Internet

24/04/2014 15h44 - Atualizado em 24/04/2014 16h21

Facebook e Google se unem com gigantes para evitar o próximo Heartbleed

Paulo Figueiredo
por
Para o TechTudo

Empresas tecnológicas resolveram se unir para evitar que falhas de segurança voltem a prejudicar a navegação na Internet, como aconteceu com o Heartbleed. As gigantes da web anunciaram nesta quinta-feira (24) a criação de um fundo para apoiar e financiar projetos de código aberto, que tem como objetivo fortalecer desenvolvedores OpenSource. A iniciativa chamada Core Infrastructure Initiative (CII) conta com companhias como Google, Facebook, Microsoft, IBM e Intel, lideradas pela Linux Foundation.

Como checar se seu site favorito está vulnerável ao bug HeartBleed

Heartbleed afetou serviços do Google, Yahoo e Facebook (Foto: Reprodução/HeartBleed.com)Heartbleed afetou serviços do Google, Yahoo e Facebook (Foto: Reprodução/HeartBleed.com)


O HeartBleed é uma brecha no sistema de criptografia de sites que deixou pelo menos 500 mil servidores e dados confidenciais expostos a usuários mal-intencionados. Páginas HTTPS, indicadas por um cadeado na barra de endereço dos navegadores, ficaram desprotegidas e poderiam ser "visualizadas" por hackers devido a um erro de programação feito há dois anos atrás por um engenheiro alemão no código-fonte aberto OpenSSL. Após admitir que seus sistemas foram afetados, Facebook, Google e Yahoo recomendaram fortemente a alteração de senhas para todos os seus usuários.

O objetivo da iniciativa, Core Infrastructure Initiative (CII), anunciada pelas empresas de tecnologia, é de identificar projetos colaborativos que precisem de financiamento e reunir fundos para ajudar programadores a obter êxito. O apoio pode incluir bolsas de estudo para que os principais desenvolvedores possam trabalhar em tempo integral no projeto, auditorias de segurança, computação e teste de infraestrutura, além de viagens, reuniões presenciais e outras formas de suporte.

O primeiro projeto visado pela CII é o próprio OpenSSL, central para a segurança da web e responsável pelos protocolos de criptografia que os sites utilizam. Os desenvolvedores fazem parte de uma comunidade virtual de voluntários que usam a Internet para se comunicar, planejar e desenvolver ferramentas gratuitas para segurança. Porém, tal projeto recebe uma média de apenas US$ 2 mil em doações por ano.

Qual o melhor antivírus para instalar no Windows 8? Opine no Fórum do TechTudo.

"Softwares de código-aberto tornam a infraestrutura da computação possível hoje, e o Facebook está empenhado em apoiar tais projetos e os desenvolvedores que os mantêm. A iniciativa vai ajudar a garantir que estes componentes centrais da infraestrutura da Internet obtenham o apoio necessário para responder a novas ameaças e alcançar novas fronteiras”, disse o diretor do Facebook, Doug Beaver.

"A segurança é uma preocupação de toda a indústria e requer a colaboração de todos que fazem parte dela", disse o sócio-diretor da Microsoft, Steve Lipner. “A Core Infrastructure Initiative se alinha com nossa participação em projetos opensource e com o avanço da segurança em todas as plataformas, dispositivos e serviços”, completou.

Via Linux Fundation

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares