Internet

07/04/2014 10h00 - Atualizado em 22/04/2014 17h03

Usuários do Facebook ganham novo amigo: dinossauro dá dicas de privacidade

Taysa Coelho
por
Para o TechTudo

O Facebook está experimentando uma nova maneira de alertar seus usuários sobre questões relacionadas à privacidade. Alguns internautas que tentam compartilhar uma atualização de status, foto ou link públicos estão recebendo um lembrete de confirmação com um dinossauro azul em um pop-up.

Como definir quem pode ver suas fotos do Instagram no Facebook

Dinoussauro azul é o novo personagem do Facebook para alertar sobre privacidade online (Foto: Pond5)Dinoussauro azul é o novo personagem do Facebook para alertar sobre privacidade online (Foto: Pond5)


O dinossauro com um laptop em mãos dá aos usuários o seguinte recado: “Desculpe interromper. Você não mudou quem pode visualizar os seus posts recentemente, então, gostaria de ter certeza se você está compartilhando este post com as pessoas certas”. Em seguida, ele pergunta se o usuário deseja alterar a privacidade de quem vê aquela publicação.

É possível saber quem nos visitou no Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo.

Em resposta ao TechTudo, o Facebook confirmou o novo personagem, que aparece com mais frequência em perfis em inglês.

“O Facebook está sempre fazendo testes e criando alertas para ajudar os usuários a publicarem para o público correto, usando as ferramentas da rede social de proteção de privacidade”, disse um porta-voz.

Entretanto, não houve qualquer mudança em relação como a privacidade ou compartilhamento funcionam no Facebook, a rede social está apenas alertando aos usuários sobre as opções que já existem.

Portanto, o Facebook continua a permitir que as pessoas escolham se querem postar seus status para todos, para um grupo específico ou com exceção de algumas pessoas.  O recurso também vale para selecionar os contatos que podem visualizar suas fotos ou posts antigos, por exemplo.

O Facebook vem apresentando um dinossauro azul com alertas sobre privacidade (Reprodução/PrivacyPro) (Foto: O Facebook vem apresentando um dinossauro azul com alertas sobre privacidade (Reprodução/PrivacyPro))O Facebook vem apresentando um dinossauro azul com alertas sobre privacidade (Reprodução/PrivacyPro)


Por enquanto, o dinossauro ajudante só tem aparecido para algumas pessoas. Mas se ele surgir no seu perfil, não se assuste: está tentando ajudá-lo a não compartilhar certos conteúdos com pessoas erradas. Basta clicar na opção desejada entre "Amigos", "Públicos" ou "Personalizado" para publicar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares