Internet

11/04/2014 06h00 - Atualizado em 11/04/2014 06h00

Facebook é obrigado a manter promessa de privacidade do WhatsApp

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Se alguém ainda tinha alguma dúvida sobre a privacidade no WhatsApp após a compra pelo Facebook, ela não deve existir mais agora. A Federal Trade Comission, agência do governo americano voltada para a área de mercado, emitiu uma nota oficial à rede social, lembrando-a de seu compromisso em utilizar os dados dos usuários de maneira correta.

Programa permite instalar WhatsApp no computador

Carta está disponível na Internet (Foto: Reprodução/FTC)Carta está disponível na Internet (Foto: Reprodução/FTC)

O documento, de quatro páginas, foi disponibilizado online no site da agência. Na carta, a diretora da divisão de proteção ao consumidor da FTC, Jessica Rich, afirma que todas as promessas feitas devem ser mantidas. Ela se dirige diretamente à diretora de privacidade do Facebook, Erin Egan, e também à conselheira geral do WhatsApp, Anne Hoge.

“O WhatsApp fez várias promessas sobre a natureza de dados que coleta, guarda e compartilha. Todas elas são mais restritivas do que as usadas pelo Facebook. Queremos tornar claro que é importante que, independente da aquisição, o WhatsApp siga honrando suas promessas aos consumidores”, diz trecho da nota.

A carta tem diversas declarações que foram dadas por representantes do WhatsApp e do Facebook sobre a questão da privacidade. O tom do comunicado é o de voltar a salientar às companhias o compromisso que assumiram com os consumidores desde que o seu bilionário acordo foi selado.

Qual é a melhor alternativa ao WhatsApp? Opine no Fórum

“Centenas de milhões de usuários confiaram informações pessoais ao WhatsApp. A equipe do FTC vai continuar a monitorar as práticas da companhia para garantir que Facebook e WhatsApp honrem as promessas que fizeram aos usuários”, concluiu a diretora da agência.

O acordo entre Facebook e WhatsApp foi fechado em fevereiro, e desde então houve muitas críticas. Diversos usuários se mostraram preocupados quanto à privacidade - muitos boatos, inclusive, foram criados neste meio tempo - do mensageiro, porém os responsáveis pelas duas empresas sempre frisaram que nada irá mudar.

Via Giga OM e FTC


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Barbieri Neto
    2014-04-11T10:41:35

    Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha... quer dizer que o Governo dos Estados Unidos quem vai garantir a privacidade dos dados dos usuários no Whatsapp? Migrando para o Viber em 3 2 1