Roteador

11/04/2014 09h31 - Atualizado em 14/04/2014 10h11

Bug HeartBleed atinge também a segurança de roteadores; entenda

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Duas famosas fabricantes de roteadores, Cisco Systems e Juniper Networks, deram aos seus usuários uma notícia ruim nesta sexta-feira (11). Estas empresas anunciaram que a falha de segurança que permite a exploração do bug HeartBleed chegou a seus produtos – levando o caso a um outro patamar.

HeartBleed: saiba em quais sites você precisa mudar suas senhas

Roteadores Cisco estão vulneráveis (Foto: Divulgação/Cisco)Roteadores Cisco estão vulneráveis (Foto: Divulgação/Cisco)


Até agora, o HeartBleed, que permite que hackers interceptem informações sigilosas via protocolo OpenSSL, vinha sendo detectado somente em servidores de Internet, com um grande número de empresas sendo afetado. Entretanto, pouca gente tinha atentado para um fato simples: esta tecnologia também é usada em roteadores.

Dispositivos de rede também usam o SSL, e aparelhos mais antigos usam versões mais velhas. Ou seja, também correm risco. Obviamente, nem todo o hardware do tipo poderá ter sido afetado, porque nem todos eles usam a mesma edição do OpenSSL. No entanto, se a Cisco e Juniper admitiram a possibilidade, é possível que outras também o façam.

É possível a invasão de um roteador depois de configurar a segurança? Veja o debate no Fórum do TechTudo.

Ambas as empresas disponibilizaram links na Internet para que os usuários verifiquem se seus dispositivos foram afetados e também garantiram que estão desenvolvendo patches para corrigirem as falhas. Os testes em aparelhos da Juniper Networks podem ser feitos aqui e aqui, e os da Cisco System aqui. As atualizações poderão ser baixadas online e instaladas direto pelos próprios usuários.

Via Gizmodo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anderson Carvalho
    2014-04-24T22:35:40

    Pelo que sei, Globo usa o gmail e este foi afetado e já solucionado. Então bora mudar rápido a senha. Gmail, google, yahoo, facebook e outros foram afetados.

  • Lauro Azeredo
    2014-04-12T17:49:31

    Eu só troquei a senha das minhas redes sociais. Alguém sabe dizer se é necessário trocar a senha também de sites do tipo: Terra, Uol, Globo, etc?! Me responda só se você tiver lido que sim, e não diga nada que só acha, por favor. Obrigado.

  • Caio Chaves
    2014-04-11T12:20:10  

    Não sei porque, mais acho que os E.U.A esta por trás disto . Seila, so acho.

    recentes

    populares

    • Caio Chaves
      2014-04-11T12:20:10  

      Você adora alienações né. Também deve achar que ET's existem.

    recentes

    populares

    • Caio Chaves
      2014-04-11T12:20:10  

      Lauro Azeredo uma coisa e ser alienado, outra coisa e saber que algumas informações são extremamente secretas e so com alguém de la de dentro(Cisco e Juniper) pode estar repassando ou melhor dizer... vazando. O Alienado aqui acho que é voce brother.