Celular

17/03/2014 13h22 - Atualizado em 17/03/2014 16h49

Anatel começa a mapear celulares piratas; aparelhos serão bloqueados

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Usuários brasileiros com smartphones não homologados devem começar a procurar alternativas a partir desta segunda-feira (17). Começou a funcionar o Siga, um sistema feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com as operadoras de telefonia móvel do país, para identificar e bloquear produtos cuja venda não é autorizada em território nacional.

Jogos, fotos e mais: elegemos os melhores smartphones por categoria

O Iphone 5S está recebendo muitas reclamações do funcionamento do Touch ID após a atualização para o iOS.7 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Comprar iPhone no exterior agora pode virar uma dor de cabeça (Foto: Luciana Maline/ TechTudo)


Nesta primeira fase do projeto, que deve durar cerca de seis meses, ainda não serão feitos bloqueios de aparelhos. O passo inicial é a identificação deles para a criação de um banco de dados com os códigos IMEI de cada gadget. Depois de realizar este mapeamento completo, será feita uma análise de rede. Os alvos para bloqueios são os produtos com IMEIs clonados, alterados ou não homologados, que afetem a qualidade da rede.

Entretanto, não são somente celulares que podem ser atingidos pela medida. Todos os aparelhos que utilizam chips de operadoras de telefonia móvel para acesso à rede, como tablets e máquinas de cartões de crédito, também serão identificados e, caso estejam fora das regras, podem ser bloqueados. Aparelhos homologados, mas em versões do exterior que não sejam as mesmas das vendidas no Brasil, são outros que podem entrar na mira.

Trocar um iOS por um Android vale a pena? E por um Windows Phone? Comente no Fórum

Segundo a Anatel, a proibição da utilização de aparelhos não homologados já existe desde 1997, mas agora ela será repaginada por conta do advento dos chips, que tem três objetivos básicos. O intuito é aumentar a qualidade da rede, evitar problemas de saúde causados por gadgets de baixa qualidade e evitar a reutilização de aparelhos roubados. Oi, Claro, Tim e Vivo fazem parte do projeto.

Como funciona o Siga

A cada ligação ou acesso à Internet de um celular, a operadora precisa autenticar a conexão, identificando os aparelhos pelos seus IMEIs. Um banco será criado com estes dados e, futuramente, comparados a base de IMEIs de aparelhos homologados. Quem não estiver na lista corre o risco de ser bloqueado.

A lista de produtos não homologados é referente não só aos gadgets importados ilegalmente ou modelos falsos, como também os aparelhos comprados por turistas brasileiros no exterior. A Anatel ainda não explicou como funcionará exatamente o sistema de bloqueio e se será possível incluir aparelhos de fora na lista, mas o SindiTelebrasil explicou que,nesses casos, o usuário será encaminhado para um atendimento diferenciado pela operadora. Ainda assim, vale manter a ressalva quanto a compra de modelos de smartphones vendidos no exterior, como o iPhone dos EUA, cujo modelo não é registrado no Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vagner Lopes
    2014-03-17T20:49:16

    essa palhaçada agora é feita pra eles ganharem dinheiro, pq teremos que comprar de lojas da tim, oi, claro e vivo, eo iphone nas operadoras são muito mais caros, tomara que a pirataria continua porque somos roubados pelas operadoras.

  • Robson Cardoso
    2014-03-17T23:40:02  

    Brasileiro é realmente um povo engraçado, cobram lisura, clareza, honestidade, mas quando o governo toma uma decisão acertada, mesmo que seja por esse ou aquele motivo, é uma decisão acertada, todos começam com piadinhas e críticas, pois eu acho excelente essa ideia, agora quero ver quando tivermos nossos celulares roubados como irão fazer, mesmo que consigam burlar com o tempo o sistema, espero que demore bastante. Segurança para quem comprar um smarthphone de maneira honesta e homologado,nada de clone, nem imei alterado e isso é muito bom.

    recentes

    populares

    • Robson Cardoso
      2014-03-17T23:40:02  

      O problema é que os Smartphones nacionais são os mais caros do mundo e se não houver a concorrência do importado com impostos justos o mercado nacional vai inflacionar e Smartphone será íten de rico apenas,o meu é nacional mais sei que todos não têm essa condição.

    recentes

    populares

    • Robson Cardoso
      2014-03-17T23:40:02  

      Robson, mania feia de dizer "Brasileiro é assim" "Isso só acontece no Brasil", Já experimentou morar em outros países e culturas diferentes? As pessoas reclama em qualquer lugar. O problema está no Ser Humano, a nossa raça egoísta e individualista, não nos "Brasileiros". Quanto aos comentários contra e a favor, isso se chama democracia, todos temos direito de expor nossas opiniões, fique com a sua, e não se sinta superior jugando a dos outros.

