Internet

06/03/2014 14h13 - Atualizado em 06/03/2014 14h19

Vírus de computador se espalha como a gripe em pontos de acesso Wi-Fi

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Já existe um malware que se espalha pelo ar, como uma gripe. Pesquisadores da Universidade de Liverpool criaram um poderoso vírus capaz de residir e ser transmitido em redes Wi-Fi abertas, e não somente entre computadores ou entre um computador e um servidor como acontece na maioria das vezes.

Pesquisa diz que existem mais malwares no Android que apps no Google Play

Batizado de Chameleon (camaleão, em inglês), o código malicioso é impossível de ser rastreado por softwares antivírus atuais, que procuram ameaças exclusivamente dentro das máquinas.

Saiba como identificar sites que podem conter códigos maliciosos (Foto: Reprodução/Zone Hosting)Saiba como identificar sites que podem conter códigos maliciosos (Foto: Pond5)



Criado para pesquisa de segurança de redes, o malware é o primeiro a conseguir se espalhar por pontos de acesso Wi-Fi e a roubar dados dos usuários logados. Segundo os pesquisadores britânicos, ele é tão poderoso que chega até a buscar por pontos mais vulneráveis da rede para se reproduzir com mais facilidade, evitando redes criptografadas e firewalls.

“Quando Chameleon ataca um ponto de acesso, ele não afeta como ela funciona, mas é capaz de coletar e mostrar as credenciais de todos os outros usuários conectados à rede. Depois, o vírus procura outras redes Wi-Fi para se conectar e infectar”, detalhou o professor de segurança de rede da Universidade de Liverpool, Alan Marshall.

Sua semelhança com um vírus real, como o da gripe, está também na capacidade de infecção. Isso porque, teoricamente, quanto maior a concentração de computadores conectados a uma rede infectada, maiores as chances de Chameleon conseguir se espalhar pelos pontos de acesso Wi-Fi – áreas com mais redes sem fio abertas são mais propensas ao malware.

Embora seja preocupante, o Chameleon só existe dentro dos laboratórios da Universidade de Liverpool. O principal objetivo é mostrar que é possível haver, no futuro, um vírus com esse comportamento solto em redes de todo o mundo e as empresas de segurança de rede devem estar preparadas.

Via Mashable

Qual é o melhor antivírus grátis? Veja as dicas no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabrício Cunha
    2014-06-09T22:39:38

    Isso só vai piorar na Copa. Por isso eu mantenho o meu moto g protegido com o psafe. Ele é super leve, não atrapalha minha navegação e me deixa seguro.

  • Fabiotorres
    2014-03-09T19:54:07

    Sei e quem vai aproveitar esse vírus vão ser os Antivirus por isso não uso antivírus

  • André Costa
    2014-03-08T09:50:43

    Eles vão com certeza jogar isso por aí pra depois vender antivirus e ganhar muito dinheiro. "A terra é uma beleza! O que estraga é essa gente!".

  • Sarrista Sp
    2014-03-08T09:49:41

    Acabaram de incitar os hackers para desenvolverem um vírus com estas características! Provavelmente estão associados a fabricantes de antivírus que venderão este novo antivírus separado dos atuais. Tenho um colega que vendia vírus para a Norton por até U$500.00 e ele produzia em torno de 10 vírus por mês.

  • Alvanir Lima
    2014-03-06T20:35:01  

    Não entendo pra que divulgar uma ameaça desta! Isso vai fazer com que hackers do mundo inteiro se volte para tentar achar um meio de invadir o sistema dessa Universidade para saber como é, e depois, salvem-se quem puder!

    recentes

    populares

    • Alvanir Lima
      2014-03-06T20:35:01  

      É a guerra cyber rs

  • Nélio Santos
    2014-03-07T16:57:34

    Vou voltar a usar minha internet por par trançado kakakaka

  • Jobson Soares
    2014-03-06T17:10:58

    uai-fai.

  • Antonio Silva
    2014-03-06T14:32:07

    ainda bem que só tem em laboratório já pensou esse vírus espalhado por aí?