Tablet

18/04/2014 07h56 - Atualizado em 18/04/2014 07h56

Testamos o Windows Phone 8.1: Microsoft esquenta a briga com iOS e Android

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Windows Phone 8.1 é nova aposta da Microsoft para conquistar seu lugar ao sol no mercado de smartphone, dominado por iOS e Android. O update, disponibilizado em versão prévia nesta segunda (14), é a primeira grande atualização do sistema desde o seu lançamento, em novembro 2012. No entanto, as novidades da plataforma serão suficientes para enfrentar os rivais? Valerá a pena investir no Windows Phone 8.1? O TechTudo testou a versão preview do sistema e mostra abaixo suas primeiras impressões. Confira:

Age of Empires vai ganhar versão para Android, iOS e Windows Phone

Windows Phone 8.1 é a nova versão cheia de novidades do sistema de smartphones da Microsoft (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Phone 8.1 é a nova versão cheia de novidades do sistema de smartphones da Microsoft (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

- Instalação

O processo de atualização é bastante simples, mas exige que o usuário esteja cadastrado no programa Preview for Developers, da Microsoft. Se você não estiver, pode conferir como fazer isso neste tutorial. O Windows Phone 8.1 é composto de dois updates: um para preparação e outro com a atualização em si.

Windows Phone 8.1 pode demorar cerca de duas horas para ser instalado (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Phone 8.1 pode demorar cerca de duas horas para ser instalado (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O tempo de atualização pode variar de acordo com o modelo do telefone. Em um Nokia Lumia 920 com aproximadamente 10 GB de armazenamento livre o sistema levou cerca de duas horas para ser instalado. Uma espera considerável, levando em conta que o seu telefone fica inutilizável durante o período.

Interface

As primeiras mudanças no visual do Windows Phone 8.1 podem ser notados logo ao ligar o telefone: a antiga tela de inicialização foi substituída pelo símbolo do Windows, uma medida da Microsoft para aproximar a experiência dos telefones aos computadores. Na tela de bloqueio, o relógio ficou maior e os ícones de sistema, como Wi-Fi e Bluetooth, foram deslocados para a parte superior esquerda. As maiores mudanças no espaço, porém, devem chegar somente na versão final.

Windows Phone 8.1 trouxe mudanças sutis na tela de bloqueio, mas deve ganhar mais novidades (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Phone 8.1 trouxe mudanças sutis na tela de bloqueio, mas deve ganhar mais novidades (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Por dentro, o Windows Phone ainda mantém a interface bastante limpa, mas ganhou algumas novidades. Para os que reclamavam da ausência de um papel de parede, a Microsoft adicionou a possibilidade de colocar fotos pessoais ou temas nativos do sistema diretamente nas Live Tiles. O resultado promete agradar, incluindo ainda ainda um efeito paralaxe similar ao do iOS 7, mas não funciona para todos os ícones do sistema, deixando um visual bastante falho.

Live Tiles podem ser personalizadas com fotos no Windows Phone 8.1, mas nem todos os apps aceitam os recursos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Live Tiles podem ser personalizadas com fotos no Windows Phone 8.1, mas nem todos os apps aceitam os recursos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Outra novidade é a opção de incluir mais uma coluna de Live Tiles na tela inicial do sistema, recurso já presente nos Lumia 1520 e Lumia 1320. Os ícones adicionais, além de poupar tempo na busca de um app, permitem que mais informações de aplicativos sejam mostradas na tela, o que é um dos trunfos do sistema. No entanto, a função também diminui o tamanho dos ícones, tornando-os mais difíceis de enxergar em telefones com tela pequena.

Windows Phone 8.1 agora pode exibir mais Live Tiles na tela inicial, de acordo com a preferência do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Phone 8.1 agora pode exibir mais Live Tiles na tela inicial, de acordo com a preferência do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Funcionalidades

Se as mudanças na interface deixaram o Windows Phone 8.1 mais maleável, as novas funcionalidades incluídas pela Microsoft tornam o sistema mais inteligente. Em primeiro lugar, os novos aplicativos sensor de wi-fi, bateria, dados e armazenamento oferecem um controle mais apurado de áreas importantíssimas para o telefone.

Windows Phone 8.1 ganhou aplicativos com controle avançado de Wi-Fi, bateria, armazenamento, internet móvel e outros (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Phone 8.1 ganhou aplicativos com controle avançado de Wi-Fi, bateria, armazenamento, internet móvel e outros (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Já a central de notificações certamente vai ser o que mais impactará a vida do usuário. O recurso oferece alertas mais detalhados, rápidos e precisos do que as live tiles, podendo ser eliminados com um gesto swype, como no Android e iOS. Além disso, o usuário pode agora personalizar os aplicativos exibidos no espaço e escolher individualmente se o app poderá mostrar notificações do tipo toast (faixa), sons do alerta e vibração.

Windows Phone 8.1 traz central de notificações que promete melhorar os alertas do usuário (Foto: Reprodução/Elson)Windows Phone 8.1 traz central de notificações que promete melhorar os alertas do usuário (Foto: Reprodução/Elson)

A central traz ainda pequenos atalhos para ativar e desativar recursos como Wi-Fi e Bluetooth, eliminando a necessidade de aplicativos de terceiros na tela inicial. No entanto, a lista é bem limitada, não havendo botões para a conexão de dados, por exemplo.

O Internet Explorer 11 também ficou mais completo. Além de melhorias de desempenho, o navegador da Microsoft ganhou modo de leitura e opções de economia de dados. Há ainda a sincronização de favoritos e abas abertas com o Internet Explorer do Windows 8.1, de forma similar ao Google Chrome, mas isso só funciona se você utilizar o navegador da Microsoft no PC. E aí, topa?

Internet Explorer 11 do Windows Phone 8.1 agora tem modo de leitura e sincronização com o PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Internet Explorer 11 do Windows Phone 8.1 agora tem modo de leitura e sincronização com o PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A loja de aplicativo do sistema também foi totalmente redesenhada, priorizando sugestões de apps e o acesso a funções importantes. A Windows Phone Store agora é capaz de atualizar os apps automaticamente via Wi-Fi ou 3G+Wi-Fi, o que deve eliminar a dor de cabeça com as falhas das notificações da versão anterior. A Microsoft finalmente atendeu outros dois pedidos: histórico de compras e tela de downloads ativos.

Windows Phone 8.1 teve sua loja redesenhada com adição de novos recursos (Foto: Reprodução/Microsoft)Windows Phone 8.1 teve sua loja redesenhada com adição de novos recursos (Foto: Reprodução/Microsoft)

O novo teclado estilo “swype”, com suporte ao Português do Brasil, é outra importante adição da Microsoft na atualização do Windows Phone, já que oferece uma agilidade maior aos toques individuais do padrão anterior. Além disso, é possível controlar o volume do sistema separadamente, um pedido antigo dos usuários.

Windows Phone 8.1 agora tem teclado no estilo swype e controle individual de volumes (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Phone 8.1 agora tem teclado no estilo "swype" e controle individual de volumes (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Há ainda algumas mudanças pequenas, mas interessantes, como a integração com o iCloud, provavelmente para atrair mais usuários do iOS. O Windows Phone também te ajuda a salvar a vida de amigos do Facebook, Outlook e Skype, compartilhando senhas de rede Wi-Fi com eles. Por fim, a Microsoft finalmente renomeou o “Aproximar+Enviar”, que não fazia sentido algum, para NFC, incluindo opções para pagamentos.

Menos Hubs, mais aplicativos

A Microsoft optou ainda por diminuir o espaço dos hubs do sistema. O “Música+Vídeo” foi dividido em quatro apps avulsos: Música, Vídeo, Rádio FM e Podcast. A mudança trouxe ótimos resultados, já que a versão anterior tinha ferramentas limitadíssimas para todos esses recursos. O usuário não precisar mais ficar perdido em inúmeras telas.

Windows Phone 8.1 ganhou player nativo Xbox Music mais completo e focado na nuvem (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Phone 8.1 ganhou player nativo Xbox Music mais completo e focado na nuvem (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A galeria de fotos agora exibe diretamente as imagens do telefone, separando-as pela data em que elas foram tiradas ou recebidas. Para a antiga visualização de álbuns, basta mover a tela para a esquerda. Um detalhe importante é que o Windows Phone não exibe mais os álbuns do Facebook e do OneDrive, proporcionando um resultado mais limpo. Além disso, você pode ainda marcar suas imagens favoritas para serem exibidas em um espaço reservado ou na live tile da galeria.

Windows Phone 8.1 agora tem galeria de imagens mais direta e sem fotos do Facebook ou OneDrive (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Phone 8.1 agora tem galeria de imagens mais direta e sem fotos do Facebook ou OneDrive (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Já o hub de Jogos perdeu espaço de vez no sistema. A partir de agora, o usuário só precisa abri-lo se quiser ver as novidades da Xbox Live, pois a Microsoft moveu todos os atalhos de games para a tela esquerda à inicial. A mudança deve oferecer mais agilidade ao procurar um jogo, mas também deve congestionar o espaço que antes era exclusivo dos apps.

Hub de games perdeu espaço no Windows Phone 8.1 já que jogos também foram adicionados à lista de apps (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Hub de games perdeu espaço no Windows Phone 8.1 já que jogos também foram adicionados à lista de apps (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Fotografia 

O app nativo da câmera também está mais completo e com novo design. Agora, ele oferece três modos diferentes: disparo único, vídeo e disparo contínuo, que tira imagens sequenciais para que o usuário escolha a melhor. Além disso, o aplicativo traz atalhos para funções como flash, exposição, apps de terceiros e modos de fotos na parte esquerda da tela, podendo ser personalizados de acordo com a preferência do usuário.

Windows Phone 8.1 traz aplicativo de câmera redesenhado e com novas funcionalidades (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Phone 8.1 traz aplicativo de câmera redesenhado e com novas funcionalidades (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Desempenho

Assim como a versão anterior, o Windows Phone 8.1 promete rodar bem tanto em aparelhos top de linhas como em modelos de entrada. No entanto, a Microsoft fez uma modificação “marota” para dar a impressão de que o sistema está mais rápido: acelerou as transições de tela. De fato, as animações do WP8 eram relativamente lentas e só serviam para fins estéticos. Assim, a Microsoft torna o sistema mais direto, porém sem significar um ganho real no desempenho.

Windows Phone 8.1 teve discador reformulado para dar mais agilidade ao usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Phone 8.1 teve discador reformulado para dar mais agilidade ao usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)


Vale a pena migrar do Android para o Windows Phone? Comente no Fórum do TechTudo

Donos de aparelhos com suporte a cartão de armazenamento também tiveram uma solicitação antiga atendida pela Microsoft. O Windows Phone 8.1 traz a opção de instalar apps diretamente no cartão de memória, poupando espaço no armazenamento interno do telefone. Com isso, donos do Lumia 520, por exemplo, poderão baixar aplicativos tranquilos sem se preocupar com o limite de 8 GB internos do aparelho.

Não é possível dizer com precisão como o sistema vai se comportar em relação ao consumo de bateria, pois isso varia de acordo com o modelo e também de usuário para usuário. No entanto, a expectativa é que o Windows Phone 8.1 consuma mais energia, já que a Microsoft “afrouxou” algumas limitações como o tempo de atualização dos apps e também o quantidade de aplicativos rodando em segundo plano.

Windows Phone também teve mudanças na tela de discagem, gerenciador de tarefas e integração com o Facebook (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Phone também teve mudanças na tela de discagem, gerenciador de tarefas e integração com o Facebook (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A empresa de Bill Gates incluiu ainda o suporte a rede privadas VPN, função que deveria agradar usuários que precisam se conectar a redes de empresas. O problema é que a versão preview do Windows Phone 8.1 suporta apenas o padrão IKEv2, que é menos utilizado do que os PPTP e L2TP/IPSec. Ou seja, a dor de cabeça vai continuar para muita gente.

Cortana e outros recursos

Cortana está presente na atualização, mas precisa que região e idioma do telefone sejam trocados (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Cortana está presente na atualização, mas precisa que região e idioma do telefone sejam trocados (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A assistente virtual Cortana e alguns outros recursos, como o Quiet Hours, não estão disponíveis no Brasil e nem para o português. Por essa razão, não vamos avaliá-los neste review. No entanto, caso o usuário queira experimentar essas novidades do Windows Phone 8.1, é possível fazê-lo alterando a região do telefone para Estados Unidos e mudando o idioma do sistema para o inglês.

Conclusão

O Windows Phone 8.1 certamente é um importante passo da Microsoft para consolidar a terceira colocação entre os sistemas operacionais ou até mesmo ameaçar o iOS em países onde o iPhone ainda não foi superado. No geral, o update não traz nenhuma novidade que não esteja presente no Android e iOS, mas consegue botar o sistema dos Lumias em pé de igualdade com os rivais no que diz respeito aos recursos nativos.

Windows Phone 8.1 coloca plataforma da Microsoft em pé de igualdade com iOS e Android (Foto: Arte/Divulgação)Windows Phone 8.1 coloca plataforma da Microsoft em pé de igualdade com iOS e Android (Foto: Arte/Divulgação)

De fato, a ausência de alguns aplicativos famosos, como Tinder e Candy Crush, na Windows Phone Store ainda continua, mas tem diminuído. Além disso, com os apps universais para celulares, Windows 8.1 e Xbox One, não será nenhuma surpresa se a loja da Microsoft receber uma enxurrada de novidades nos próximos meses. Resta saber se, com tantas promessas, o sistema será capaz de conquistar, de vez, a confiança dos consumidores. Pelo menos, o futuro parece promissor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Likelike
    2014-04-19T10:13:18  

    É nitido que quem defende esse sistema terrível que é o Windows Phone é quem comprou um smartphone com esse sistema é está desesperado tentando fazer marketing já que sua compra foi um fiasco e se arrependimento matasse ... Pude analisar o smartphone com windows phone e posso dizer com absoluta certeza não cometa essa cilada de comprar com esse sistema , os melhores sistema sem sombra de duvida e incrível leveza são o Android da Google e o IOS da Apple ...

    recentes

    populares

    • Likelike
      2014-04-19T10:13:18  

      Cara sem comentario seu post, foi infeliz , eu tenho dois aparelhos um com android e outro com windows 8.1 , excelente o windows 8.1 , vc deve ter experimentado o windows 7.5 que era uma droga assim como o android 2.3.6 era.

    recentes

    populares

    • Likelike
      2014-04-19T10:13:18  

      Se você acha android tão bom, é porque com certeza não esperimentou o windows phone e à respeito do seu comentário se android é tão bom quanto diz instala ele no pc e tenta usar! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Waldir Reigota
    2015-02-14T21:38:30

    Defendo WP em todas as brigas, comprei a 3 meses atras um tablet com plataforma xxxxxxxxx.4.2 , paguei 700 reais, só não jogo no lixo o tablet porque tenho dó do meu dinheiro. O concorrente da WP é muito fraco, só imperou até agora na área de celulares porque a MS estava passando por uma adequação ao novo foco de mercado. Agora a WP esta mais forte, enxunto e pronto pra entrar na briga e novamente liderar o mercado. Aguarde! Vem rojão por aí!

  • Luiz Santos
    2015-01-12T22:04:07

    Tenho o Nokia Lumia 520, fiz a atualização para o windows Phone 8.1 e agora não consigo ver as fotos que me são enviadas pelo whatsapp ou as fotos que já estavam no meu celular. Poderiam me ajudar a solucionar este mistério?

  • Otavio Angeli
    2015-01-02T14:24:17

    eu prefiro o wp um sistema muito mais facil e pratico para mexer

  • Ricardo Amorim
    2014-04-22T18:36:21  

    Querer comparar o Android 4.4.2 com o WP8 é sacanagem né, pois o Android já está aí há bem mais tempo e é disparadamente mais ágil, completo e usável. Mais coerente seria comparar o WP8 com o Firefox OS 1.4...

    recentes

    populares

    • Ricardo Amorim
      2014-04-22T18:36:21  

      Brother, minha namorada tem um celular com o sistema Android 4, mas o meu Lumia 520 está mais rápido que o aparelho dela! kkk 1 mês depois que comprei o Lumia 520 ela comprou o Galaxy.

    recentes

    populares

    • Ricardo Amorim
      2014-04-22T18:36:21  

      disparadamente mais agil? kkkkkkkkkkkkkkk Tenho um 720 e só me arrependo de uma coisa, de não ter o comprado antes .. ja tive um lg optmus l5, UMA PORCARIA .. Android ? nunca mais rs

  • Cesar Chaves
    2014-09-30T08:40:28

    nao consigo mais apagar contatos no meu 520 após baixar o win 8.1, alguem pode me ajudar??

  • Itala Rosa
    2014-09-09T15:40:18  

    Gostaria muito de saber como tirar print do meu nokia 520, pois baixei o novo Windows 8.1, é perfeito, muito bom, mais não estou conseguindo tirar print .

    recentes

    populares

    • Itala Rosa
      2014-09-09T15:40:18  

      Boa noite, Itala Rosa! É só apertar os 3 botões (ao lado) ao mesmo tempo.

    recentes

    populares

    • Itala Rosa
      2014-09-09T15:40:18  

      Boa noite, Itala Rosa! É só apertar os 3 botões (ao lado) ao mesmo tempo.

  • Vanessa Correia
    2014-09-10T19:56:30

    Depois que atualizei para o 8.1, o watsapp mostra a seguinte mensagem: "ERRO DE CONECTIVIDADE > O WatsApp detectou um problema com o seu celular que o impedirá de receber novas notificações de mensagens. Por favor, reinicie seu celular." O que fazer para parar de receber essa mensagem? Meu celular é o lumia 520.

  • Netto Gustavo
    2014-08-16T16:38:34

    Boa tarde pessoal! Estou com um problema sério com meu nokia lumia 720. Não consigo de modo algum atualizá-lo para o W 8.1. Já seguir várias etapas, várias dicas e nada, sempre diz que: "NÃO FOI POSSÍVEL BAIXAR A ATUALIZAÇÃO (801881d0). E também que mesmo conectado a rede wifi da minha casa, aparece: "VOCÊ PRECISA SE CONECTAR A REDE WIFI". Por favor me ajudem, o que faço????

  • Ernesto Ortega
    2014-08-05T21:17:30

    O Android ficou pesado demais tanto que mau roda com 512mb enquanto o WP8 roda suave com 512mb , tenho um Galaxy mega e um Lumia 1320, posso comparar agora calem a boca quem nem tem os 2 aparelhos para darem palpites com relados lidos na net.

  • Lucas Silva
    2014-04-24T18:26:15  

    galera, meu feedback sobre a atualização(preview) wp 8.1! Preview nota 10! se isso eh so um preview imagina a oficial. Baixei no meu lumia 520, instalou e ta rodando lisinho, lindo demais, eu achei show! uma dica a quem esta com duvida, nao liguem para comentarios de pessoas, que nem se quer testaram, ou sao usuarios de outros sistemas, eu fiquei com medo, mais depois da instalaçao fiquei totalmente feliz com o resultado.. funcionando tudinho, nada de errado, testei tudo, e o melhor, no meu lumia 520, esta durando mais a bateria! ta show aproveitem! qualquer duvida respondo! abraços!

    recentes

    populares

    • Lucas Silva
      2014-04-24T18:26:15  

      Iae brother. Cara to muito afim de atualizar meu Lumia 520, comprei ele a dois meses para ver como é de fato o WP e acabei curtindo muito, achei melhor do que o Android. Enfim, ouvi relatos de que a versão preview do WP 8.1 diminui a vida útil da bateria. Só por esse motivo, ainda não atualizei. Tem tambem o lance de que se fizer a atualização não poderá voltar atrás até o lançamento da versão final, perdendo a garantia e tals. Iae, houve algum problema com a bateria do seu Lumia 520 ou com o sistema?

  • Fabiano
    2014-05-29T13:57:18

    Eu baixei no meu Lumia 820. Achei uma maravilha. Com uma memória de celular de somente 8 Giga, posso agora salvar tudo no cartão SD. Esse recurso era essencial. A central de Notificações (como o Android já tem) também foi uma melhoria sensível. No geral o upgrade me agradou demais. Recomendo.

  • Caique Augusto
    2014-04-19T21:46:30  

    Tipo ... Eu tenho o L920 , e atualizei pro WP8.1 ... E eu me arrependi de ter lido essa matéria , está horrivel , como é de se esperar da TechTudo que sempre desmerece o WP seja lá qual for assunto ... Informações muito "rasa" , tudo bem mais ou menos , e o que foi aquela foto do Ipad ?? Além de estar horrivel -parece que quem tirou não sabe usar a câmera- e só foi usada aquela foto , pra causar intriga nos comentários ... São materias assim que me fazem as vezes migrar pro Olhar Digital ou pro TecMundo ...

    recentes

    populares

    • Caique Augusto
      2014-04-19T21:46:30  

      Cara, deixa de coisa! A análise foi boa, ótima. Sobre o aplicativo de fotografia, ele tirou um print pra mostrar os novos recursos do aplicativo, só. Pouco importa se o que tava sendo fotografado era um Ipad ou outro WP (ele não publicou a foto e disse: a qualidade da câmera é isso e aquilo.) ele mostrou os recursos da atualização. Você é livre pra migrar pra onde quiser, a internet é livre. Saiba ao menos analisar bem as coisas. Bom dia!

  • Carlos Reis
    2014-05-09T14:31:47

    Vou resumir: Windows Phone 8.1 detona qualquer android! :D E em 24 países, o WP já ultrapassou o iOS!

  • Freddyfrann
    2014-04-19T17:58:34  

    Fiz os Downloads corretamente, instalei0os corretamente, mas nao esta no WP8.1, e sim no WP8.0, alguem sabe pq disso ?

    recentes

    populares

    • Freddyfrann
      2014-04-19T17:58:34  

      aconteceu o mesmo comigo. Já conseguiu resolver? Lumia 820

    recentes

    populares

    • Freddyfrann
      2014-04-19T17:58:34  

      Comigo aconteceu o mesmo mas é só vc ir novamente na atualização do tel e mandar procurar. Ele vai achar atualizações e vc vai instando até que não ache mais atualizações. Aí seu WP8.1 estará instalado completamente.

  • José Camargo
    2014-04-22T16:12:17

    Fui usuário de Android por três anos e estou com um Lumia 820 e não me arrependo da mudança. A interface é muito fluída e intuitiva e as aplicações já disponíveis muito boas. Não tive problemas com travamentos e/ou lentidão. O Smartphone é excelente e o Windows Phone ainda tem muito a melhorar. Os updates estão chegando gratuitamente e espero que a versão 8.2 (previsto fim 2014) terá igualado as principais características/funcionalidades do Ios/Android. Torço que tenhamos mais opções de OS para Smartphones, somente assim teremos concorrência, preços justos e melhoria contínua das plataformas.

  • Gabriel Almeida
    2014-04-22T10:39:42

    Eu tenho um Lumia 820 e não tenho do que reclamar!

  • John Tejada
    2014-04-18T18:12:38  

    eu tenho e utilizo os sistemas android e windows phone e afirmo q o windows phone é o melhor com larga vantagem em relação ao android, é bem mais fluido e não tem travamentos essencial para quem usa o celular para trabalho como eu q utilizo principalmente os recursos do office. isso eu falando do windows 8, a única vantagem do android é com "joguinhos", mas os q tem no windows phone para passar o tempo já são interessantes.

    recentes

    populares

    • John Tejada
      2014-04-18T18:12:38  

      Cara, tudo depende também do hardware. Usei um lumia 520, uma experiência de uso bem pobre, trava bem mais do que o meu galaxy s3 com uma custom ROM do android 4.4.2, que ainda não teve travamentos.

  • Antonio Souza
    2014-04-18T20:51:02  

    Está ficando bem interessante, mas não vou ficar detonando um ou outro. Na minha família tem Moto G, Moto X (esse é incrível e tem diferenciais que os outros não tem), iPhone 4S, e um Lumia 720. Enfim, todos são muito bons. Quem fala mal de um Android é porque dever ter um em um hardware ruim. No início a MS disse que não era necessário hardware poderoso para rodar um bom WP. Pelo jeito já partiram para os potentes. A verdade que para ter um bom sistema operacional é preciso ter sim um bom hardware. O resto é fanboismo.

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2014-04-18T20:51:02  

      Exato! Comentário bem sensato. Os smarts de hardware menos potente nunca vão rodar perfeitamente. O pessoal vem querer comparar um Lumia 1520 com um galaxy ace, é óbvio que vai ser bem diferente. O mesmo se comparar um Nexus 5 com um Lumia 520, até o famoso iPhone 4 roda mal o iOS 7. Agora, quem tem um Lumia 1520, um iPhone 5s ou um LG G2, por exemplo, com certeza vai ter um sistema rodando bem. O negócio é analisar direitinho antes do "fanboísmo" citado pelo Antonio.

  • Christiano Galera
    2014-04-18T20:16:30  

    iOS nunca usei... Mas que o WINDOWS PHONE me parece imensamente melhor que o ANDROID... Não tenho dúvida !

    recentes

    populares

    • Christiano Galera
      2014-04-18T20:16:30  

      Haha usou um samsung estagnado no android 2.3 e quer comparar os sistemas?

  • Itagiba Neto
    2014-04-19T10:11:50  

    Eu fiquei desapontado com a tela de fundo... A foto só fica nos tiles... não vai para a tela de fundo efetivamente...

    recentes

    populares

    • Itagiba Neto
      2014-04-19T10:11:50  

      Eu já achei único e estiloso... foge totalmente do padrão e dá um efeito sensacional na tela de inícia! Diferentemente da Google, que só coloca o óbvio no Android.

    recentes

    populares

    • Itagiba Neto
      2014-04-19T10:11:50  

      preferiria que a foto ficasse completamente no fundo... especialmente nos espaços sem tiles... tinham anunciando o fundo dinâmico... coisa que não tem... ao menos ainda...

  • Caique Augusto
    2014-04-19T21:43:08

    Leio , leio e leio os comentários abaixo e só vejo fanboys ... Se não gostam do sistema não leiam essa matéria e respeitem a opinião dos outros!

  • Thiago Melo
    2014-04-19T19:57:29

    Como puderam ferrar assim com o sistema? Muitas mudanças foram legais, mas deixar o sistema dependente de aplicativos.... Foi tirar a essência do windows phone. A grande sacada era fazer muitas coisas sem precisar abrir os aplicativos. Agora pra ouvir uma música ficou impossível, mesmo com os aplicativos separados o Xbox music demora um ano pra carregar as coisas, mesmo no lumia 920. E não podemos depender de um aplicativo para facebook que é uma porcaria. Pra mim tiraram a grande magia do sistema que eram os hubs. Deviam integrar mais, como por exemplo usar o chat do whatsapp nas mensagens...

  • Julio Oliveira
    2014-04-19T04:37:19  

    HORRIVEL! Tela muito poluida e essa versao do Flamengo eh q lascou tudo.

    recentes

    populares

    • Julio Oliveira
      2014-04-19T04:37:19  

      Você nunca usou um WP, não é???

    recentes

    populares

    • Julio Oliveira
      2014-04-19T04:37:19  

      Nao. Era fiel ao WebOS ate a HP matar o sistema. Agora so uso Android.

  • Jagunço
    2014-04-19T12:04:25

    Ademais, é bom que o windows entre no mercado, deixa mais competitivo e criativo, quem ganha somos nós.