  • João Batista
    2014-03-18T22:37:49  

    e isso mesmo chega de pirataria a anatel estar fazendo um otimo trabalho parabens esses celulares atrapalha muito as empresas , sem falar que são todos uma pocaria horivel lugar de lixo e no lixo e barato mas não presta.

    recentes

    populares

    • João Batista
      2014-03-18T22:37:49  

      kkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • João Batista
      2014-03-18T22:37:49  

      creio que você tem um poder aquisitivo muito bom. mas falar em porcaria vamos falar do SANSUNG NOTE 2, tenho um e não dá rede dentro de casa. e tenho um BLU studio 530 (XING LING) falo com ele até dentro da camera fria que temos aqui. creio que você fala que qualidade é Status e não oque funciona ou não

  • Vera Esteves
    2014-08-17T18:37:49  

    pirataria tira emprego, impostos para ser revertido no brasil...nossas industrias esta falidas...os paises ricos valoriza seus produtos por isso são desenvolvido. temos que tirar todo esses lixos da china e paraguai do mercado brasileiro.

    recentes

    populares

    • Vera Esteves
      2014-08-17T18:37:49  

      é mais quando importamos pagamos um absurdo na alfandega..isso vai pra onde então....n compramos mais barato so...e n quer dizer que são aparelhos piratas , falsificados, apenas mais em conta do que as marcas q vende por aqui....um absurdo de caro...isso é brasil.....

  • Flavio Muniz
    2014-03-17T22:48:05  

    Me ferrei então, vou ficar sem meu htc one? Alguem sabe se existe uma lista de aparelhos originais que serão bloqueados?

    recentes

    populares

    • Flavio Muniz
      2014-03-17T22:48:05  

      Eu espero que seja somente os piratas, o htc one é um dos melhores celulares que já tive.

    recentes

    populares

    • Flavio Muniz
      2014-03-17T22:48:05  

      Flavio Muniz esse htc one é meu sonho que inveja uuu

  • Robson Silva
    2014-04-06T15:51:19  

    isso é conversa para boi dormir, celulares não afetam o sinal, pois se fosse assim lá fora também teriam problemas com sinal, pois circulam milhões de aparelhos e o sinal de lá é 100 vezes melhor que o daqui. Isso é pretexto para venderem aparelhos nacionais com impostos abusivos. Agora a pergunta que fica, é se a Anatel vai devolver os bilhões de reais dos aparelhos comprados pelos clientes, pois os mesmos não serão obrigados a sair no prejuízo, por causa de uma lei sem fundamento que não seja vender celulares nacionais.

    recentes

    populares

    • Robson Silva
      2014-04-06T15:51:19  

      kkkkk so gaucho e compro celular barato no uruguay um galaxys4 aqui no brasil e 800 reais la e 350 pesos e conta que a nossa moeda e mais barata gasto apenas 50 reais pelo menos nao e paraguaio mas e original la nao tem juros mesmo

    recentes

    populares

    • Robson Silva
      2014-04-06T15:51:19  

      Matheus Rodrigues kkkkk galaxy s4 800 reais só se for no seu sonho

  • Yan Rodriguesluch
    2014-06-30T11:31:45

    Belo Trabalho Anatel . A Gente Compra um Celular de 2.256 Mil , Pra chegar um Sem Futuro e Comprar um Celular paraguaí de 100.00 Reais . Sendo Que e o mesmo Modelo . a Diferença e Que ele e pirata . Entao Belo Trabalho Anatel

  • Junior Krunn
    2014-03-26T09:13:50  

    Falando francamente agora... esses aparelhos chineses que realmente afetam a qualidade da rede, vc pode alterar o IMEI diretamente no próprio celular... adianta bloquear o IMEI se no aparelho vc pode trocar por outro IMEI que estaria válido? Essa regra é uma grande MENTIRA para pagarmos 3.000 num galaxy S5 que custa 1.500 fora do Brasil, e os XING LING vão continuar funcionando de boa... Eu comprei um celular da marca BLU no Paraguay, paguei R$500,00 num celular que é superior ao Galaxy S3, é esse tpw de coisa que querem acabar...

    recentes

    populares

    • Junior Krunn
      2014-03-26T09:13:50  

      Exatamente...e essa gente burra, que só sabe ver novela, ainda dá ibope pra isso...PIOR: ainda concordam...pq acham honestamente que quem atrapalha são os celulares, não o sinal que é péssimo. Sou sim a favor de exterminarem esses celulares xings sem marca...mas os que tem certificação no país de origem? Faça-me o favor...

