Internet

07/05/2014 10h09 - Atualizado em 08/05/2014 14h50

Google lança serviço grátis para professores; conheça o 'sala de aula'

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Google lançou, na última terça-feira (6), um serviço grátis para professores: o Sala de Aula (Google Classroom). Voltado para escolas e professores que fazem parte do projeto Google for Education, ele utiliza o serviço de armazenamento em nuvem Google Drive para facilitar a relação entre estudantes, docentes e os deveres de casa. A turma, depois de conectada, passa a organizar as tarefas online.

Google Docs agora permite cortar, girar e adicionar bordas às fotos

Sala de Aula foi lançado para ajudar professores e alunos (Foto: Thiago Barros/Reprodução)Sala de Aula foi lançado para ajudar professores e alunos (Foto: Thiago Barros/Reprodução)

O Google Sala de Aula é um sistema criado pela gigante das buscas em parceria com professores, que tem o intuito de permitir que os professores passem as tarefas online. Assim, os alunos podem organizar, concluir e entregar trabalhos no Google Drive, além também de se comunicarem diretamente com professores e colegas.

Os deveres podem ser criados para grupos, como exercícios normais, ou então um para cada usuário, como se fosse provas e avaliações individuais. Os alunos podem entregar as respostas pelo Google Sala de aula ou Google Docs, e os professores podem monitorar tudo pela nuvem.

Outra funcionalidade importante é que o Google Sala de Aula arquiva automaticamente as tarefas e materiais didáticos em pastas no Google Drive. Assim, nada será perdido e os alunos terão um conteúdo importante para estudarem quando houver a necessidade, seja para uma prova do colégio, vestibular ou qualquer outra.

Qual é o melhor serviço de armazenamento em nuvem? Descubra no Fórum do TechTudo.

“Este produto foi desenvolvido com professores para ajudá-los a poupar tempo, manter as turmas organizadas e aprimorar a comunicação com os alunos”, diz o Google.

O Google Sala de Aula é gratuito e não exibe anúncios. Ele é totalmente restrito turma por turma. Somente quem for convidado para o grupo de alunos pode acessar um determinado espaço no serviço, e apenas pelo Google Apps for Education da escola onde estudam. Os professores podem adicionar estudantes ou passar um código para que eles próprios acessem pela Internet.

Escolas e professores interessados no serviço devem entrar em contato com o Google e solicitar a inclusão no Google for Education. Somente depois de fazer parte do programa é que será possível utilizar o Sala de aula.

Via Google

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares