Sistemas Operacionais

05/04/2014 07h00 - Atualizado em 07/04/2014 10h32

Lista lembra computadores e gadgets da época do Windows XP, em 2001

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Se 13 anos parece ser muito tempo, no mundo da tecnologia é uma eternidade. Em 2001, o Windows XP era o que a Microsoft tinha de mais inovador para oferecer. Evidente que se tratava de um contexto muito diferente do atual: não havia ultrabooks, tablets ou smartphones. Com o fim do suporte pela Microsoft de um dos sistemas mais bem-sucedidos marcado para o dia 8 de abril, vale lembrar o que era considerada avançado na época. Confira a lista de PCs, gadget e outras curiosidades tecnológicas.

Fim do suporte ao Windows XP: saiba como migrar para o novo Windows 8

O seu pc antigo pode ser reaproveitado (Foto: Pond5)Veja a lista de computadores e gadgets de 2001 que provavelmente já estão todos no lixo (Foto: Pond5)


1) PC desktop

Hoje incorporada pela HP, a Compaq era dona do desktop mais poderoso para uso no escritório há 13 anos. O Compaq Presario 8000z tinha um processador de 1,53 GHz, disco rígido de 80 GB (que pesava mais que vários HDs de 1 TB atuais) e singelos 128 MB de memória RAM em sua configuração padrão. 

Conforme lembra o blog da Microsoft, smartphones de hoje têm, de longe, mais processamento que o computador top de linha da Compaq da época. E claro, a máquina rodava o Windows XP.

Antiga Compaq era dona do desktop mais usado em escritórios (Foto: Reprodução/Microsoft)Antiga Compaq era dona do desktop mais usado em escritórios que rodava XP (Foto: Reprodução/Microsoft)


2) Notebook

Já a futura dona da Compaq tinha no mercado o HP Omnibook 6100, considerado o melhor notebook disponível em 2001. Além disso, ele era o primeiro equipamento top de linha, que vinha, de fábrica, com antena Wi-Fi.

Afinal, as conexões sem fio ainda estavam se popularizando. O hardware “avançado” do notebook tinha no processador Pentium III, que rodava com 1,13 GHz, 256 MB de memória RAM e 30 GB de armazenamento interno. Apesar de portátil para a época, o equipamento pesava quase três quilos.

Notebook da HP foi o primeiro a oferecer conexão Wi-Fi (Foto: Reprodução/Microsoft)Notebook da HP foi o primeiro a oferecer conexão Wi-Fi (Foto: Reprodução/Microsoft)


3) Gadget portátil

Hoje acostumados com iPhones e Androids, não imaginamos que há 13 anos o aparelho de bolso mais comum era o PDA (Personal Digital Assistant), que tinha no Sony Clié PEG-S320 um de seus principais modelos.

Rodando Palm OS, o PDA da Sony era mais usado por entusiastas de tecnologia e funcionava como um "mini computador". O aparelho oferecia agenda telefônica, e-mail e alguns aplicativos rudimentares se comparados aos atuais, que serviam para tomar notas e calcular, entre outras funções simples.

PDA da Sony, com Palm OS, era um dos portáteis mais avançados do início da década (Foto: Reprodução/Microsoft)PDA da Sony, com Palm OS, era um dos portáteis mais avançados em 2001 (Foto: Reprodução/Microsoft)


4) Câmera compacta

Em 2001, as câmeras não eram inteligentes e muito menos estavam conectadas com smartphones. Neste cenário, uma das melhores máquinas fotográficas da época era a Nikon Coolpix 885, com 3,2 megapixels de resolução.

Hoje, a linha da fabricante japonesa ainda continua firme, oferecendo câmeras poderosas, com sensores que captam imagens de 16 megapixels, em modelos compactos e com zoom óptico de 30 vezes. Boa mudança em 13 anos.

Início da linha Coolpix da Nikon tinha sensor de 3,2 megapixels (Foto: Reprodução/Microsoft)Início da linha Coolpix da Nikon tinha sensor de 3,2 megapixels (Foto: Reprodução/Microsoft)


5) Player de música

Mesmo que o iPod não esteja vendendo muito bem hoje, ele é considerado extremamente avançado se comparado com o player de música mais popular de 2001. No mesmo ano em que o gadget da Apple foi lançado, o Rio 800 se destacava entre os players portáteis de música sem disco rígido.

No entanto, o aparelho tinha apenas 128 MB de capacidade de armazenamento, somente uma fração do que simples pendrives conseguem guardar em 2014.

Na época do Windows XP, Rio 800 era o melhor payer de música (Foto: Reprodução/Microsoft)Na época do Windows XP, Rio 800 era o melhor player de música (Foto: Reprodução/Microsoft)


6) Enciclopédia em CD-ROM

Antes da popularização da Internet de banda larga e de sites como Google e Wikipédia, era comum obter informações para trabalhos escolares em softwares distribuídos em CD-ROM, como o Microsoft Encarta. Por meio de busca por palavras-chave, o CD-ROM oferecia informações das mais variadas, como dados demográficos e históricos de países, entre outras informações úteis para estudos.

Microsoft Encarta era enciclopédia em CD-ROM feito para Windows XP (Foto: Reprodução/Microsoft)Microsoft Encarta era enciclopédia em CD-ROM feito para Windows XP (Foto: Reprodução/Microsoft)


Rodando no Windows XP, o programa já era um grande avanço se comparado com enciclopédias impressas – jovens de hoje, porém, têm dificuldade até de imaginar um mundo sem Internet de acesso fácil e conteúdo plural. Foi justamente para esse velho mundo que o Windows XP foi criado. Portanto, nada mais justo que ele dê lugar para sistemas operacionais e computadores mais modernos como o recém-lançado e criticado, mas necessário, Windows 8.

'Adeus 2001, olá 2014'

É assim que a Microsoft entende o encerramento do suporte ao Windows XP, um adeus aos velhos tempos. "É hora de mudar para o Windows 8.1. E a melhor forma de fazer isso é com um dispositivo novo. Entre eles há uma grande variedade de modelos, os com tela sensível ao toque, tablets, dispositivos tudo-em-um, laptops, PCs híbridos, etc. Adeus 2001, olá 2014", diz o post da Microsoft.

Windows XP Pro, sistema operacional da Microsoft que vai dar adeus no dia 8 de abril (Foto: Reprodução/Microsoft)Windows XP Pro, sistema operacional da Microsoft que vai dar adeus no dia 8 de abril (Foto: Reprodução/Microsoft)



Via Microsoft

Qual é o melhor: Windows 7 ou 8? Opine no Fórum do TechTudo.

 




Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ricardo Machado
    2014-04-06T15:40:05

    Internet discada cara e lenta. Era só aos domingos e feriados pra ficar o dia todo logado.

  • Victor Corrêa
    2014-04-05T16:04:28

    Windows XP... MITO!!!

  • Helio Nomura
    2014-04-05T14:21:06  

    Meu primeiro PC comprei em 1995, tinha HD de modestos 80Mb, RAM de 128k, Placa de Vídeo (nem lembro), leito de CD, Windows 3.1. Imagina o trabalho para instalar uma impressora. Ahh, tinha também um modem para conexão discada, no entanto só tive acesso a internet em 1996, demorava 5 minutos para carregar uma página. Bons tempos...

    recentes

    populares

    • Helio Nomura
      2014-04-05T14:21:06  

      Bons tempos foi piada, né? Eu tenho raiva dessa época. Internet já era um futuro que nós só víamos por um cano.