Internet

07/05/2014 14h16 - Atualizado em 07/05/2014 15h24

Google X: laboratório rejeita mais de 100 projetos insanos por ano

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O diretor do Google X, Astro Teller, revelou na terça-feira (6) que o "laboratório secreto" da gigante de buscas chega a descartar mais de cem projetos anualmente. A declaração aconteceu devido ao anúncio de suspensão do projeto de uma mochila voadora que estava sendo proposta por um dos grupos. 

Conheça 10 serviços gratuitos que o Google oferece e você nem imaginava

Segundo Teller, o grande volume de desistências ocorre em função da postura da gigante das buscas de “não permitir que coisas que não fazem sentido se desenvolvam completamente”, adotada desde o início pelos fundadores da empresa, Larry Page e Sergey Brin para o Google X.

imagem1Astro Teller, diretor do Google X, durante TechCrunch Disrupt (Foto: Reprodução/TechCrunch Disrupt)

No caso da mochila futurista, o motivo do cancelamento foi sua ineficiência operacional. “Ela poderia ser tão barulhenta quanto uma motocicleta”, explicou o diretor durante a TechCrunch Disrupt, importante conferência de tecnologia, cuja primeira etapa acontece até esta quarta-feira (7), em Nova York.

Outro plano ainda mais inacreditável abandonado pelo Google X foi o de teletransporte. Em artigo divulgado pela BusinessWeek, a revista afirma que o empreendimento digno de filme de ficção científica foi deixado de lado menos por causa de sua complexidade, e mais devido a possibilidade de danificar objetos únicos, como obras de arte.

O objetivo do laboratório, nas palavras do próprio Teller, é “solucionar os grandes problemas da humanidade”, erseguindo a ideia investir em agricultura, fontes de energia limpa e outras prioridades. “Uma melhoria de dez vezes na densidade de energia mudaria o mundo de forma tão radical que nem conseguimos imaginar”, diz.

Como reparar o Google Chrome? Confira no Fórum do TechTudo.

Confirmando o interesse nesse campo, a gigante adquiriu, no ano passado, a Makani Power, fabricante de turbinas eólicas. O Google X também anunciou, ainda em 2010, o desenvolvimento de carros autônomos, conseguindo até mesmo emplacar uma lei no estado de Nevada que possibilita ao departamento de trânsito regulamentar o veículo que dirige sozinho.

Porém, o mais conhecido projeto do laboratório, sem dúvida, é o Google Glass. O produto já está em fase de testes e recentemente pôde ser comprado por consumidores americanos. Entre ideias que parecem inatingíveis e outras bastante palpáveis, o Google X procura ser um herdeiro dos laboratórios de pesquisa clássicos, tais como o Projeto Manhattan, que criou a primeira bomba atômica, e Bletchley Park, onde foi gerada a criptografia moderna.

Via CNET

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rangel Santana
    2014-05-07T15:44:57  

    Teletransporte?

    recentes

    populares

    • Rangel Santana
      2014-05-07T15:44:57  

      muito DBZ esses caras assistiram kkkkkkkk

  • Paulão Fortão
    2014-05-07T16:31:49

    Google Glass e Google Plus, os micos da década.

  • Adonai Araujo
    2014-05-07T16:11:06  

    Parece que não funcionou muito bem pq esse óculos aí passou no teste.

    recentes

    populares

    • Adonai Araujo
      2014-05-07T16:11:06  

      Esses óculos não parecem fazer muito sentido atualmente, mas são uma excelente aposta para o futuro próximo.

  • Mateus Bernardes
    2014-05-07T16:16:24

    A justificativa pra descartar o teletransporte não é válida, uma vez que os referidos objetos poderiam muito bem ser transportados de maneira convencional.

  • Elio Filho
    2014-05-07T15:20:06

    Uma grande empresa nas mão certas... Parabéns a Google...