Internet

01/04/2014 10h57 - Atualizado em 01/04/2015 10h36

É 1º de abril: dia da mentira tem pegadinhas de Google, Samsung e mais

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Todo ano, mesmo horas antes do 1° de abril começar, já rolam soltas na web as famosas pegadinhas do dia da mentira. Aliás, a tendência é encontrar cada vez mais brincadeiras sobre novos produtos e recursos, ou até "revelações bombásticas" – e foi isso que aconteceu em 2014. Confira a lista que preparamos com as melhores pegadinhas do mundo da tecnologia. Tome cuidado, várias delas podem ser verdadeiras.

Veja as principais pegadinhas de 1° de Abril de 2013

Pokemon Master Challenge é uma das brincadeiras do Google no Dia da Mentira (Foto: Reprodução/TechTudo)Pokemon Master Challenge é uma das brincadeiras do Google no dia da mentira (Foto: Reprodução/TechTudo)


Desafio Pokémon

O Google é sempre muito ativo nesta data, e começou já no 31 de março com uma brincadeira que convida os candidatos a Ash do mundo real a visitarem o Google Maps para iOS e Android em busca de Pokémons. Embora lembre o finado jogo para Game Boy, o objetivo é somente pegar os bichos e colecioná-los. Para participar, basta abrir o app do Maps, tocar em “Pesquisar” no topo da tela e “Pressionar Start” ao lado da Pokébola azul.

Desafio do Maps lembra jogo de Pokémon do Game Boy (Foto: Reprodução/Google)Desafio do Maps lembra jogo de Pokémon do Game Boy (Foto: Reprodução/Google)


Selfie no Gmail

Em comemoração aos 10 anos do Gmail, o Google anunciou um novo recurso que promete agradar os entusiastas das selfies. Tomando para si a invenção da moda, o Gmail atrela a popularidade do autorretrato digital aos seus temas personalizados – há até um gráfico “demonstrativo”. A novidade, portanto, é a oferta de temas do Gmail com selfies como papel de parede. Nada mais convidativo, não?

Gmail comemora 10 anos com tema de selfie (Foto: Reprodução/Google)Gmail 'comemora' 10 anos com tema de selfie (Foto: Reprodução/Google)


Tradução em Emoji no Chrome

“Gastamos 80% do nosso poder de processamento para decodificar aqueles pequenos símbolos que chamamos de letras”, explica um engenheiro do Google para explicar o novo recurso de tradução simultânea do Google Chrome, totalmente baseado em emojis. Segundo a “equipe envolvida”, as figurinhas já podem ser usadas em receitas médicas e documentos legais – apesar de ser brincadeira, é fácil ver utilidade prática nesses casos.


Virais no YouTube

O YouTube finalmente assumiu a autoria de todos os virais que já surgiram na rede de compartilhamento de vídeos desde 2005. Para “provar”, ofereceu trechos dos conteúdos que ainda vão viralizar em 2014. A lista inclui um clipe á là Gangnam Style e vários outros hilários, incluindo um que mostra a dificuldade de passar manteiga gelada no pão. Algo nos diz que alguma coisa mostrada ali vai realmente viralizar. Confira:

Samsung Fli-Fy

Enquanto o Facebook vai usar drones para levar Wi-Fi para o mundo inteiro, a Samsung tem uma ideia diferente: usar pombos. A brincadeira da fabricante coreana para o Dia Mentira contou com a divulgação de um novo projeto que pretende acoplar “micro-roteadores leves e à prova d’água” em 50 pássaros para levar Internet à Londres inteira. No Brasil, seria fim certo a alguns planos de dados baratos mas ordinários.

 
Roteadores em pombos é a aposta da Samsung para o Dia da Mentira (Foto: Divulgação/Samsung)Roteadores em pombos é a aposta da Samsung para o dia da mentira (Foto: Divulgação/Samsung)


Nokia 3310 Pureview

Os fãs da Nokia certamente lembram do antigo modelo 3310, que ganhou neste 1º de abril uma versão ‘renovada’ com Windows Phone 8 e câmera de 41 megapixels Pureview. “Estou muito animado por termos encontrado um caminho para casar nossa tecnologia PureView inovadora com um dispositivo tão amado”, disse um representante da Nokia em uma nota “oficial”.

3310 Pureview foi a novidade da Nokia no Dia da Mentira (Foto: Divulgação/Nokia)3310 Pureview foi a 'novidade' da Nokia no dia da mentira (Foto: Divulgação/Nokia)


Virtual Bay

Perseguido por onde tenta instalar seus servidores, o Pirate Bay disse ter encontrado uma maneira de inserir o conteúdo inteiro do site dentro das mentes das pessoas. Batizado de Virtual Bay, o novo produto se conectaria ao cérebro por meio de um plugin (?) e poderia enviar imagens realísticas aos olhos e sons perfeitos aos ouvidos. “Você não só será capaz de ver e ouvir um filme, um jogo ou qualquer coisa que você quiser. Você vai ser capaz de vivê-lo”, promete o site.

Pirate Bay brincou sobre conteúdo na mente (Foto: Reprodução/Pirate Bay)Pirate Bay brincou sobre conteúdo na mente (Foto: Reprodução/Pirate Bay)


Encontros no Waze

O famoso serviço de navegação GPS social também entrou na onda do 1º de abril, criando uma versão do aplicativo para a marcação de encontros amorosos no trânsito. O melhor da brincadeira é a maneira de identificar pessoas solteiras. Afinal, o serviço seria capaz obter a informação medindo o tamanho da porção de comida pedida no delivery ou pela recorrência de compras de acessórios para gatos e cachorros – por mais que seja pegadinha, esses métodos aparentam ser tão eficazes quanto observar o status do Facebook.

WazeDates promete encontrar o parceiros ideal para os usuários no trânsito (Foto: Divulgação/Waze)WazeDates promete encontrar o parceiros ideal para os usuários no trânsito (Foto: Divulgação/Waze)










Toshiba com o Digit

Uma das melhores piadinhas que apareceram neste 1º de abril foi o inovador produto "lançado" pela Toshiba: o Digit. A mentira foi tão bem contada que muitos internautas caíram na brincadeira. O dispositivo ganhou vídeo de divulgação e página oficial no site da empresa, que só denuncia a piada no último link. O gadget nada mais é do que um par de luvas inteligentes. Com elas é possível tirar fotos, atualizar status de relacionamento com a união das mãos, tem super câmera 4K, além de integração com diversos recursos. Muito bom para ser verdade, certo? 

Digit é um produto fake "lançado" pela toshiba no 1º de abril (Foto: Reprodução/Toshiba)Digit é um produto fake "lançado" pela Toshiba no 1º de abril (Foto: Reprodução/Toshiba)










Motorola "boot" com nova animação

A Motorola também entrou na lista das piadinhas de 1º de abril e chamou a atenção de internautas na rede. O inicializador (boot) padrão foi atualizado para uma animação bem especial. Na tela aparecem personagens ficcionais como o monstro do Lago Ness, um UFO, além do Pé Grande. O recurso foi disponibilizado para aparelhos como o Moto X e Moto G, e para funcionar é preciso atualizar o Motorola Boot Services no Google Play. Assim, os usuários também podem entrar na brincadeira.

Boot animado da Motorola recebe atualização para 1º de abril (Foto: Reprodução/AndroidCentral)Boot animado da Motorola recebe atualização para 1º de abril (Foto: Reprodução/AndroidCentral)



Qual foi a melhor pegadinha tech que você já viu no dia da mentira? Comente no Fórum do TechTudo

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafaela Almeida
    2014-07-10T14:34:47

    Com certeza... pena que na atualização seguinte voltou ao normal

  • Nara Salles
    2014-04-01T17:24:16

    Nem falo nada!