental do vampiro. No fim liberta seu filho da maldição e vence Drácula, restaurando a paz novamente.


Super Castlevania IV (Foto: Divulgação)Super Castlevania IV (Foto: Divulgação)

Castlevania, Super Castlevania IV e Castlevania Chronicles

Ano no jogo: 1691

Plataforma:  MSX, NES, SNES, ARCADE, X68000

Drácula se ergue mais uma vez de sua hibernação secular. O descendente dos Belmont nessa época é Simon. Como todos os membros da família Belmont ele havia sido treinado para essa ocasião e, de posse do lendário chicote Vampire Killer, parte em busca do vampiro em seu castelo que havia ressurgido. O Belmont corajosamente invade o Castelo e trava uma difícil luta contra o Drácula, e o derrota. Só que antes de morrer, o vampiro lança uma terrível maldição sobre as terras da Transylvania e sobre Simon


Castlevania II – Simon´s Quest (Foto: Divulgação)Castlevania II: Simon´s Quest (Foto: Divulgação)

Castlevania II: Simon's Quest

Ano no jogo: 1698

Plataforma: NES

Simon achou que estaria livre de Drácula após sua vitória mas o que ele não sabia era que a maldição que o vampiro havia colocado nele iria fazer com que adoecesse e morresse em poucos dias. Através dos sábios do vilarejo onde morava, Simon descobre que para sobreviver ele teria que reviver o Conde para em seguida queimá-lo. Para isso ele teria que encontrar as 5 partes do vampiro que foram espalhadas pela Transilvânia. Isso havia sido parte do plano do vampiro que esperava que Simon morresse durante a tentativa de quebrar a maldição acabando de uma vez por todas com a família Belmont. Assim não haveria ninguém para impedi-lo em sua próxima ressurreição. Só que o vampiro subestimou a força de Simon e ele conseguiu juntar todas as partes do corpo há tempo, ressuscitou o vampiro e queimou-o reduzindo-o a cinzas, livrando-se assim da maldição.


castlevania-harmony-of-dissonance (Foto: castlevania-harmony-of-dissonance)Castlevania: Harmony of Dissonance (Fonte: Divulgação)

Castlevania: Harmony Of Dissonance

Ano no jogo: 1748

Plataforma: Game Boy Advance

A trama gira em torno de Lydie Erlanger, uma jovem da Transilvânia que foi raptada e levada para um Castelo. Em seu resgate, ela conta com dois de seus amigos Juste Belmont (neto de Simont) e Maxim Kischine. Os dois caçadores de vampiros, se unem e partem em busca de Lydie no misterioso castelo que surgiu. Só que nem tudo sai como planejado e subitamente Maxim começa a agir de forma estranha, parecendo ser outra pessoas. Com o desenrolar da trama, Juste acaba descobrindo que seu amigo está sob o domínio do espírito de Drácula, e consegue libertá-lo, tendo então que encarar o vampiro que seu avô havia vencido anos atrás. Por sorte, Drácula não estava com seu poder totalmente recarregado e é facilmente vencido pelo Belmont. Após derrotar o vampiro, Juste consegue salvar seus amigos, Lydie e Maxim, e juntos retornam para sua vila.


Castlevania: Dracula X (Foto: Divulgação)Castlevania: Dracula X (Foto: Divulgação)

Dracula X: Rondo of Blood, Castlevania: Dracula X

Ano no jogo: 1792

Plataforma: SNES

Drácula retorna mais uma vez só que agora resolveu traçar um plano mais elaborado. Ele observou a vida de Richter Belmont para arquitetar um plano. Sendo assim o vampiro enviou seus servos para atacar a vila de Richter em um momento em que ele não estava presente e conseguiu sequestra Annette, sua noiva e sua irmã Maria, além de outros moradores do vilarejo. O Belmont então segue para o Castelo de Drácula para resgatar a todos. No meio da jornada ele salva sua cunhada, Maria, que mesmo sendo uma criança mostra ser dotada de poderes especiais. A menina acaba se unindo a Richter em sua missão. Juntos eles lutam e vencem Drácula, salvando Annette do cativeiro.


