Internet

03/04/2014 12h00 - Atualizado em 03/04/2014 12h00

O que é PTT, conhecidos como Pontos de Troca de Tráfego na Internet

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A Internet é complexa e para entender como a rede mundial de computadores funciona é importante saber como é a sua estrutura de provedores de acesso e conteúdo. Os Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) são os pilares para garantir conexão segura, rápida e confiável para os usuários. Saiba o que são os PTTs e aprenda qual é a importância do projeto para garantir o fluxo de dados na Internet.

PTT.br é essencial para melhorar tráfego de informações entre provedores (Foto: Divulgação/NIC.br)PTT.br é essencial para melhorar tráfego de informações entre provedores (Foto: Divulgação/NIC.br)

Os Pontos de Troca de Tráfego funcionam como hubs em que provedores podem conectar seus servidores, facilitando o tráfego de informações. No Brasil, o PTT.br é um projeto de PTTs locais gerido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (Nic.br) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que facilita o fluxo de informações entre provedores de internet e conteúdo online no país. Na prática, quanto maior e melhor for um PTT, mais dados os provedores conseguem trocar, melhorando a eficiência da rede e encurtando o caminho da conexão entre os computadores.

Hoje, o NIC.br opera 25 Pontos de Troca de Tráfego no Brasil nas cidades de Americana (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campina Grande (PB), Campinas (SP), Caxias do Sul (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Lajeado (RS), Londrina (PR), Manaus (AM), Maringá (PR), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Carlos (SP), São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP) e Vitória (ES). 

Uma rede de redes

A internet não é uma rede única. Na verdade, ela é composta por um conjunto de redes geridas por provedores de acesso à Internet, que são os meios pelos quais os usuários domésticos e comerciais podem acessar e publicar conteúdo na web. Portanto, a Internet é o agrupamento dessas networks, que se interconectam direta ou indiretamente para trocar dados digitais.

Descentralização da rede permite que dados possam navegar por múltiplos caminhos (Foto: Divulgação/NIC.br)Descentralização da rede permite que dados possam navegar por múltiplos caminhos (Foto: Divulgação/NIC.br)

Isso torna a Internet imune a um ponto crítico único, já que os dados que saem do computador de um usuário têm múltiplos caminhos para percorrer até chegar ao servidor de destino, e vice-versa – essa a principal característica do que se chama de "descentralização da rede".

No entanto, a troca de dados entre os provedores de Internet é essencial para que esse mecanismo funcione, o que é dificultado pelo custo alto de criação de conexões diretas entre os provedores. Por isso, ligações desse tipo são menos comuns, abrindo espaço para o PTT local concentrar e distribuir.

Vantagens do PTT.br

Não é à toa que o NIC.br investiu em 25 Pontos de Tráfego no Brasil. Afinal, há inúmeras vantagens para um provedor de Internet que se conecta a um hub como esse, como economia nos trânsitos, por conta da troca de tráfego com seus pares; e maior velocidade na conexão direta com outros provedores.

PTTs são hubs em que diversos provedores se conectam para trocar informações (Foto: Divulgação/NIC.br)PTTs são hubs em que diversos provedores se conectam para trocar informações (Foto: Divulgação/NIC.br)


Há ainda vantagens comerciais, como há possibilidade de vender conexões a outros provedores, o que pode ajudar a melhorar a qualidade de prestadores de serviços de menor alcance que não estão no escopo do PTT.br.

É importante ressaltar que o PTT.br foi criado pelo NIC.br com premissas básicas da web, inclusive abarcadas pelo recém aprovado Marco Civil da Internet Brasileira, que ainda tramitará no Senado. São elas: neutralidade, qualidade, baixo custo e alta disponibilidade; e matriz de troca de tráfego regional única.


Como usar a Internet do PC no celular via cabo USB? Descubra no Fórum do TechTudo.

Via NIC.Br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabio Nascimento
    2014-04-03T15:29:57

    Até onde eu entendia, PTT era o botão usado em rádios, o tal PUSH TO TALK.