Celular

05/05/2014 08h12 - Atualizado em 05/05/2014 16h26

Moto X ou Xperia ZQ? Veja o comparativo de smartphones da semana

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Motorola e Sony tem dois modelos que fazem sucesso no Brasil por serem bons, bonitos e relativamente baratos: o Moto X e o Xperia ZQ. Os dois custam na faixa dos R$ 1 mil com especificações interessantes para o usuário comum. O TechTudo analisou os aparelhos no comparativo de smartphones desta semana. Confira!

Motorola garante atualização dos Razr D1 e D3 para Android 4.4 até junho 

Comparativo Moto Xperia ZQ (Foto: Foto: Arte/TechTudo)Moto X ou Xperia ZQ, quem será o campeão nesta disputa? (Foto: Foto: Arte/TechTudo)



Desempenho: Xperia ZQ

O Xperia ZQ leva a melhor em desempenho, por ser equipado com um processador mais avançado: Qualcomm quad-core de 1,5 GHz. O Moto X tem um Snapdragon dual-core de 1,7 GHz. De resto, os aparelhos são muito parecidos. Ambos têm memória RAM de 2 GB e conectividades 4G, WiFi, Bluetooth e NFC.

A bateria do Xperia é levemente maior, com 2370 mAh, contra 2200 mAh do Moto X. Ambos têm acelerômetro, bússola, sensor de proximidade e o GPS. Outra diferença a favor do modelo da Sony é o slot de cartão de memória microSD, que suporta cartões de até 64 GB e que o Moto X não possui.

Câmera frontal do Xperia ZQ, localizada no canto inferior direito, dificulta manuseio do aparelho (Foto: Allan Melo/TechTudo)O desempenho do Xperia ZQ é mais veloz do que o do Moto X (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Dimensões: Moto X

O Moto X é mais compacto do que o Xperia ZQ. Ele mede apenas 129.3 x 65.3 x 10.4 mm, com 130 gramas de peso. Bem menos do que os 131.6 x 69.3 x 9.8 mm – e 151 gramas – do “rival”. Há ainda uma diferença de 0,3 polegadas no tamanho das telas: o Motorola tem 4,7 polegadas, enquanto o Sony conta com 5 polegadas.

Moto X recebe função de foco por toque em atualização para Android 4.4 (Foto: Elson de Souza/TechTudo) (Foto: Moto X recebe função de foco por toque em atualização para Android 4.4 (Foto: Elson de Souza/TechTudo))O Moto X é mais compacto e melhor para o uso cotidiano (Foto: Elson de Souza/TechTudo))


Tela: Xperia ZQ

A tela do Xperia ZQ não é só maior, como também melhor do que a do Moto X. Mesmo com 5 polegadas, ela consegue ter uma densidade de pixels por polegada superior do que a apresentada nas 4,7 polegadas do Moto X: 441 ppi, contra apenas 312 do concorrente. Isso porque tem resolução de 1080 x 1920 pixels, contra 720 x 1280 pixels do Motorola.

Câmeras: Xperia ZQ

No quesito câmera vitória novamente do gadget da Sony . Ele tem 13 megapixels na câmera traseira, com autofoco, flash LED, geomarcação, foco por toque, detecção de rostos, estabilização de imagens, HDR e panorâmicas, além de vídeos em 1080p com HDR. A frontal é de 2 megapixels, com vídeos em Full HD.

Sony Xperia ZQ vale a pena? Comente no Fórum do TechTudo

O Moto X, por sua vez, tem 10 megapixels na traseira e 2 megapixels na frontal, com os mesmos recursos básicos disponíveis no ZQ. É praticamente um empate técnico, porém como existe um maior número de megapixels no aparelho da Sony, ele acaba levando uma pequena vantagem na disputa.

Xperia ZQ (Foto: Foto: Allan Melo/TechTudo)A câmera do Xperia ZQ ganha da do Moto X por número de megapixels (Foto: Allan Melo/TechTudo)






Sistema operacional: Moto X

Como a Motorola tem relação mais estreita com o Google, o Moto X possui upgrades mais rápidos e constantes para o Android. Sendo assim, o aparelho foi lançado com Android 4.2, porém atualmente já está com o Android 4.4 disponível. O Xperia ZQ saiu com versão JellyBean 4.1, está na 4.3, e tem o 4.4 planejado, mas ainda não disponível.

Moto X, smartphone da Motorola (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Moto X, smartphone da Motorola (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Preço e disponibilidade: Moto X

De acordo com o buscador Zoom, o Moto X pode ser encontrado por preços a partir de R$ 999, enquanto o Xperia ZQ começa os valores em R$ 1055. A diferença é mínima e ambos estão disponíveis em diversas lojas físicas, online e operadoras. Mas se é para o comparativo ter um vencedor neste aspecto, que seja o Moto X.

Moto X (Foto: Allan Melo / TechTudo)O Moto X ganha no quesito preço e disponibilidade (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Conclusão: Xperia ZQ

O Moto X é um pouquinho mais barato, porém o Xperia ZQ é bem melhor. Tem a câmera mais potente, a tela com melhor qualidade, o processador mais avançado, a bateria com maior duração e o diferencial de um slot para cartões de memória microSD. Apesar de ter o corpo mais parrudo, e de seu sistema operacional ser menos atualizado, ele tem um custo-benefício mais interessante.


Tabela comparativa de especificações entre Xperia ZQ e Moto X (Foto: Arte / TechTudo )Tabela comparativa de especificações entre Xperia ZQ e Moto X (Foto: Arte / TechTudo
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joao Neto
    2014-05-05T14:33:38  

    Duas porcarias de plástico, com processador de somente 32 bits e que roda um sistema operacional "emprestado". Resumindo: Lixo vs Lixo. Só um cara muito burro compra essas porcarias asiáticas!

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2014-05-05T14:33:38  

      João Neto tem problemas ... IPhone e um bom aparelho mais um Sony não tem nem comparação

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2014-05-05T14:33:38  

      pipipi.. Applebobão detectado!!!

  • Willy Reis
    2014-05-05T12:22:21

    Só pela interface do Android bem pura prefiro mito o moto x já comparei os dois o zq é um puco melhor por muito mais valor esse preço ai ta errado.

  • Willy Milane
    2014-05-05T09:37:41  

    Só pergunto uma coisa. Onde foi que, vocês do Techtudo, descobriram esse valor de R$1050,00 do Xperia ZQ que eu compro agora mesmo, porque em todo lugar que se vai ou se consulta via internet ele custa sempre algo em torno de R$1500,00?

    recentes

    populares

    • Willy Milane
      2014-05-05T09:37:41  

      O submarino/americanas vive colocando a 1199,00 a vista no boleto. É só ficar acompanhando.

    recentes

    populares

    • Willy Milane
      2014-05-05T09:37:41  

      já achei o z1 por 1.390,00...

  • Renan Souza
    2014-06-17T11:29:36  

    Infelismente esses comparativos daqui são os únicos que não devemos confiar. A única coisa que concordo, é a camera do ZQ que é mesmo melhor. Mas de resto.. fraco esse comparativo, falar que a bateria do ZQ é melhor sendo que a Tela e densidade de pixels é maior, falar que o Moto X é dual core, sendo que ele tem estrutura é octa, se fosse assim, o Moto G não seria uma versão mais básica do Moto X já que ele é quad.. Dois excelentes celulares, mas deviam fazer um comparativo com processamento, jogos, velocidade, camera.. comparando mesmo..

    recentes

    populares

    • Renan Souza
      2014-06-17T11:29:36  

      eu tbm tenho moto x mas não concordo com isso não pois o octa do x é devido a gpu adreno 320 e tbm tem no xperia zq então o zq é melhor mesmo assim

  • Bernardo Nascimento
    2014-06-02T13:02:45

    Meu Deus! Quantos erros! A m=começar pela foto do do Z1 no topo da página(em vez do ZQ). Tà cada vez pior isso aqui.

  • Ruan Ramalho
    2014-05-22T08:58:30

    Olha, ta aí um dos piores comparativos que já vi, não que eu tenha preferência por um modelo ou outro, mas justiça seja feita, falta tanta informação (como os processadores dedicados linguagem contextual no moto X e recursos exclusivos) e a ideia de que a bateria maior no ZQ o faz ter uma autonomia melhor tb é equivocada. A coisa toda ficou tão tendenciosa, que foi um mesmo que dizer q uma laranja é melhor que uma melancia pq ela é mais alaranjada, mais redonda, cabe em maior número numa sacola de supermercado... enfim, pega o q convém e faz o comparativo. Parabéns aew.

  • Cristiano Gomide
    2014-05-17T11:18:22

    Testei os dois, optei pelo Xperia. O Sony é mais caprichado,além de ter tela maior e bem melhor, além de vários tipos de conectividades que o Moto X não tem. Achei o ZQ mais rápido do que o X e a câmera é realmente melhor. Esses detalhes de comandos por voz não fazem diferença pra mim, até porque ele não responde bem em ambientes ruidosos, onde trabalho, mas isso é questão pessoal.

  • Daniel Duarte
    2014-05-16T13:44:35

    Bem...Adquiri um ZQ em 24.03.2014. Em 03.05.2014 ele estragou, ficava desligando e ligando continuamente até acabar a carga da bateria. Em 15.05.2014 recebi o produto da assistência técnica, supostamente com "atualização de software". O aparelho funcionou aproximadamente 30 minutos e começou novamente a desligar e ligar continuamente. Em novo contato com a Sony, a única solução apresentada foi encaminhar mandar o aparelho novamente para a assistência técnica, para nova atualização de software. Assim, nem preciso dizer que acho um péssimo negócio adquirir um ZQ.

  • Gustavo Volpe
    2014-05-05T10:08:35  

    Quando chamam o X de dual core, realmente não sabem dos dois processadores pros sensores e voz, e do conjunto de 4 núcleos da adreno 320 dele, trabalhando em conjunto com a cpu, ou apenas se fazem de loucos? Essas batalhas do techtudo, baseadas apenas nas especificações "brutas" é dose... o conjunto do X chega próximo ou supera o ZQ, com menor consumo de bateria.

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2014-05-05T10:08:35  

      Sim, a adreno 320 é presente nos 2. A grande diferença do X, é que GPU, CPU e sistema trabalham em conjunto, tipo o que a apple faz com seus aparelhos. É o grande diferencial do X pra todos os androids disponíveis, inclusive os nexus. Tanto que a moto chama de X8, pois os 2 núcleos da cpu + 2 cpus para sensores + 4 núcleos da GPU funcionam em conjunto. A única coisa que o X perde de lavada é na câmera, que a do ZQ realmente é muito melhor. O resto é muito equilibrado ou vitória do X...

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2014-05-05T10:08:35  

      Gustavo Volpe , e funciona muito bem. Andei analisando esses dois aparelhos antes do seu comentário. Por isso concordei contigo na questão da especificação bruta. Realmente é muito interessante essa X8 na prática. Quem pude ver os comparativos no youtube vai curtir. ;-)

  • Pablo Stuart
    2014-05-11T11:11:12

    Bom, vi muita gente falando que o IPhone é o melhor, que é mais segura e etc... Primeiro, pra que iria comprar um acelular e ficar refém da marca, se eu quiser um app tenho que ter cadastrado um cartão de crédito que possa fazer compras internacionais, mesmo esse app sendo grátis. Uma comparação simples: compro um pacote de biscoito (o pacote é o celular), para eu comer um biscoito tenho que ter uma "permissão" da fabricante desse biscoito. Pra que ficar refém da fabricante do celular, tive a oportunidade de ter um IPhone, porém preferi o android. Ah, o meu não trava, tenho um Moto X EXCELENTE

  • Everson Oliveira
    2014-05-05T10:45:58  

    meu ZQ ja atualizou pro 4.4 a mais de 1 mes... ficou absurdamente mais rapido e mais bonito

    recentes

    populares

    • Everson Oliveira
      2014-05-05T10:45:58  

      A atualização está marcada para maio... e a atualização da Sony não costuma decepcionar.

    recentes

    populares

    • Everson Oliveira
      2014-05-05T10:45:58  

      Ele já é rápido no 4.3, vou esperar a versão 4.4 oficial que virá sem bugs..

  • Paulo Ramos
    2014-05-10T19:52:52

    Tenho um Sony ZQ e posso garantir que ele é Ótimo, Desempenho fantástico, nunca engasgou mesmo quando exigi performance ao máximo, e mudarei para o Z2 assim que tiver grana de tão satisfeito que fiquei..

  • Leandro Souza
    2014-05-06T22:29:20  

    continuação... Dizer que a bateria tem mais duração só porque ela tem 7,7% mais carga é outro absurdo. Ele esqueceu que com uma tela com 125% mais pixels e ainda sendo TFT, contra a AMOLED do Moto X, o Xperia ZQ vai ter um consumo de energia muito maior. Esse comparativo foi extremamente superficial, analisando apenas especificações sem levar em conta o real desempenho dos aparelhos, e pouco técnico, cometendo equívocos inclusive de nomenclatura.

    recentes

    populares

    • Leandro Souza
      2014-05-06T22:29:20  

      Esse comparativo não, todos são superficiais e só analisam Ghz, MP, tamanho de tela e configurações básicas. Se chegarem a comparar o Moto X com o MotoG, serão capases de dizer que o G é melhor em desempenho que o X, por ser um quadcore. hehehehehehe

  • Leandro Souza
    2014-05-06T22:28:55

    "O Xperia ZQ leva a melhor em desempenho, por ser equipado com um processador mais avançado: Qualcomm quad-core de 1,5 GHz. O Moto X tem um Snapdragon dual-core de 1,7 GHz." Como assim? Ô fio, os processadores dos dois aparelhos são fabricados pela empresa Qualcomm, fazem parte da linha Snapdragon e são do modelo Krait. Vou nem falar sobre a questão do desempenho pra não passar raiva. Dizer q a câmera de um é melhor q a do outro só porque tem mais pixels sem comparar fotos??? Como diria Padre Quevedo: "Esso non ecziste"! Muitos outros fatores influenciam na qualidade da imagem.

  • Bruno Bagetti
    2014-05-06T05:07:20  

    MOTOROLA: a única marca que no nome tem duas coisa que piriguete gosta.

    recentes

    populares

    • Bruno Bagetti
      2014-05-06T05:07:20  

      kkkkkk

  • Gustavo Sena
    2014-05-05T15:37:04  

    "Há ainda uma diferença de 3 polegadas no tamanho das telas: o Motorola tem 4,7 polegadas, enquanto o Sony conta com 5 polegadas." Matemática mandou abraços.

    recentes

    populares

    • Gustavo Sena
      2014-05-05T15:37:04  

      Gustavo Sena, esta escrito na matéria "diferença de 0,3 polegadas". Vê se presta mais atenção antes de criticar o trabalho dos outros.

    recentes

    populares

    • Gustavo Sena
      2014-05-05T15:37:04  

      Manoel Júnior eles corrigiram. Estava como o Gustavo Sena escreveu quando li.

  • Pedro Barros
    2014-05-05T11:39:13  

    Não comprem nada da motorola...um lixo....pior aparelho q tive na vida veio da motorola...

    recentes

    populares

    • Pedro Barros
      2014-05-05T11:39:13  

      Q aparelho vc teve?

  • Matheus Alves
    2014-05-05T12:36:02  

    marca boas pra jogos, câmeras etc. (samsung, sony e lg) marca boa pra se achar com estilo (apple) marcas boa só pra manda mensagem (Nokia) marca boa só pra troca a traseira( Motorola )

    recentes

    populares

    • Matheus Alves
      2014-05-05T12:36:02  

      Ta "serto" !!"

    recentes

    populares

    • Matheus Alves
      2014-05-05T12:36:02  

      Marca boa para smarts com bonm custo x benefício, reconhecimento de voz com a tela desligada, tela 35% ligada para aviso de notificações e hora, movimento de acionamento de câmera instantânea, sistema rápido e sem lag, com oito processadores(contando os inteligentes e a placa gráfica) consegue fazer a bateria durar um dia e meio de uso médio, tudo isso por 1250 reais ------> (Motorola)

  • Deivid Ramos
    2014-05-05T22:29:29

    Superior? o ZQ tem processador independente para voz? só porque o processador é quad-core significa que é melhor? faça-me o favor, um estagiário quem escreveu isso....

  • Juliano Olivette
    2014-05-05T17:03:03  

    Bem polêmica essa análise, já usei os dois, na prática não vejo em que o ZQ podei ser melhor em CxB.

    recentes

    populares

    • Juliano Olivette
      2014-05-05T17:03:03  

      A matéria fica mais polêmica ainda se você ver o comparativo feito uns dias atrás, entre o Moto X e o iPhone 5S... vencido pelo Moto, vejam só. Claro que o ZQ não vence o X em nada além das câmeras e da qualidade dos auto-falantes.

  • Likelike
    2014-05-05T17:28:39

    Sem sombra de dúvida eu compraria a Moto x , para que eu quero um smatphone antigo , defasado como o zq

  • Luan Guimarães
    2014-05-05T17:22:57

    Não cocordo com duas coisas, o desempenho dos dois é quase identico e por incrivel que pareca o moto x tem uma leve vantagem, e a tela do moto x mesmo sendo menor e com resolução menor é muito melhor q a porcaria de tft do zq, a tela do zq tem cores lavadas, preto cinza e angulo de visao horrivel, enquanto a do moto x tem cores bem vividas, preto realmente preto e angulo de visao infinito.

  • Gilson Pereira
    2014-05-05T16:51:53

    adoro a sony, mas entre os dois ai eu prefiro o moto x por ser um pouco menor e mais leve.

  • Guilherme
    2014-05-05T14:02:52

    O processador X8 esquecido pela matéria é o conjunto que faz o Moto X ser muito melhor que grande parte dos smartphones disponíveis hoje no mercado. Enquanto o quad-core fica sobrecarregado com processamento de imagem, áudio, linguagem natural e processamento contextual já o X8 da Motorola faz esse processamentos em núcleos separados. Ou seja vale muito mais um dual-core dedicado para dados do que um quad-core sobrecarregado. O X8 foi uma das maiores invenções para smartphones nos últimos anos.

  • Danilo
    2014-05-05T13:27:33

    O que não fala é que a Sony pra fazer o povo parar de comprar o ZQ elevou o preço para R$1800 fazendo assim todos preferirem o Z1 que custa R$200 a mais. Este preço do ZQ que está marcado aí é irreal.