08/03/2014 08h00 - Atualizado em 08/03/2014 13h31

Próxima geração do AirPlay poderá fazer integração inédita entre TVs e iPads

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Os tablets da Apple poderão, em breve, ser usado de forma completamente integrada a TV da sala. As especulações se deram após a publicação, na última quinta-feira (06), de uma patente da Apple que mostra o iPad com uma tecnologia de espelhamento de conteúdo sem fio, via AirPlay, que permitirá o uso do dispositivo touchscreen de forma interativa com as telas convencionais.

Veja como pagar o WhatsApp e renovar sua assinatura no Android

Patente da Apple mostra como novo AirPlay poderá fazer do iPad um controle para um jogo exibido na TV (Foto: Arte / TechTudo / USPTO)Patente da Apple mostra como novo AirPlay poderá fazer do iPad um controle para um jogo exibido na TV (Foto: Arte / TechTudo / USPTO)

Segundo o documento, a próxima geração do recurso de controle de segunda tela da Apple poderá disponibilizar conteúdos distintos no iPad e na tela alternativa, que receberia comandos via touchscreen do tablet.

Nesta patente, iPad é usado para mostrar mapa, enquanto a TV é usada como o Street View do Google (Foto: Arte / TechTudo / USPTO)Nesta patente, iPad é usado para mostrar mapa, enquanto a TV é usada como o Street View do Google (Foto: Arte / TechTudo / USPTO)

As aplicações apresentadas são vastas: desde videogames até apps de DJs. Com isso, um iPad poderia servir de joystick enquanto um game é mostrado na TV. Da mesma forma, um app de DJ poderia exibir controles da mesa no tablet e, na tela grande, equalizador e outros conteúdos controlados no display sensível ao toque.

Outro exemplo da patente é usar o iPad para controlar catálogo de filmes exibidos na TV (Foto: Arte / TechTudo / USPTO)Outro exemplo da patente é usar o iPad para controlar catálogo de filmes exibidos na TV (Foto: Arte / TechTudo / USPTO)

A grande diferença entre a solução da Apple e de recursos parecidos disponibilizados no mercado é justamente a sua provável facilidade de configuração e uso. Assim como em outros produtos e serviços da empresa, qualquer pessoa leiga em assuntos tecnológicos seria capaz de parear um iPad com uma TV via AirPlay facilmente.

Será possível colocar conteúdo da Internet na TV também, pelo iPad, como indica a patente  (Foto: Arte / TechTudo / USPTO)Será possível colocar conteúdo da Internet na TV também, pelo iPad, como indica a patente (Foto: Arte / TechTudo / USPTO)

A patente registrada, porém, não detalha o tipo de recursos que deveriam estar presentes na TV. Um requisito mínimo, por exemplo, seria a conexão wireless. Não está claro também se o novo AirPlay pode ser compatível com uma possível iTV, que há tempos especula-se que a Apple esteja preparando.

Outras aplicações propostas pela invenção são em apresentações, ocasiões em que o app Keynote poderia mostrar conteúdos diferentes no iPad e na TV; além do iTunes, que também ofereceria suporte ao recurso multitela. O documento detalha ainda o uso do AirPlay para mostrar mapas e usar o Facetime em dois displays.


Comprar o iPhone 5S ou esperar pelo iPhone 6? Opine no Fórum do TechTudo

Ainda não há previsão para que o recurso seja lançado, já que se trata somente de uma patente. No entanto, o uso em jogos será certamente uma prioridade – uma imagem oficial mostra um iPad com controles idênticos ao de um Xbox, enquanto mostra a imagem de um game na TV.

Via Patently Apple

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo
    2014-03-08T17:27:30

    Apple é o que há. O resto inveja e copia.

  • Tercio Bamonte
    2014-03-08T11:25:46  

    "O Ministério da Saúde adverte": Inveja dos produtos da Apple provoca impotência sexual e hemorroidas. Procure um bom medico, mas se o problema persistir compre iPhone 5S em 12x sem juros e seja menos mala. Obrigado e fiquem com Deus.

    recentes

    populares

    • Tercio Bamonte
      2014-03-08T11:25:46  

      Iphone 5s? Aquele que acha que processador dual core 1,5 é rápido? que câmera de 8mega é suficiente? que tela pequena sem full hd é satisfatório? Sorry.

    recentes

    populares

    • Tercio Bamonte
      2014-03-08T11:25:46  

      Difícil? Isso é impossível! Apple é Apple e mala é sempre mala.

  • Jacques
    2014-03-08T11:18:10  

    A Apple inventa e faz, depois os outros copiam (copiam mal). Quer apostar que os asiáticos vão copiar?

    recentes

    populares

    • Jacques
      2014-03-08T11:18:10  

      Não copia ??? olocoooooo até o controle do Xbox tiveram capacidade de copiar

    recentes

    populares

    • Jacques
      2014-03-08T11:18:10  

      Controle do Xbox foi copia da Sega. Todos ja falaram que e parecido com o da Sega.

