13/03/2014 14h34 - Atualizado em 02/07/2014 11h50

Projeto de ‘tomada inteligente’ bate meta para sair do papel

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

A ideia simples e extremamente útil do Parce One fez com que o projeto atingisse a meta de arrecadação de US$ 20 mil seis dias antes do prazo estabelecido pelo crowdfunding. A tomada inteligente, cujo financiamento coletivo foi lançado no Indiegogo, visa a economia de energia. Para isso, ela executa tarefas como desligar automaticamente dispositivos quando reconhece que eles não deveriam estar ligados e permite programar gadgets para funcionarem durante determinado período de tempo de forma remota.

Fin, ‘anel inteligente’, controla smartphones, TVs e apresentações

Parce One, tomada inteligente que economia energia aprende hábitos do usuário (Foto: Divulgação/Parce One)Parce One, tomada inteligente que economia energia aprende hábitos do usuário (Foto: Divulgação/Parce One)


O Parce funciona como espécie de adaptador, com versões compatíveis com os principais modelos de tomada usados no mundo atualmente. Além das funções mencionadas, ele envia informações sobre o consumo de energia para o smartphone do usuário, permitindo o monitoramento dos padrões de uso pelo aplicativo. Ao obter esses dados, a pessoa pode escolher entre gerenciar os gastos manualmente ou de forma automática.

parce-one-2Parce One permite monitorar e gerenciar consumo de energia (Foto: Divulgação/Parce One)


Outro recurso interessante é o envio de mensagem de texto informando quando você esqueceu algum aparelho ligado. Neste caso, a tomada inteligente pergunta se você prefere ou não desligá-lo enquanto está fora. O gadget, que reivindica o título de “primeiro programa inteligente de economia de energia do mundo para todos”, foi desenvolvido pelo engenheiro de software Florian Burchett e pelo designer Eugen Pflüger, fundadores do projeto.

São oferecidas 12 opções de pacotes do Parce, que variam de US$ 69 (cerca de R$ 160) a US$ 2.499 (R$ 5.900). As tomadas estão disponíveis nas cores branco, preto fosco e prata fosco e serão entregues mundialmente sem cobrança de frete.

Usar carregador de outra marca estraga o celular? Descubra no Fórum do TechTudo.

Via Indiegogo e Coolest Gadgets

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mauro Goncalves
    2014-03-14T17:30:08  

    Isso daí eu não sei o quanto diminuirá sua conta, mas instalei um banco capacitor no relógio da minha empresa, reduzi em 25% o valor da minha conta de luz, existem para vender por aí que você liga na tomada mesmo, mas eu sou cético quanto ao seu funcionamento, foi um investimento de 1.800,00 e eu recomendo!

    recentes

    populares

    • Mauro Goncalves
      2014-03-14T17:30:08  

      Comprei de um eletricista conhecido.. a localidade é brasília

    recentes

    populares

    • Mauro Goncalves
      2014-03-14T17:30:08  

      passa o contato ? pois tem uma fabrica tambem que ta fazendo isso gostaria de saber a diferença

  • Sarrista Sp
    2014-03-14T08:37:45  

    Ótima ideia! Tomara que se popularize pois eu não aguento ficar gritando com a minha família para apagarem as luzes(com pequena adaptação será possível controlar), TVs, etc. ao saírem dos ambientes. Já pensou, entro no smartphone e desligo tudo hehehe

    recentes

    populares

    • Sarrista Sp
      2014-03-14T08:37:45  

      Sarrista Sp, você está confundindo sensor de presença com sensor de movimentos. Como o próprio nome diz, um deles detecta movimento e o outro presença. Um sensor de presença em um ambiente fará que quando neste ambiente tenha alguma pessoa, o mesmo mantem a luz ligada e após a saída, faz com que a luz seja automaticamente desligada.

    recentes

    populares

    • Sarrista Sp
      2014-03-14T08:37:45  

      Carlos Alberto, muito legal! Eu não sabia que tinha estes dois tipos, olha que eu tenho curso de técnico em eletrônica(totalmente vencido desde 1990 hehehe), vou dar uma olhada no mercado. Valeu a dica!!!

  • Rodrigo Silva
    2014-03-13T14:50:57  

    Permite ou permiti?? esses estagiários......