Castlevania: Symphony of the Night (Foto: Divulgação)Castlevania: Symphony of the Night (Foto: Divulgação)

Castlevania: Symphony of the Night

Ano no jogo: 1797

Plataforma: PS

Passaram-se apenas quatro anos desde a última batalha entre Richter e Drácula.O sacerdote das trevas Shaft, que já havia sido morto por Richter, reaparece com um novo plano para ressuscitar seu mestre. Só que para executá-lo ele precisa se livrar de Richter. Por meio de um feitiço, Shaft faz com que o Belmont fique sob seu domínio e coloca o poderoso caçador de vampiros como senhor do castelo de Drácula, que mais uma vez ressurge. Toda essa movimentação faz com Alucard, filho de Drácula, desperte de seu torpor. Agora Shaft precisa ser impedido por ele para que a humanidade seja salva.

Alucard invade o castelo de seu pai e durante sua jornada encontra Maria, uma amiga de Richter que estava a procura do Belmont. Eles se ajudam e conseguem descobrir o que estava causando todo o mal em Richter. Por fim, Alucard consegue libertar Richter do encanto, manda o fantasma de Shaft de volta ao inferno. Restando só enfrentar seu pai. Alucard o derrota e decide sumir novamente. Neste momento, o chicote Vampire Killer é passado de Richter Belmont para a família Morris.


Castlevania: Circle of the Moon (Foto: Divulgação)Castlevania: Circle of the Moon (Foto: Divulgação)

Castlevania: Circle of the Moon

Ano no jogo: 1830

Plataforma: Game Boy Advance

Drácula volta ao mundo dos vivos, só que dessa vez foi ressuscitado pela vampira Camilla. Só que o conde ainda não tinha conseguido recuperar todo o seu poder, o que obrigaria Camilla a usar o velho caçador de vampiros Morris Baldwin em um ritual para conseguir restaurar completamente as forças de seu senhor. Só que ela não contava com os aprendizes de Morris, Nathan Graves e Hugh Baldwin. Os dois agem separados, já que Hugh quer provar que ele é o merecedor de ser o portador do chicote Vampire Killer, e não Nathan, que foi quem recebeu a arma lendária pela decisão de Morris. Por sua ambição, Hugh acaba sendo usado pelas forças do mal, mas Nathan o faz voltar a si. Graves luta com Drácula e vence o vampiro, salvando assim a vida de seu mestre.


Castlevania: Legacy of Darkness (Foto: Divulgação)Castlevania: Legacy of Darkness (Foto: Divulgação)

Castlevania: Legacy of Darkness

Ano no jogo: 1844

Plataforma: N64

Mais uma vez ressuscitado, só que dessa vez pela necromancia de seus seguidores, Drácula ressurge antes do previsto. Para se recuperar o senhor das trevas começa a sequestrar crianças com intuito de usá-las para se recuperar, porém um lobisomem chamado Cornell impede os planos do vampiro.


castlevania64 (Foto: castlevania64)Castlevania 64 (Fonte: Divulgação)

Castlevania 64

Ano no jogo: 1852

Plataforma: N64

A história gira em torno de um homem  que é descendente da linhagem dos Bemonts chamado Reinhart Schneider, e de uma jovem garota descedente de Sypha Belnades chamada Carrie Fernandez. Eles se unem para investigação o estranho desaparecimento de crianças de uma vilarejo local. No fim acabam descobrindo que é Drácula quem está por trás de tudo isso, e lutam juntos contra o vampiro.


