20/04/2014 15h50 - Atualizado em 20/04/2014 17h01

Anel inteligente ajuda cegos a ler textos impressos; conheça o projeto

Henrique Duarte
por
Para o TechTudo

Nos laboratórios de mídia do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), pesquisadores como Roy Shilkrot e Jochen Huber estão trabalhando num dispositivo chamado “FingerReader”, um anel inteligente que se encaixa ao redor do dedo e lê textos em voz alta, graças a uma câmera acoplada e modificação de softwares open source.

Lentes do Google podem vir com microcâmeras embutidas, revela patente

FingerReader é um projeto em desenvolvimento que lê textos em voz alta"FingerReader" é um projeto em desenvolvimento que lê textos em voz alta (Foto: Reprodução/MIT)


Para ouvir as palavras em voz alta basta passar o dedo por uma linha de texto e uma voz com tons metálicos irá dizê-las com um bom volume. Entretanto, não é qualquer texto que O “FingerReader” consegue ler. Por exemplo, aqueles textos de bula de remédios são pequenos demais, a fonte mínima é a de tamanho 12.

Sobre a voz, os pesquisadores ainda estão buscando melhorias, pois as vezes ela trava bastante, além de estar longe de possuir uma dicção perfeita. O peso é um ponto a favor, pois o dispositivo é feito de plástico e não pesa mais que um anel normal. Assista ao vídeo que mostra o projeto em funcionamento.

FingerReader mostra sistema em funcionamento (Foto: Reprodução/Vimeo)FingerReader mostra sistema em funcionamento (Foto: Reprodução/Vimeo)


Em uma entrevista, o PhD Roy Shilkrot disse que não imagina que a versão final do projeto seja direcionada apenas para pessoas com dificuldade de visão, indo além, viabilizando um cenário onde o dispositivo traduza as palavras em texto real. Shilkrot afirmou que era interessante notar que pessoas com deficiências na visão preferiam utilizar um dispositivo que não fora feito exclusivamente para eles, pois assim se sentiriam mais incluídos na sociedade como um todo.

Quais tecnologias para vestir vocês acham que têm mais potencial? Comente no Fórum.

Outra motivação aponta também para um estudo feito em 2007 pelo Instituto Nacional para os Cegos, na Inglaterra, afirmando que apenas 7% dos livros estão disponíveis em letras grandes, áudio e braille integral, incluindo eBooks. Com o advento do “FingerReader”, seria possível aos deficientes lerem esse conhecimento outrora inacessível.

Sistema faz anel vibrar no início e ao fim das linhas do texto  (Foto: Reprodução/Vimeo)Sistema faz anel vibrar no início e ao fim das linhas do texto (Foto: Reprodução/Vimeo)


Embora ainda não haja nenhum plano para levar o gadget ao mercado, Shilkrot está ciente dos custos para a produção do dispositivo. “Ainda não podemos dizer quanto vai custar o FingerReader, pois a tecnologia envolvida no projeto ainda está em evolução, ainda não temos preços definidos".

 


 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tcharliane Pimentel
    2014-04-21T07:42:57

    Ponto pra ciencia? o dinheiro jogado fora para algo inutil? ... tanta tecnologia para ler un texto en voz alta , para isto existem os audiolivros ,que nao te va a deixar equivocar de linha ,e tenho certeza que a leitura é muito mas facil de se entender .

  • Mauro Lopes
    2014-04-21T10:21:35

    Samsung Galaxy Tab 3 wifi por 480 conto, encontrei no ( bezoo . com . br )

  • Joelson Santos
    2014-04-21T10:14:58

    Para deficientes visuais ainda precisar ser muito modificado,agora acho que poderia ser usado por estrangeiros.

  • Paulo Henrique
    2014-04-21T06:39:59

    + 1 ponto pra ciencia......está uma goleada em jesus

  • Anderson Candeias
    2014-04-20T17:16:49  

    Na minha opinião, se esse hardware foi desenvolvido para deficientes visuais, ainda faltam muitos recursos para que ele se torne viável. como uma pessoa que não enxerga passaria os dedos sobre uma linha que só existe pra quem enxerga, pois a mesma não tem relevo perspetivável. Eu acho que poderiam juntar as tecnologias que já existem e construírem um aparelho muito mais eficiente, por exemplo; um equipamento que assim como muitos Smartfones, seja capas de escanear o texto de um livro por exemplo, e em seguida já possuir um software que seja capais de ler com fluides o texto escaneado.

    recentes

    populares

    • Anderson Candeias
      2014-04-20T17:16:49  

      Isso já existe! Acho que a grande questão do anel é a leveza e a possibilidade de carregar para qualquer lugar!

    recentes

    populares

    • Anderson Candeias
      2014-04-20T17:16:49  

      Anderson Candeias, você está levando em conta pessoas que tem a deficiência completa da visão, esse anel pode não ajudar tanto essas pessoas, mas pode auxiliar quem perdeu parte da visão. Tenho familiar que perdeu parte da visão, não consegue ler pois não tem a visão central(Buraco de Mácula). O Anel seria de grande para quem tem somente uma parte da visão.