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2014-03-13T14:50:57  

      Ai que burro... dá um zero pra ele...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2014-03-13T14:50:57  

      todo dia, em todas as noticias contêm erros! Ninguém revisa esse site

  • Mauro Goncalves
    2014-03-14T17:14:13

    Posso esquecer, lá em casa não funciona!! A empregada desliga a tomada toda vez do roteador quando varre atras do móvel.. sem roteador o sistema não funciona!

  • Jefferson Barbara
    2014-03-13T21:33:08  

    O que digo JÁ FIZ E FUNCIONOU MUITO BEM. Para quem mora em EDIFÍCIO, é possível fazer um aterramento que funciona bem. É simples. Localize uma COLUNA do prédio. As colunas geralmente possuem 04 ou mais vigas de aço/ferro em seu interior, interligadas. Pois bem, faça o ATERRAMENTO utilizando esta estrutura metálica (aço ou ferro) que esta no interior da coluna do prédio. Na vez que fiz, NUNCA DEU PROBLEMA. Chamei um eletricista para testar o aterramento. Ao olhar, de imediato (SEM TESTAR) ele disse que não prestava. Quando testou, ele ficou SURPRESO com a QUALIDADE do aterramento.

    recentes

    populares

    • Jefferson Barbara
      2014-03-13T21:33:08  

      Fumou um né?

    recentes

    populares

    • Jefferson Barbara
      2014-03-13T21:33:08  

      Jefferson Barbara, se eu fosse você procurava um engenheiro para avaliar a estrutura do seu prédio, pois vocês criou um ponto de oxidação na estrutura do prédio, agora com certeza conforme a ferragem começar a oxidar vão aparecer rachaduras na coluna. Parabéns você fez a maior burrada da sua vida.

  • José Junior
    2014-03-14T08:54:10

    pode esquecer...

  • Axel Silva
    2014-03-13T22:07:33  

    O assunto aqui, é sobre a tomada inteligente e nego discutindo aterramento. Hilário!!!!

    recentes

    populares

    • Axel Silva
      2014-03-13T22:07:33  

      o melhor das notícias, são os comentários! rtsrsrs

  • Francisco Silva
    2014-03-13T17:05:39  

    Primeiro eh preciso saber se o seu domicilio tem aterramento nas tomadas, pois acho eu , que mais de 80% dos domicilios no Brasil, nao tem, e nao sai barato colocar esse aterramento para quem ainda nao tem. Entao para quem nao tem , eu acho que esse terceiro PINO, pode tirar, se nao vc vai ter que comprar um adaptador ou uma nova tomada , e nao vai ter o Terra funcionando do mesmo jeito, so vai gastar dinheiro.Mas se a ideia eh ter um aterramento entao........

    recentes

    populares

    • Francisco Silva
      2014-03-13T17:05:39  

      O que vou dizer JÁ FIZ E FUNCIONOU MUITÍSSIMO BEM. Para quem mora em EDIFÍCIO, é possível fazer um aterramento que costuma funcionar bem. É simples. Localize uma COLUNA do prédio. As colunas, geralmente, possuem 04 ou mais vigas de aço ou ferro em seu interior. Pois bem, faça o ATERRAMENTO utilizando esta estrutura metálica (aço ou ferro) que esta no interior da coluna do prédio. Na vez que fiz, NUNCA DEU PROBLEMA. Chamei um eletricista para testar o aterramento. Ao olhar, de imediato, SEM TESTAR, ele disse que não prestava. Quando testou, ele ficou SURPRESO com a QUALIDADE do aterramento.

    recentes

    populares

    • Francisco Silva
      2014-03-13T17:05:39  

      Josue Souza, O que digo JÁ FIZ E FUNCIONOU MUITO BEM. Para quem mora em EDIFÍCIO, é possível fazer um aterramento que funciona bem. É simples. Localize uma COLUNA do prédio. As colunas geralmente possuem 04 ou mais vigas de aço/ferro em seu interior, interligadas. Pois bem, faça o ATERRAMENTO utilizando esta estrutura metálica (aço ou ferro) que esta no interior da coluna do prédio. Na vez que fiz, NUNCA DEU PROBLEMA. Chamei um eletricista para testar o aterramento. Ao olhar, de imediato, SEM TESTAR, ele disse que não prestava. Quando testou, ele ficou SURPRESO com a QUALIDADE do aterramento.