Castlevania: Bloodlines (Foto: Divulgação)Castlevania: Bloodlines (Foto: Divulgação)

Castlevania: Bloodlines

Ano no jogo: 1917

Plataforma: Mega Drive

John Morris (um descendente da casa dos Belmont e filho de Quincey Morris) juntamente com seu amigo Eric Lecard, tentam impedir que a vampira Elizabeth Bartley reviva Drácula. Os dois conseguem vencê-la, mas mesmo assim Drácula volta a vida. Os dois amigos então unem forças e vencem o vampiro.


Castlevania: Portrait of Ruin (Foto: Divulgação)Castlevania: Portrait of Ruin (Foto: Divulgação)

Castlevania: Portrait of Ruin

Ano no jogo: 1944

Plataforma: Nintendo DS

A história é ambientada em meios aos combates da Segunda Guerra Mundial. O castelo de Drácula ressurge e desta vez que vai ao seu encontro é Jonathan Morris, um descendente indireto da família Belmont. Ele vai acompanhado de sua amiga Charlotte Aulin, uma estudante de magia.

castlevania-aria-of-sorrow (Foto: castlevania-aria-of-sorrow)Castlevania: Aria of Sorrow (Fonte: Divulgação)

Castlevania: Aria of Sorrow

Ano no jogo: 2035

Plataforma: Game Boy

36 anos após a derrota de Drácula, o jovem estudante Soma Cruz e sua amiga Mina Hakuba, são transportadas misteriosamente para o Castelo do vampiro. Lá elas encontram com Genya Arikado, que explica a situação. Monstros atacam Soma e Mina, e quando o jovem usa sua arma para destruir um dos inimigos, ele descobre que agora possui o poder de absorver a alma de seus adversários.

Arikado então diz que Soma terá que ir até a sala do Trono do Castelo, sendo essa a única forma dele salvar a vida de sua amiga, assim como a sua própria. No decorrer da aventura de Soma, ele acaba conhecendo outras pessoas que estão também presas no Castelo: Graham Jones, que inicialmente diz ser um missionário; Yoko Belnades, uma descendente de Sypha e uma agente da Igreja; e também com o militar Hammer, que decide abrir uma loja no Castelo para passar o seu tempo até descobrir uma forma de sair dali. Soma acaba descobrindo que Graham deseja assumir os poderes de Drácula, e este passa a ser então seu pior inimigo e um grande obstáculo em sua busca de sair do Castelo. Ao derrotar Graham, Soma acaba descobrindo, talvez da pior forma possível, porque ele foi literalmente tragado para o Castelo de Drácula, e o real motivo de seus poderes recém adquiridos.

Castlevania: Down of Sorrow (Foto: Divulgação)Castlevania: Down of Sorrow (Foto: Divulgação)

Castlevania: Down of Sorrow

Ano no jogo: 2036

Plataforma: Nintendo DS

Um ano depois que Soma escapou de Castlevania, a vida continua normalmente, até que um membro de uma seita chamada Celia desafia Soma. Muito parecido com o padre Shaft, ela deseja ressuscitar Drácula, mas não poderá fazê-lo enquanto Soma estiver na posse da alma do vampiro. Soma mais uma vez se junta com Julius Belmont, Yoko Belnades e Genya Arikado para invadir de fortaleza de Celia e deter seus subordinados, ambos também candidatos para a próxima ressurreição de Drácula. Embora esses lacaios tentem sequestrar Mina afim de fim de despertar o mal dentro de Soma, ele é novamente capaz de superar o caos e acabar com a loucura.

Qual o melhor jogo da série Castlevania para você? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Almeida
    2017-03-27T16:21:18  

    Nao vejo a hora do jogo voltar ao Ps4, mas gostava das variedades de armas, escudos, magias e armaduras , que o Symphony of the Nightwish tinha!

    recentes

    populares

    • Diego Almeida
      2017-03-27T16:21:18  

      pela limitação do ps1 RPG era a melhor opção para o jogo mais agora fica melhor um hack n' slash ou cada jogo seria conhecido como mais do mesmo (sempre vai ter gente pra reclamar)

  • Diego Almeida
    2017-03-27T16:19:23

    Mto bom