  • Lourival Jr
    2014-03-10T10:24:40

    Tal como no Android.

  • Lucas Rodrigues
    2014-03-10T03:15:42

    Essa parente me lembra o "Modo Commander" do game Battlefield 4, que pode ser usado um tablet como parte das funções do jogo.

  • Elvis Araújo
    2014-03-09T09:20:29

    Tbm não entendi??? Isso já é feito no Apple TV! Isso é reportagem antiga?

  • Danilo Barros
    2014-03-08T22:59:46  

    Já faço isso na minha LG TV. Tudo isso com o software LG TV Remote para Ipad, Iphone e Android. E o melhor...não preciso ter um apple tv nem um time capsule para fazer tal proeza.

    recentes

    populares

    • Danilo Barros
      2014-03-08T22:59:46  

      Realmente. É que fanboys acham que tudo tem que funcionar só com os produtos da Épow...porque é mais chique...kkkk

    recentes

    populares

    • Danilo Barros
      2014-03-08T22:59:46  

      Eu tenho uma dessas e funciona mal e porcamente.

  • TERCIO BAMONTE
    2014-03-08T10:51:02  

    Essa matéria tá falando sério? Meu Deus! Preciso rever todos os meus conceitos...SOBRE JORNALISMO. Desde o IPad 2 todas essas funções são possíveis e eu as realizo na minha Apple TV, controlo tudo pelo Xbox SmartGlass, jogos, iTunes, youtube...cara...isso não é notícia...

    recentes

    populares

    • TERCIO BAMONTE
      2014-03-08T10:51:02  

      Eu uso o Netflix e o Youtube no Android com uma SmartTV, sem o ChromeCast. Funciona lindo, mas parece que a Apple quer roubar essa ideia criando patentes pra algo que já existe...

    recentes

    populares

    • TERCIO BAMONTE
      2014-03-08T10:51:02  

      Apple falou todo mundo acredita, essas coisas aí já são possíveis de fazer, só não é conhecido pq não foi a Apple que criou

  • Sam Dias
    2014-03-08T21:58:51  

    Mas já e possível fazer isto com o auxílio da Apple TV!!!

    recentes

    populares

    • Sam Dias
      2014-03-08T21:58:51  

      Pelo jeito, não vai ser necessário mais a Apple TV

    recentes

    populares

    • Sam Dias
      2014-03-08T21:58:51  

      Provavelmente vai ser necessário uma TV caríssimo, sai mais barato comprar a Apple TV hehe

  • Frank Marques
    2014-03-08T20:43:37  

    E quem disse que isso é novidade... Os Videogames já fazem isso a tempos, a diferença é a forma com que pretendem usar, não inventaram nada, pegaram uma ideia e vão usar de forma diferente ou ate mesmo igual...

    recentes

    populares

    • Frank Marques
      2014-03-08T20:43:37  

      A diferença é que vc não precisa de um PS Vita para jogar no PS e nem de um controle do Xbox para jogar no Xbox.

    recentes

    populares

    • Frank Marques
      2014-03-08T20:43:37  

      Alisson, quero ver se vai rodar BF4 hehe

  • Jacques
    2014-03-08T08:20:03  

    Eita, e tome patente. É só o que a Apple sabe fazer depois da morte do iluminado.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2014-03-08T08:20:03  

      falou o joão da rocha sabe tudo, e tu não falou besteira misturando conceitos? te interna!

    recentes

    populares

    • Jacques
      2014-03-08T08:20:03  

      Murilo Carvalho fala ai que conceito eu misturei Murilo... Com certeza é um programador Jr (se for programador msm) metido a sabichão, assim como o Gabriel ai de cima...

  • Rafael Cruzeiro
    2014-03-08T18:24:53

    Daqui a 6 dias, vira a Samsung dizendo que já pensou nisso. Em 1 ano, ela lança e se mostra uma me*rda. Em 4 anos, a Apple lança e revoluciona o mercado. E em 5 anos, a. Samsung lança a versão S4 do seu recurso que funciona que funciona que é uma beleza, mas lembra um pouco um aplicativo já conhecido no mercado..

  • João Rocha
    2014-03-08T17:47:31

    "Outro exemplo da patente é usar o iPad para controlar catálogo de filmes exibidos na TV " MEU DEUS!!! E as apps de SmartTV e DLNA (como a do Netflix ou Youtube do Android que mandam o conteúdo dos smartphones e tables pra tv da mesma forma que a "patente") vão ter que pagar patente mesmo sendo criadas há vários anos antes dessa patente aí ser homologada? Tenha dó Apple!!!! Hoje em dia vive mais de advogados do que de inovação tecnológica...

  • Guido Vieira
    2014-03-08T16:10:22

    Nenhuma novidade, a Sony faz o mesmo com o PS4 e o PS vita! francamente não vejo novidade!