Tablet

24/04/2014 07h37 - Atualizado em 24/04/2014 07h37

Carregador wireless alimenta 40 smarts a 5 metros de distância; veja

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Tecnologia Avançada da Coreia do Sul apresentou um protótipo de carregador sem fio capaz de abastecer até 40 smartphones ao mesmo tempo. Usando a mesma técnica de indução eletromagnética utilizado nos telefones atuais, o carregador consegue intervir em gadgets em uma distância de até 4,7 metros.

Veja também: Projeto no Kickstarter quer criar menor carregador de laptop no mundo

Carregador sem fios criado por coreanos consegue alimentar smartphones e outros eletrônicos a quase 5 metros de distância (Foto: Divulgação/KAIST)Carregador sem fios criado por coreanos consegue alimentar smartphones e outros eletrônicos a quase 5 metros de distância (Foto: Divulgação/KAIST)

Carregadores sem fios comercializados hoje necessitam que celulares sejam dispostos sobre uma base para carregá-los, o que torna a tecnologia ainda pouco prática. No entanto, a equipe liderada pelo professor de Engenharia Nuclear e Quântica, Chun Rim, acredita que a distância entre aparelho e fonte de energia não será uma preocupação daqui a algum tempo.

“Assim como vemos zonas Wi-Fi de internet hoje em restaurantes e ruas, eventualmente haverá muitas zonas Wi-Fi de energia, fornecendo carga sem fio para dispositivos eletrônicos. Vamos usar todos os aparelhos em qualquer lugar e a qualquer momento, sem fios emaranhados e sem se preocupar com o carregamento das baterias”, explica Rim.

O princípio de funcionamento é simples: na base do dispositivo, uma corrente elétrica passa por uma bobina, gera um campo eletromagnético que atravessa a sala e chega às bobinas instaladas nos aparelhos eletrônicos. O resultado é uma nova corrente elétrica inversamente proporcional à distância entre os dois objetos.

Usar o celular enquanto carrega prejudica a bateria? Acompanhe o tópico no Fórum do TechTudo

Por essa razão, quanto mais próximos do ‘carregador’, mais rápido os eletrônicos recarregam suas baterias. O pico de performance do sistema se dá a três metros de distância, em que o carregador consegue fornecer 1.400 W de potência – suficiente para alimentar vários computadores e mais de vinte TVs LCD.

Por enquanto, a tecnologia está em seu estágio inicial, por isso a bobina receptora de energia ainda é grande demais para caber nos dispositivos atuais. Porém, no futuro, qualquer celular, TV e computador poderá ter um sistema do tipo capaz de recarregar a bateria sem precisar conectar a uma tomada.

Via ExtremeTech e GigaOm

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Luis
    2014-04-24T10:03:01  

    E qual seria o efeito de milhares de equipamentos iguais a este (ou mais potentes) ligados simultaneamente, apesar de ser leigo neste assunto, duvido que não haveria consequências desastrosas a longo prazo.

    recentes

    populares

    • João Luis
      2014-04-24T10:03:01  

      Como já falei em outro comentário desse tipo, você esta exposto a campos eletromagnéticos desde que você nasceu. Por enquanto, sabe-se que apenas campos eletromagnéticos de alta frequência (frequências acima da luz visível) causam câncer, como UVA, UVB ou raio-X.

  • Ivan.caldas
    2014-04-24T11:36:18

    Gostaria de estar vivo para ver essa tecnologia em seu estagio final.

  • Marcelo
    2014-04-24T12:37:09

    Ressalta-se que a energia elétrica Wi-Fi foi inventada por Nikola Tesla há quase 100 anos atrás. Ele aspirava inclusive fazer transmissões de energia sem fio de um continente para outro. Foi um verdadeiro gênio. Ocorre que existem muitos interesses que contariam a utilização de energia sem fio. Esses cientistas ditos na matéria, não fizeram nada demais, com toda a tecnologia atual, estão apenas colocando em prática os ensinamentos de um gênio.

  • Ramon Barbosa
    2014-04-25T08:27:02  

    Gilsão vocês podem ter a fé de vocês, mas não tem que ficar forçando a barra ou achando que o resto do mundo esta errado! Até porque acredita em história quem quer! infelizmente o nosso estado "laico" que pra mim é tudo enganação da o direito de acreditar no que quer! Boa sorte a vocês que vivem por uma imagem ou um além! A vida ta aí e acredito só em mim e não no nada! O fim dos tempos é pura enganação o fim do planeta os próprios seres humanos estão construindo! catástrofes naturais acontecem como sempre vão acontecer até porque é do planeta da natureza! ACORDA

    recentes

    populares

    • Ramon Barbosa
      2014-04-25T08:27:02  

      Pelo fato de voce dizer que sou retardado voce tambem é um acredite no que quer e nao me ofenda! deixa de ser sem noção querido se voce perceber 6 pessoas curtiram meu comentario! se ligue filhão! Religião está no fim! Ta todo mundo vendo que precisam se unir para salvar o planeta, ate porque somos nos que estamos o destruindo!

    recentes

    populares

    • Ramon Barbosa
      2014-04-25T08:27:02  

      Turbo Jato Típico comentário de religioso intolerante que você é. como disse sabiamente o caro amigo Ramon Barbosa, Religião está no fim.

  • Gilsão Pernalonga
    2014-04-25T00:53:14  

    o homem brincando de ser Deus.....onde essa humanidade vai parar hein

    recentes

    populares

    • Gilsão Pernalonga
      2014-04-25T00:53:14  

      Gilsão Pernalonga: VÁ CHUPAR UM CANAVIAL DE R0LAS!

    recentes

    populares

    • Gilsão Pernalonga
      2014-04-25T00:53:14  

      Deus deu sabedoria ao homem justamente para isso! Criar coisas!

  • Angelo
    2014-04-24T08:38:24  

    O Mundo esta virando um verdadeiro micro ondas, vamos todos morrer fritados...

    recentes

    populares

    • Angelo
      2014-04-24T08:38:24  

      Angelo Vc já vive em um mundo cercado por ondas eletromagnéticas... Já ouviu falar de celular, Rádio, Televisão, GPS? Que tal então a luz que esta entrando pela sua janela? Por sinal, nesse exato momento VOCÊ e todos os objetos ao seu redor acima do zero absoluto(ou seja, todos os objetos ao seu redor) estão produzindo ondas eletromagnéticas.

    recentes

    populares

    • Angelo
      2014-04-24T08:38:24  

      FRITADOS?? Não seria fritos?? No mais o Microondas não frita, ok?

  • Guilherme C
    2014-04-24T10:35:47  

    HÁ TEMPOS TENHO UMA IDÉIA DE UM PROTÓTIPO DE UM VEÍCULO MOVIDO POR INDUÇÃO MAGNETICA ONDE AS BOBINAS FICARIAM DISPOSTAS AO LONGO DA ESTRADA DEVOLVENDO ENERGIA AS BATERIAS DO CARRO, ESSA ENERGIA PARA AS BOBINAS NA ESTRADA VIRIAM DO ATRITO DO PNEU DO PROPRIO CARRO COMO O ASFALTO, TRANSFORMANDO ESSE ARRASTO EM ENERGIA.

    recentes

    populares

    • Guilherme C
      2014-04-24T10:35:47  

      Massa, mas vc acha que os grande cientistas e inventores já não pensaram nisso? Isso seria muito bom, porém, contudo, entretanto, os governos e empresas não iriam lucrar com isso, o que significa que nunca irá acontecer algo do tipo.

    recentes

    populares

    • Guilherme C
      2014-04-24T10:35:47  

      Sua proposta não considera perdas no sistema e desconheço uma tecnologia viável para transformar a energia despendida pelo atrito em energia elétrica ao longo de quilômetros quadrados de pavimento. Energia fotovoltaica para abastecer o sistema me parece mais viável.

  • Leonardo Bueno
    2014-05-11T18:54:45

    Esta ideia já existe há quase 10 anos e até agora praticamente não houve avanço. Procurem por Witricity. Deve haver muitos interesses contrários à esta tecnologia.

