Internet

25/04/2014 11h50 - Atualizado em 25/04/2014 11h50

Xapo lança cartão de débito de bitcoin vinculado à carteira digital

Karla Soares
por
Para o TechTudo

A startup chinesa Xapo lançou o primeiro cartão de débito vinculado a uma carteira de Bitcoin. A novidade tem foco em usuários da carteira de bitcoin administrada pela empresa, que é especialista no armazenamento da criptomoeda e funciona como uma espécie de ‘cofre de bitcoin’ que cabe no bolso.

Bitcoin: o que é?

A startup chinesa Xapo apresentou o primeiro cartão de crédito de bitcoin do mundo (Foto: Divulgação/Xapo)A startup chinesa Xapo apresentou o primeiro cartão de débito de bitcoin do mundo (Foto: Divulgação/Xapo)

Os clientes recebem gratuitamente um número de cartão com data de validade para ser usado em pagamentos online. Por US$ 15, o usuário pode adquirir uma versão física do cartão com tarja magnética para ser usada em qualquer loja que aceite a bandeira MasterCard em alguns países.

Ao ser usado, o cartão aciona uma conta integrante da carteira digital de bitcoin da Xapo. A empresa então verifica se há saldo para a compra e paga o vendedor, que arca com as taxas regulares da administradora de cartão de débito, enquanto o cliente da startup fica isento. O serviço ainda não permite saques em caixas eletrônicos. Mas, segundo o fundador da Xapo, Wences Casares, a funcionalidade deve estrear em breve.

No início do mês, o provedor chinês Union Pay lançou o Cryptex Card, um cartão de débito de bitcoin. O funcionamento é similar à versão da Xapo, sem conexão com carteira digital, fazendo conversão de determinado valor de bitcoin em dinheiro. Outra diferença é que Cryptex não cobra pelo cartão. A taxa de câmbio do Cryptex é diferente da taxa padrão do bitcoin para dinheiro – que aceita somente dólares.

O cartão pode ser usado em estabelecimentos que trabalham com a bandeira MasterCard (Foto: Divulgação/Xapo)O cartão pode ser usado em estabelecimentos que trabalham com a bandeira MasterCard (Foto: Divulgação/Xapo)

Bitcoin e carteira digital: como funcionam

O bitcoin é uma moeda virtual baseada em protocolos abertos de criptografia e independente de uma autoridade monetária central. As transferências podem ser feitas por um computador ou smartphone sem o intermédio de bancos. Há também um caixa eletrônico de bitcoins mostrado na Campus Party.

Cada transação é registrada em bancos de dados distribuídos por redes P2P (ponto a ponto). A criptografia garante que os bitcoins sejam gastos só pelo dono. Um ponto de destaque é que, com o bitcoin, a propriedade e transferência de valores permanece no total anonimato.

Já as carteiras digitais de bitcoin são softwares baseados na web ou no desktop que permitem a realização de transações financeiras com outros donos da criptomoeda. Por meio dela, usuários de bitcoins podem enviar e receber valores para qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. 

Via TechCrunch e Xapo

Como investir em Bitcoins e por quê? Veja no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares