17/03/2014 09h21 - Atualizado em 17/03/2014 09h21

iOS 8 poderá ter apps de gerenciamento e edição de conteúdo do iCloud

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Apple quer integrar mais os seus sistemas operacionais e, para isso, deve usar o próprio serviço de armazenamento de arquivos na nuvem. Graças ao iCloud, o iOS 8 poderá ser equipado com novos aplicativos para gerenciamento e edição de conteúdo de arquivos hospedados nos servidores da empresa.

Aprenda a desabilitar notificações no iOS do iPhone

iCloud vai ser foco do próximo iOS (Foto: Thiago Barros/Reprodução)iCloud vai ser foco do próximo iOS (Foto: Thiago Barros/Reprodução)

Segundo o site 9To5Mac, a Apple está em fase inicial de desenvolvimento de dois apps, o Preview e o TextEdit, ambos já disponíveis no Mac OS X, para o iOS. Porém, a ideia não vai ser exatamente a mesma. Enquanto eles são totalmente funcionais para visualizar PDF, editar arquivos e imagens no computador, no celular, serão como links para o iCloud.

Qual é o smartphone com melhor câmera? Veja no Fórum do TechTudo.

Os aplicativos servirão para sincronização e visualização de documentos salvos pelo Preview e pelo TextEdit no iCloud, além de estimularem os usuários a gerenciarem e editarem documentos PDF pelo iBooks e outros arquivos pelo kit de programas iWork. Assim, será criada uma ponte para ligar todos esses serviços da empresa.

Ainda não se sabe se os aplicativos estarão prontos mesmo até o fim do ano e se toda essa estrutura poderá ser mesmo aproveitada no iOS 8, mas a intenção da Apple seria essa, segundo o site 9To5Mac. Além disso, a empresa estaria focada em reestruturar bem o iCloud, adicionando novas ferramentas e possibilidades.

Caso isso se confirme, o serviço de nuvem deve ser mesmo o grande foco do novo iOS 8. No entanto, não será o único. Há rumores ainda de, pelo menos, mais algumas novidades, como o aplicativo de saúde Healthbook, um novo app Mapas e também um aplicativo exclusivo do iTunes Radio.

Via 9To5Mac

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcio Martins
    2014-03-17T16:40:17  

    Que legal!!! Quando lançarem vc vai poder fazer oq vc já pode fazer à mais de um ano pelo google drive que pode ser instalado no seu pc, mac, android e ios. Onde através do app vc pode abrir e editar planilhas, textos e fotos de qualquer computador do mundo com sua conta google.

    recentes

    populares

    • Marcio Martins
      2014-03-17T16:40:17  

      Pois é, você só esqueceu de falar que o MESMO APLICATIVO (Drive/QuickOffice) não conversa entre sí quando utilizado em plataformas diferentes. Por exemplo. Um arquivo feito no QuickOffice no Nexus5, não pode ser aberto e editado no iPhone5S. Isso até acontece, mas posteriormente não pode ser reaberto no Nexus 5. OBS: falo isso pq tenho os 2 aparelhos!