07/05/2014 08h33 - Atualizado em 07/05/2014 08h33

Criador do McAfee lança Chadder, um ‘rival do WhatsApp’ criptografado

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Em meio a ameaças como o Heartbleed, um novo mensageiro promete segurança às informações compartilhadas via Internet. Criado pelo fundador da empresa de segurança digital McAfee, Chadder é um app que criptografa as mensagens trocadas com um contato, tornando a comunicação, teoricamente, à prova de intrusos.

Snapchat quer ser o novo WhatsApp e lança mensagens de texto no celular

Aplicativo promete proteger mensagens trocadas com criptografia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Aplicativo promete proteger mensagens trocadas com criptografia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Como apagar mensagens e deletar contatos no WhatsApp? Comente no Fórum do TechTudo

Chadder é um app simples de troca de mensagens, como o WhatsApp. No entanto, as mensagens enviadas por um smartphone são codificadas e só podem ser lidas pelo destinatário. Como em qualquer mecanismo de comunicação criptografada, a ideia é que um hacker que intercepte as mensagens não consiga ler nada.

Para logar, basta escolher nome de usuário e uma senha, para depois fornecer e-mail e telefone na hora de procurar amigos para conversar – os servidores não guardam os endereços eletrônicos. O aplicativo, por enquanto, só tem versões para Android e Windows Phone e ainda está em fase beta.

Em tempos de Heartbleed, apps desse tipo têm tudo para apelar ao público. Por isso, o criador John McAfee garante que essa é somente a primeira empreitada da Future Tense Private Systems, empresa fundada por ele para criar soluções de segurança e privacidade na web.

Via The Next Web

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Malcolm
    2014-05-12T00:23:48

    O aplicativo é gratuito, mas não possui o código aberto, nem muitos detalhes sobre a segurança oferecida. Não há muita transparência por parte da empresa que o desenvolve, então acho que não da pra confiar. Até o momento, dos aplicativos p/ troca de mensagens, que oferecem codifição ponta-a-ponta (Telegram, Surespot, Treema etc.), acredito que o TextSecure (a partir da versão 2.0), da empresa WhysperSystems, seja a melhor opção, o mais confiável. Pesquisem. Está disponível apenas p/ Android, mas já estão preparando uma versão p/ iOS.