  • Walter Mendes
    2014-03-18T02:58:47  

    Isso é ilegal, essa "lei" chegou após eu comprar um no Paraguai

    recentes

    populares

    • Walter Mendes
      2014-03-18T02:58:47  

      Há mais de dois anos a Anatel informou sobre o bloqueio dos xing lings, você que é desinformado.

    recentes

    populares

    • Walter Mendes
      2014-03-18T02:58:47  

      O que é xing ling? A grande maioria dos seus celulares são fabricados por lá...kkkk...na real, esses xing ling que querem bloquear são aqueles celulares que entraram no país sem ter 53% de imposto comidos pelo governo. Se vc compra um aparelho legalmente de fora, que tem certificado no país de origem...pagou imposto na compra...quem disse que ele é ilegal?

  • Sérgio Luiz
    2014-04-12T14:48:14

    Gente. Se a Anatel fizer realmente isso, lesando desta forma descarada os direitos do consumidor, proponho que todos entrem com uma ação conjunta contra ela (milhões de brasileiros). Precisamos ser indenizados por sermos prejudicados desta forma. Vamos ver como é que fica.

  • Edson Rosa
    2014-03-18T07:19:54

    SE BLOQUEAR O MEU VOU PROCESSAR ESSA AGENCIA

  • Daniel Gonçalves
    2014-03-24T00:49:24

    Isso é mais uma jogada suja do governo, pois eles perdem muito quando compramos um produto fora do Brasil. Por exemplo um Galaxy note 3 no Brasil custa em media R$ 2,800,00, fora do Brasil eu consigo por R$ 1,400,00. Ou seja, a metade do preço... A questão é, eles querem que nós Brasileiros continuem comprando dentro do Brasil com preços abusivos e absurdos. A gente já paga imposto em tudo, não temos nem liberdade para comprarmos o mais barato. Temos sempre que comprar coisas aqui, com esses preços. É simplesmente revoltante.

  • Fabio Peres
    2014-03-22T21:16:49

    então pessoal, se querem colocar uma lei pra funcionar vamos ver se eles tem culhões pra fazer isso, porque um iphone, ou um galaxy s4 comprado no ebay ou no mercado livre não é homologado, pois eles são trazidos dos eua por frete comum ou através do paraguai, mas acho que não precisam se preocupar, pois nosso governo não tem culhões, vão bloquear celular barrelado, do coitado do pobre, pois se bloquearem um iphone de um juiz, ou de um bom advogado que comprou um iphone lá fora sabem que terão sérios problemas, me mostrem o contrato da operadora que especifica isso, eu não assinei.

  • Gibson Oliveira
    2014-03-21T16:03:25

    e oq acontecera com um celular que é réplica e tem a sua placa trocada, pou uma original por ex ??

  • Nilvania Marques
    2014-03-18T09:08:58  

    Vergonha de ser brasileira!

    recentes

    populares

    • Nilvania Marques
      2014-03-18T09:08:58  

      Só morrendo e nascendo de novo, com sorte vc nasce no Afeganistão.

    recentes

    populares

    • Nilvania Marques
      2014-03-18T09:08:58  

      Até você ter seu aparelho roubado e esse sistema da Anatel for útil para você bloqueando o aparelho.

  • Josafá Elias
    2014-03-19T11:42:26

    A tecnologia oriental esta acima de qualquer tecnologia tupiniquim, então podem ter certeza que isso ''SIGA" não funcionará contra os Shing Ling's!

  • Emilly Soares
    2014-03-17T17:38:07  

    hahaha dúvido que isso aconteça, sempre os chineses acham uma forma de burlar um IMEI, balela história velha, pago pra ver!!

    recentes

    populares

    • Emilly Soares
      2014-03-17T17:38:07  

      Pode ser que não... Esse embargo ocorre aqui no Brasil.. Eles fabricam para o mundo e não exclusivamente para o Brasil, então porque eles iriam quebrar a cabeça procurando uma maneira de burlar uma "lei" existente do outro lado do planeta?

    recentes

    populares

    • Emilly Soares
      2014-03-17T17:38:07  

      Emilly vc é muito engraçada, adorei seu senso de humor, me passa então seu número, vou te add no zap zap!!! bjs e Obrigado...

  • Jeovani Camargo
    2014-03-18T16:52:14  

    deixa eu ve se entendi, se eu comprar um iphone no estados unidos, quando chegar no Brasil será bloqueado ao utilizar um chip da operadora Brasileira ? la eu pago 500 dolares aqui pago 1.200 dolares

    recentes

    populares

    • Jeovani Camargo
      2014-03-18T16:52:14  

      ta bom cara,não precisa jogar na cara que tu vai comprar um Aifone.

    recentes

    populares

    • Jeovani Camargo
      2014-03-18T16:52:14  

      Isso aew... 1500 conto pra poder usar o celular..

  • Carlos Mourão
    2014-03-18T22:52:08

    Bloquear os celulares importados do brasil todo é fácil né? quero ver bloquear os celulares dos presídios... e outra a qualidade do serviço é péssima, agora culpam os importados.... alem do valor das tarifas serem as mais caras do planeta... Anatel!!! Isso é uma piada... também estamos no Brasil onde so se anda pra trás.....

  • Rafael Jm
    2014-03-18T20:30:57  

    "Ainda assim, vale manter a ressalva quanto a compra de modelos de smartphones vendidos no exterior, como o iPhone dos EUA, cujo modelo não é registrado no Brasil." Como deixa clara a matéria, eles simplesmente querem bloquear todos os aparelhos, não apenas os "ilegais". Direto e simples: Isso é Brasil. Não estão interessados em melhorar a telefonia ou preocupados com a saúde dos usuários, a única coisa que querem é obrigar a todos a pagar por aparelhos super faturados em impostos.

    recentes

    populares

    • Rafael Jm
      2014-03-18T20:30:57  

      Rafael, você merece meu respeito. São poucos no brasil que tem a mente aberta como você. Parabéns !

  • Elias Skaf
    2014-03-18T05:59:22  

    MOLEEE,. JA COMPREI O MEU IPHONE LA FORA E QD FOI ATUALIZADO AQUI , JA BLOQUEOU AUTOMATICAMENTE . PROCUREI A APLE E NA MESMA HORA DISSEREM O QUE ACONTECEU E TROCAREMO MEU APARELHO COM USO DE 7 MESES POR OUTRO ZERINHOOOOOOO ISSO QUE É UMA EMPRESA DE RESPEITO

    recentes

    populares

    • Elias Skaf
      2014-03-18T05:59:22  

      i o kiko?

  • João Gama
    2014-03-18T18:00:57

    Ta de Parabéns a Anatel. pois ta na hora de fazer isso mesmo. Pois para quem não sabe as ligações de celulares são ruins por causa dos celulares piratas, imagina ai quantos celulares piratas existem aqui no brasil. Vamos ser consciente ja que os celulares originais estão ficando mais barato. Fica a dica também para as empresas de Celulares vamos fazer mais barato e acessível os preços para que toda classe social seja acessível para comprar.

  • Guapuruvu Duro
    2014-03-18T17:27:34

    As operadoras preocupadas com a saude do usuario ? Elas deveriampreocupar-se com o serviço que prestam que é muito ruim. A ANATEL é uma porcaria, cabide de emprego que ganha salario do governo e das operadoras, pois só atendem as necessidades delas.

  • Thiago Sa
    2014-03-18T17:26:42

    Fim dos Iphones 8s( Ifone) e fim do Samsung Galaxy S12( samsungue) kkkkk !!!!

  • Victor Corrêa
    2014-03-18T17:16:08

    O ideal é que se permita uma possibilidade de legalizar o funcionamento de um IMEI que não seja clonado ou alterado, com a apresentação de documentação legal como nota fiscal do aparelho ou similar a algum posto de atendimento da ANATEL ou algo assim. Aí sim seria justo e não penalizaria pessoas que adquiriram seus celulares sem violar as leis, como celulares importados por exemplo.