29/04/2014 08h14 - Atualizado em 30/04/2014 08h43

Bug do Internet Explorer deixa Windows XP vulnerável para sempre; entenda

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Uma falha permanente no navegador Internet Explorer, da Microsoft, deixa computadores antigos vulneráveis a ataques hacker. Uma brecha de segurança chamada "zero day" encontrada nas versões 6 a 11 do browser permite que cibercriminosos tomem controle sobre as máquinas infectadas, o que forçará a fabricante do Windows liberar um pacote de correção para o problema. Porém, com o fim do suporte para o Windows XP, seus usuários deverão permanecer vulneráveis por tempo indeterminado.

Como checar se seu site favorito está vulnerável ao bug HeartBleed

Internet Explorer  deixa Windows XP vulnerável para sempre (Foto: Divulgação/Microsoft)Internet Explorer deixa Windows XP vulnerável para sempre (Foto: Divulgação/Microsoft)

O bug pode ser explorado por cibercriminosos já que pode conceder permissões de administrador do sistema. Com isso, eles seriam capazes de controlar os computadores remotamente, apagar e modificar arquivos e instalar programas maliciosos para roubar os dados pessoais do usuário da máquina.

Qual é o seu navegador preferido? Comente no Fórum do TechTudo.

Apesar dos PCs com Windows XP serem mais propensos a ataques pela falta de suporte, um quarto dos usuários de Internet do mundo - fatia que corresponde ao total de usuários IE - estarão vulneráveis à ameaça até que uma atualização corretiva chegue, o que pode levar até um mês.

A Microsoft alerta ainda que as versões mais visadas são do IE 9, 10 e 11, em qualquer sistema operacional desktop da empresa.

Enquanto o update não chega, a utilização do Internet Explorer é contraindicada. Além disso, vale lembrar que usuários do Windows 8.1 devem fazer o download do pacote de atualizações "Update 1" para tornar seus PCs aptos a baixar correções de segurança da Microsoft. Já usuários do Windows XP devem usar outros navegadores como Google Chrome e Mozilla Firefox para evitar maiores problemas, ou fazer o upgrade para o Windows 7.

Via Microsoft e Digital Trends

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cesar Alves
    2014-06-25T14:17:41

    Por conta disso, será lançado o Windows Vista ainda esse ano, conforme matéria publicada em um jornal de grande circulação no Acre.

  • Sergio Lenzi
    2014-04-30T13:52:26

    E ainda tem na internet o XP black widow, que foi "lancado" um dia depois da Micosoft encerrar a atualizacao do XP... Rápido, instala em 10 minutos, e funciona tudo...

  • Michel Sent
    2014-04-30T11:50:03

    O problema de usar o Linux, meus caros é que muitos empresários e contadores NÃO sabem usar. E vocês usam para vocês, mas como mudar a cabeça de um contador, que quer por que quer o IE funcionando, e ainda acha que está seguro acessando a sua conta no BB? Eu não uso Linux, pois jogo e tenho muitos jogos instalados. E minha vida online, até então não foi afetada nunca. Apenas meus servidores dedicados são linux, mas mesmo assim, NADA é 100% seguro. Nem mesmo algo desligado é nos dias de hoje :P

  • Marcelo Mpc
    2014-04-30T11:08:38

    Só usei o IE quando não conhecia suas falhas e usei muito pouco o Chrome ... Prefiro o FireFox, pode ser pesado mas pelo menos fico um pouco mais "protegido" ... até porque existem falhas em tudo que é canto nesta área ... e sobre o XP se manter vulnerável ... me diga o dia em que ele não foi vulnerável? Piada isso!

  • Mohamed Allexandre
    2014-04-29T23:38:46

    Quem sofre com isso!? Pessoas como eu que não tem coragem de pagar pra ter um sistema mal feito que roda jogos!

  • Mohamed Allexandre
    2014-04-29T23:38:22

    O que não fazem pra te fazer deixar o sistema operacional, hein!? Esse "bug" sempre existiu, chama-se programadores da Microsoft. Nunca fazem direito e de maneira comprobatória! Preferem fazer de qualquer jeito e talvez arrumar depois. Acontece que no XP não tem como eles forçarem a retomada das verificações de autenticidade do sistema, agora nos superiores, você pode até desmarcar a opção de atualização automática, que um dia ele irá por como default e sem como mudar que as atualizações serão feitas de modo extremamente automático.

  • Nuno Corte
    2014-04-29T15:37:06  

    Tremendamente utilizada para induzir, esta matéria. O risco não é do XP, é de todas as versões do Windows, pois o BUG é no navegador! Triste essa imprensa de hoje em dia...

    recentes

    populares

    • Nuno Corte
      2014-04-29T15:37:06  

      Mais se você tem XP não ficará vulnerável? Visto que a MS não da mais suporte para este S.O. Logo o bug no navegador afetará para sempre usuários de XP, ou até pelo menos alguém que não seja da MS arrumar uma solução. Por enquanto é só não usar o navegador.

  • Joao Liberato
    2014-04-29T08:21:39  

    Ora, use Linux!

    recentes

    populares

    • Joao Liberato
      2014-04-29T08:21:39  

      Robinson Como assim o Linux não é prático, acho que você não conhece o Ubuntu e o Mint, distros excelente para quem quer migrar no Windows para o Linux.

    recentes

    populares

    • Joao Liberato
      2014-04-29T08:21:39  

      Eu tenho uma versão do Ubuntu...desisti de usar em 24 horas...

  • Danilo Francisco
    2014-04-29T15:34:59

    sou mais meu windows 8

  • Everson Oliveira
    2014-04-29T14:15:16  

    xp ainda existe?

    recentes

    populares

    • Everson Oliveira
      2014-04-29T14:15:16  

      eu tenho um xp num pentiun 4

    recentes

    populares

    • Everson Oliveira
      2014-04-29T14:15:16  

      Mario Zagallo meu pentium 4 ht rodava win vista facim...

  • Erick Tavares
    2014-04-29T14:33:04

    Isso tem dedo da Microsoft, pois estava lançando uma campanha para aborta o XP e agora é um sistema perigoso? Na verdade as pessoas ainda tem apego pelo XP, pois foi o melhor até agora, vamos ver se o W8 retira essa saudade do XP.

  • Francisco Martins
    2014-04-29T11:40:10  

    Minha máquina é "Powered by Linux", enfim só lamento pra quem ainda insiste em ficar amarrado a Microsoft junto com seu velhos problemas!

    recentes

    populares

    • Francisco Martins
      2014-04-29T11:40:10  

      Sua maquina foi desenvolvida pelo Linux?

  • João Henrique
    2014-04-29T10:25:32

    Uma falha no sistema que a microsoft abandonou recentemente e perto do lançamento da nova versão. Bem conveniente em?!

  • Antonio Souza
    2014-04-29T08:54:17

    Nos meus computadores que tenho que usar Windows, o IE já não é utilizado há anos. Nos meus pessoais estou usando Linux e muito feliz. Há anos...