  • Silvio Silva
    2014-04-25T09:21:26  

    Pobre Ramon. Tenho muita dó de pessoas poderosas e auto suficientes como voce, que na hora da dificuldade não tem onde se apegar. Que desespero deve ser esse sentimento de solidão num universo tão imenso!

    recentes

    populares

    • Silvio Silva
      2014-04-25T09:21:26  

      kkk essa foi boa, tenho pena de você, Silvio. que para viver e ser feliz precisa ter amigos imaginários. e você na hora da doença procura uma maldita igreja ou os conhecimentos de um médico em um hospital? Viva a Ciência e abaixo a religião fraudulenta e enganadora.

  • Claudio Matheus
    2014-04-25T16:49:30

    fico boquiaberto com tamanhos projetos como esse por exemplo,alguns intercontinentais como ja foi dito,e um paraplégico ainda ter que usar cadeira de rodas...

  • Vitor Camargo
    2014-04-24T12:37:01  

    Desde os primórdios da energia elétrica, o sonho do ser humano é eliminar os fios elétricos. Realmente seria um sonho ter carregadores "wi-fi" por todos os cantos.

    recentes

    populares

    • Vitor Camargo
      2014-04-24T12:37:01  

      maneiro...mas aí,como tu faz pra ligar o wifi da sua casa?

  • Antonio Duraes
    2014-04-25T10:55:30

    Tô aqui pensando que eles haviam inventado um meio de carregar a bateria pela energia solar, eles me falam de wi-fi, wi-fi precisa da energia convencional; não vejo nada de inovador!

  • Theflash
    2014-04-24T15:44:39  

    Será que ninguém inventa um comprimidinho para fazer cocô sem cheiro. Seria muito útil!!

    recentes

    populares

    • Theflash
      2014-04-24T15:44:39  

      vende o disco que alguém vai usa-lo pra você.

  • Igor Estevão
    2014-04-25T01:06:42

    Eu passei essa ideia de carregador wirelless para eles há anos através de um site que consistia em impor e cadastrar projetos inovadores e inéditos. Só agora implantaram esse projeto com êxito. Fico muito grato à eles.

  • Theflash
    2014-04-24T23:38:34

    Pow! Também vai dar pra esquentar 40 marmitas na hora do almoço, gastando a mesma energia!! Show!!!!

  • Emerson Neves
    2014-04-24T22:19:12

    Vamos tomar choque pelas frenquencias.

  • Marcio Chaves
    2014-04-24T13:43:55  

    Já escutaram a música " Vamos beber" do Ronaldinho Gaúcho? Procurem o clipe no YT! Top d+

    recentes

    populares

    • Marcio Chaves
      2014-04-24T13:43:55  

      Vencedores nao usam drogas - Capcom.

    recentes

    populares

    • Marcio Chaves
      2014-04-24T13:43:55  

      Interessante oq o Rodrigo falou

  • Sarrista Sp
    2014-04-24T20:21:52

    Esta tecnologia pode revolucionar o mercado com novos produtos!

  • Wilson Gomes
    2014-04-24T19:21:20  

    Essa porcaria deve desperdiçar 90% da energia. Useless!

    recentes

    populares

    • Wilson Gomes
      2014-04-24T19:21:20  

      idiota

  • Alex Brito
    2014-04-24T20:10:19

    Nossa! As pessoas desse Brasil colocam defeito em tudo, essa nova tecnologia vai ser muito importante para nós, as pessoas criticam muito, deveriam criticar outras coisas que não é para nós.

  • Gg Izi
    2014-04-24T19:10:00

    imagina vc num bar, com 40 pessoas recarregando seu celular com energia passando por vc o tempo todo, coisa boa isso nao vai dar

  • Gilsão Pernalonga
    2014-04-24T17:17:33  

    porque cientistas brasileiros não descobrem esses trecos ae?

    recentes

    populares

    • Gilsão Pernalonga
      2014-04-24T17:17:33  

      porque você não descobriu?

  • Raul Fatahi
    2014-04-24T15:24:04

    e o câncer que isso pode dar

  • Ze Joao
    2014-04-24T15:23:54

    Indução magnetica... ja tava na hora de colocar esses conceitos em pratica.

  • Lucas Locatelli
    2014-04-24T14:03:53

    Só podia ser Asiáticos.