Armazenamentos

10/03/2014 16h15 - Atualizado em 10/03/2014 16h15

Sony e Panasonic apresentam mídia superior ao Blu-Ray com até 1TB

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

Sony e Panasonic anunciaram o Archival Disc, a próxima geração de discos óticos que substituirá o Blu-Ray. Previsto para chegar ao mercado no meio de 2015, os Archival Discs inicialmente terão a capacidade de armazenar 300GB, chegando à 1TB dentro de alguns anos. Dentre os usos do novo formato estão os filmes 4K e o uso para backup de grandes quantidades de dados.

Confira lista de players Blu-Rays com ótimo custo-benefício

Archival Disc é o sucessor do Blu-Ray, podendo armazenar até 1TB de dados. (Foto: Divulgação)Archival Disc é o sucessor do Blu-Ray, podendo armazenar até 1TB de dados. (Foto: Reprodução/ Akascope)

“Recentemente, a demanda por capacidade de arquivamento cresceu significativamente na indústria cinematográfica, assim como nos data centers de armazenamento em nuvem, que cuidam de grandes quantidades de dados, ainda mais com os avanços das redes, fazendo esse volume de dados crescer vertiginosamente”, disseram a Sony e a Panasonic no anúncio oficial.

Como efeito comparativo, os discos de Blu-Ray disponíveis atualmente no mercado conseguem armazenar até 50GB, ou seja, 6 vezes menos do que os primeiros modelos de Archival Discs. O documentário TimeScapes, considerado o primeiro filme 4K a ser vendido por download, possui “apenas” 160GB, ou seja, exigiria 4 mídias para comportá-lo. Com o novo formato, pouco mais da metade do Archival Disc seria utilizado.

Você acredita que as TVs 4K irão vingar? Comente no Fórum.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares