16/05/2014 09h50 - Atualizado em 23/05/2014 12h57

Apple atualiza Mac OS X Mavericks para a versão 10.9.3 com 4K e iTunes 11.2

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

A Apple lançou a versão final do Mac OS X Mavericks 10.9.3, nesta quinta-feira (15). Essa é a terceira grande atualização do sistema operacional, que traz um suporte aprimorado para a ultra resolução 4K nos dispositivos Mac Pro 2013 e MacBook Pro 2013, com tela retina de 15 polegadas. Além disso, a plataforma está com correções de bugs, melhorias de segurança e novas funcionalidades incluídas.

Creative Cloud fora do ar; Adobe se desculpa por Photoshop estar offline

1aApple lança versão final do Mac OS X Mavericks 10.9.3 (Foto: Divulgação/Apple)

Quando esses dois modelos estão conectados a uma display 4K, eles exibem resolução HiDPI de forma padrão, deixando as imagens da tela maiores e mais nítidas. Além disso, o sistema operacional automaticamente suportará taxas de atualização de 60Hz em monitores compatíveis, o que torna a transição de animações da interface, vídeos e jogos mais suaves aos olhos.

Apesar do Mac Pro 2013 com tela retina de 13 polegadas ter hardware necessário para suportar tela 4K, o modelo não foi mencionado neste anúncio da Apple.

Fora isso, também foram implementadas melhorias de segurança, correções de bugs e recursos novos ou aprimorados. Uma das mudanças é a capacidade de sincronizar contatos e calendários entre um dispositivo iOS e Mac usando uma conexão USB. O sistema aumentou a confiabilidade das conexões VPN usando IPsec, protocolo de segurança que garante a privacidade do usuário.

Atualizar o Mac OS X faz com que a máquina seja formatada? Saiba mais no Fórum do TechTudo.

A atualização resolveu ainda um problema que impedia o gerenciador de fontes da Apple, o Font Book, de instalar fontes PostScript Type 1; aumentou a segurança ao copiar, editar e inspecionar permissões de arquivos em um servidor SMB; aprimorou a estabilidade dos diretórios de rede domésticos. Além disso, melhorou a estabilidade durante a instalação de configurações de perfis de usuários, ampliou a velocidade de login para usuários de grupos do Active Directory e incluiu o Safari 7.0.3.

Atualizando o sistema

O upgrade é gratuito para quem já possui um OS X Mavericks. Para fazer a atualização, primeiramente é necessário realizar um backup do sistema, o que pode ser feito pela função Time Machine, presente no próprio OS.

Depois é só ir no menu “Apple” e acessar “Software Update”. O usuário será redirecionado à Mac App Store, onde terá as últimas atualizações feitas pela companhia, incluindo esta. Se aparecerem outros updates disponíveis para o seu computador, você deve instalá-los, atentando que alguns precisam ser instalados antes de outros. Selecione, por fim, a atualização do sistema operacional. Uma vez que tiver iniciado a instalação da versão 10.9.3, não é possível interromper o processo.

iTunes

A companhia também lançou uma atualização para o iTunes. A versão 11.2 recebeu uma guia chamada “Unplayed” na seção “Podcast”, que mostra as músicas que o usuário ainda não ouviu. Os ouvintes de podcast agora também podem excluir automaticamente episódios logo após tê-los ouvido.

Ainda para esses usuários, foi adicionado campo salvar os episódios favoritos, garantindo que serão transferidos para o computador. O update também incluiu a capacidade de navegar por conteúdos que estão disponíveis para download ou streaming na aba “Feed”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lenita Lerri
    2014-05-16T14:22:24

    Raquel, bacana seus textos. Sou da Agência OM, e gostaria de incluir o seu contato em nosso mailling, para estar enviando sugestões de pautas, releases, etc. Atendemos uma empresa de e-commerce, super interessante e se encaixa com seus posts. Aguardo um retorno. Um abraço, Lenita.

  • Marcio Vianna
    2014-05-16T19:16:55

    Hum... já vi esse filme... lá vem ela! Suporte a 4K, aquisição da Beats e contratação do engenheiro de imagens da Nokia... o próximo iMac 2015 promete: resolução 4K + Audio 2.1 + câmera com captura de imagens em Full HD. Esse Tim Cook não é americano... é mineiro! Come a concorrência quieto e pelas beradas.