18/04/2014 07h04 - Atualizado em 05/05/2014 16h33

Mega Man e Castlevania: veja os clássicos que deveriam estar nos smartphones

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

A plataforma mobile composta por sistemas como Android, iOS e Windows Phone, parece estar passando por um “marasmo” com muitos jogos casuais semelhantes em entre si. Porém, no começo dessa “geração”, cogitava-se o lançamento de muitos games clássicos, lançados anteriormente para PC e consoles. Confira alguns jogos que já mereciam estar em nossos smartphones e tablets.

Castlevania: relembre os melhores jogos da franquia

Castlevania: Lords of Shadows 2 Detonado (Foto: Divulgação)Castlevania (Foto: Divulgação)


Legacy of Kain

Originalmente lançado em 1996, Blood Omen: Legacy of Kain é um jogo de ação em terceira pessoa, um dos primeiros a renovar o gênero para os padrões que conhecemos hoje em dia. Muitos dos elementos deste antigo clássico do PC, surgiriam nos anos seguintes em games como God of War.

A lenda de Nosgoth cairia bem nos smartphones (Foto: Divulgação)A lenda de Nosgoth cairia bem nos smartphones (Foto: Divulgação)

O design das fases em Legacy of Kain é impressionante. Dando liberdade ao jogador, e puzzles, onde o protagonista pode alternar entre o plano material e no plano espiritual. O melhor de tudo, o game consegue mesclar o desafio alternando entre os planos de forma brilhante. No Brasil, Legacy of Kain foi duplamente bem recebido devido a excelente dublagem que o jogo recebeu na versão nacional para PC. Com tantas premissas positivas, o jogo seria uma ótima adição à biblioteca de jogos para smartphones e tablets. 

Rock & Roll Racing

Como a Blizzard já debutou no iPad como “Hearthstone: Heroes of Warcraft”, seria muito bom ver um remake ou até mesmo uma simples conversão de Rock & Roll Racing. O clássico do Super Nintendo e Mega Drive, seria muito bem recebido nos smartphones e tablets, devido a sua jogabilidade fácil e partidas curtas.

Rock & Roll Racing é um clássico que nunca envelhece (Foto: Reprodução / Blizzard)Rock & Roll Racing é um clássico que nunca envelhece (Foto: Reprodução / Blizzard)

Rock & Roll Racing é um campeonato interplanetário entre pilotos de veículos de toda a galáxia. O jogo de corrida se destaca pela possibilidade de destruir os oponentes, além, é claro, da magistral trilha sonora composta por músicas clássicas de bandas como Black Sabbath, Steppenwolf e Deep Purple.

Total Annihilation

Lançado em 1997, Total Annihilation é um dos clássicos cult dos jogos de computador. Nem é preciso dizer como o gênero de estratégia faz sucesso no mundo mobile. Porém, a estratégia de games como “Clash of Clans”, parece literalmente brincadeira de criança perto da magnitude de operar cada uma das 150 unidades no campo de batalha em Total Annihilation. O jogo permite utilizar conceitos de bélicos reais como movimentos de pinça, armadilhas e corredores poloneses. Tudo em um ambiente 3D onde o terreno fara toda a diferença.

Clássico cult do gênero RTS seria excelente nos tablets (Foto: Reprodução / GOG)Clássico cult do gênero RTS seria excelente nos tablets (Foto: Reprodução / GOG)

Depois que a humanidade foi destruída, duas gerações de robôs lutam para ver quem domina o sistema solar. Total Annihilation possui uma campanha extensa com 25 fases, mas era no modo multiplayer online que o jogo brilhava. Com possibilidade de Multiplayer e campanha single com muitas fases, Total Annihilation seria ideal para tablets.

Castlevania: Symphony of the Night

A Konami tem cometido alguns erros na franquia Castlevania, mas nenhum se equipara ao Castlevania Puzzle: Encore of the Night. Não é um jogo ruim, mas Castlevania Puzzle para iOS não é 1% do que Castlevania: Symphony of the Night poderia ser.

Atualmente até os smartphones mais simplórios conseguem emular o primeiro PlayStation com perfeição. Então, nada mais justo que a Konami nos presentear com uma conversão de Symphony of the Night para Android e iOS.

Castlevania Symphony of the night (Reprodução: Eurogamer)Castlevania Symphony of the night (Reprodução: Eurogamer)

Para quem não conhece, Symphony of the Night é eleito disparado o melhor Castlevania, pelos próprios jogadores. No comando de Alucard e de outros companheiros (depende do console) os jogadores embarcam em uma gótica aventura por um castelo recheado de segredos.

A ausência de um bom Castlevania nos smartphones e tablets é tão grande, que para o leitor menor atento ter uma ideia, existem dois Castlevanias, um do Nintendo DS e outro do GameBoy que foram convertidos para celulares comuns com Java, deixando os smartphones órfãs de um grande game da série.

Commandos: Behind Enemy Lines

No nosso recente review de The Collectables, deixamos evidente a semelhança visual com o antigo clássico do PC, Commandos: Behind Enemy Lines. Entretanto, The Collectables não cumpre os anseios de quem procura um jogo de combate tático que estimule a criatividade do jogador em um campo de guerra.

Commandos é um jogo de combate tático para PC (Foto: Reprodução / GOG)Commandos é um jogo de combate tático para PC (Foto: Reprodução / GOG)

No comando do um esquadrão bem treinado de Commandos, o jogador deve utilizar as habilidades únicas de cada soldado para conseguir cumprir as missões. Diferente de um RTS, em comandos você tem poucas unidades e não precisa construir nada. Apenas resolver a situação com os soldados disponíveis.

Mega Man

Que a Capcom já não dá a mesma ênfase à franquia Mega Man, isso é algo fácil de perceber. Mas o robozinho azul, ainda tem muitas batalhas a travar nas plataformas móveis. No Japão, todos os jogos de Mega Man até Mega Man X4, já ganharam conversões para os celulares.

Mega Man X3 era possível jogar com o Zero (Foto: Reprodução / Mega Man Wiki)Mega Man X3 era possível jogar com o Zero (Foto: Reprodução / Mega Man Wiki)

No iOS, o robozinho azul surgiu em dois games: Mega Man 2 e Mega Man X. Foi o bastante para perceber que jogar pela tela touch combina muito bem com a jogabilidade dos games de Mega Man. Trazer mais jogos de Mega Man para o Android e iOS, seria uma bela forma de homenagear o personagem pelos seus 25 anos de idade. Algo parecido com o que a Square-Enix está fazendo com os jogos de Final Fantasy.

Maniac Mansion 2: Day of the Tentacle

Diversos outros clássicos de “adventure point & click” já existem para Android e iOS. Mas games com o bom humor de Day of the Tentacle ainda são raridade nas lojas de aplicativos. Imagine iniciar um jogo com a seguinte história: Dois tentáculos consomem um produto estranho e decidem dominar o mundo?

Adventure game clássico tem jogabilidade simples e enredo maluco (Foto: Reprodução / Wikipédia)Adventure game clássico tem jogabilidade simples e enredo maluco (Foto: Reprodução / Wikipédia)

A divertida aventura de Day of the Tentacle é regida por uma única palavra: nonsense. Por isso, viagens no tempo e tentáculos falantes e com braços são algumas coisas comuns nesta história maluca. A jogabilidade é perfeita para os smartphones e tablets, pois não exige comandos rápidos e feedback.

Starcraft

Outro clássico do PC que se sairia muito bem nos tablets, seria Starcraft. O primeiro game de estratégia da Blizzard é um sucesso até hoje, onde rende campeonatos mundiais e discussões intermináveis sobre como tudo pode ser resolvido com um “Zerg Rush”. No Brasil, o game ganhou uma versão em português com ótima dublagem.

Starcraft é um dos jogos de RTS de maior sucesso de todos os tempos (Foto: Reprodução / Blizzard)Starcraft é um dos jogos de RTS de maior sucesso de todos os tempos (Foto: Reprodução / Blizzard)

Em Starcraft, três raças distintas lutam pela sobrevivência no espaço: zergs, humanos e protoss. Apesar de outros jogos de estratégia em tempo real terem sido lançados antes deste petardo da Blizzard, Starcraft é conceituado por muitos como o game que redefiniu o gênero RTS. Hermético e ao mesmo tempo convidativo, Starcraft conseguiu atrair o público que não era adepto ao gênero.

Road Rash

Como aquele clima “Rock’n roll” dos anos 90 faz falta. Road Rash era apenas um jogo sobre arruaceiros competindo em suas motos para ver quem chegava em primeiro. A versão para o PlayStation One era uma joia rara, recheada com músicas legais e cenas em FMV com humor negro.

Road Rash é um jogo violento e despreocupadamente divertido (Foto: Reprodução / OldGames)Road Rash é um jogo violento e despreocupadamente divertido (Foto: Reprodução / OldGames)

Pilotando motos possantes, o jogador tinha que viajar de uma cidade à outra por estradas estreitas, desviando do transito e tentando tirar os outros competidores da pista. É permitido agir fora da lei, como chutar os outros corredores ou pior, esbarrar neles para que eles sejam atingidos pelos carros na contramão. Resumindo, diversão pura e simples que já deveria estar na Google Play e App Store.

Outcast

Outcast é um título cujo os antigos produtores do game já estão imaginando como seria um remake do mesmo para PlayStation 4 e Xbox One. Apesar de ter se tornado Cult ao longo dos anos, a verdade é que esses pioneiro da exploração em ambientes 3D foi um fracasso de vendas. Na realidade, o jogo exigia muito para os PCs da época e as pessoas só vieram a jogá-lo muito tempo depois.

Jogo ambicioso envolvia exploração de ambientes gigantescos (Foto: Reprodução / GOG)Jogo ambicioso envolvia exploração de ambientes gigantescos (Foto: Reprodução / GOG)

Lançado originalmente em 1999, é até irônico imaginar que se fosse lançado para Tablets de última geração o jogo precisaria de um patch para diminuir a velocidade. A jogabilidade de Outcast consiste na exploração de vastos ambientes onde o jogador deve encontrar quests para completar. Outcast é um jogo grandioso e ousado, algo que está justamente faltando na plataforma mobile.

Quais são os melhores jogos clássicos do PC? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Gama
    2014-04-22T12:24:59

    Castlevania Symphony Of The Night é o melhor, depois vem Sunsent Riders, Metal Warrior, megamen, Wild Gun's e muitos outros. vamos emular isso tudo pros celulares Windows phone, ios e Android, imagino que sege fácil e também ira fazer a alegria de muita gente.....

  • Corinthians
    2014-04-18T12:28:41  

    Road Rash e Mega Man são CLASSUDOS demais! Deveriam sair para PS4 ou X-BOX One!

    recentes

    populares

    • Corinthians
      2014-04-18T12:28:41  

      Concordo!!

    recentes

    populares

    • Corinthians
      2014-04-18T12:28:41  

      com certeza!!

  • Valber Nogueira
    2014-04-18T15:40:06  

    Sunset Riders, quem lembra?

    recentes

    populares

    • Valber Nogueira
      2014-04-18T15:40:06  

      vai, cormando!! rsrs

  • Fleide Alves
    2014-04-18T13:09:07  

    R-type

    recentes

    populares

    • Fleide Alves
      2014-04-18T13:09:07  

      R-type já tem pra android.