27/05/2014 11h00 - Atualizado em 27/05/2014 12h10

Mulheres que postam muitos dados no Facebook são mais solitárias, diz estudo

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Um estudo da universidade australiana Charles Sturt vem causando polêmica nas redes sociais. Os dados afirmam que mulheres que utilizam demais o Facebook são mais solitárias. Com a pesquisa, os estudiosos concluíram que, quanto mais informações elas publicam no site, mais sozinhas elas estão.

Facebook quer incentivar eleitores também no Brasil; entenda proposta

Mulher que usam muito o Facebook ficam mais solitárias, diz estudo australiano (Foto: Pond5)Mulheres que usam muito o Facebook ficam mais solitárias, diz estudo australiano (Foto: Pond5)


A pesquisa analisou 616 usuárias do sexo feminino na rede social. Destas, 308 foram categorizadas como “conectadas”, enquanto 308 foram vistas como “solitárias”, por meio de uma observação de seus próprios posts em seus murais e perfis. A partir destes dados, estudou-se o compartilhamento de informações realizado pelos dois grupos. O segundo grupo, se mostrou mais exposto e "desesperado".

De acordo com os pesquisadores, as mulheres solitárias são as que mais disponibilizam informações públicas na Internet, como histórico sobre seus relacionamentos, endereços e detalhes pessoais em geral, como gosto musical e de literatura no perfil.

Como descobrir com quem um amigo está conversando no Facebook? Saiba no Fórum do TechTudo. 

Já os posts, que costumam não ser apenas para os amigos, mas para o mundo todo, fizeram os pesquisadores chegarem a conclusão de que o objetivo é encontrar, em algum lugar na rede social, alguém com os mesmo gostos ou que a admire.

Já o grupo das mais “conectadas”, cujo perfil pessoal inclui posts repletos de comentários de amigos e estranhos, apareceram com um maior número de interações no mural e menos informação exposta.

O estudo chamado "The Self-disclosure on Facebook among female users and its relationship to feelings of loneliness", ou algo como "A auto-revelação no Facebook dos usuários do sexo feminino e sua relação com a solidão", oferece visões de quão doloroso pode ser se expôr socialmente na rede.

Esta não é a primeira pesquisa que encontra ligação entre o uso do Facebook em excesso com uma insatisfação na “vida real”. Em 2013, a Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, teve um grupo de pesquisadores que identificou que, quanto mais tempo as pessoas passam na rede social, mas infelizes e solitárias elas se tornam. Esses pesquisadores, em suas conclusões, se atrevem a declarar que o Facebook prejudica o bem-estar das pessoas e os relacionamentos humanos naturais.

O estudo australiano completo está disponível em inglês no site Science Direct em formato PDF.

Você é viciado no celular? Saiba o nível do seu vício com o Menthal; baixe no TechTudo Downloads. Outra opção é o BreakFree, um aplicativo para controlar seu vício em celulares e Internet; teste.

Via CNET

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Debora Ramalho
    2014-05-28T19:50:15  

    Por que apenas mulheres? Homens, também! Conteúdo até condizente, porém de cunho machista, não apenas mulheres que postam muitos dados no facebook são solitárias, mas ainda preferem colocar a imagem da mulher como solitária, sexo frágil, dentre outros.

    recentes

    populares

    • Debora Ramalho
      2014-05-28T19:50:15  

      O mundo mudou voces fizeram a diferença nao ha mais diferença entre homem e mulher

  • Guilherme Oliveira
    2014-05-27T17:39:02  

    Aqui em casa não deixo minha mulher utilizar o Facebook, pois ela não deve se distrair das suas tarfeas domésticas.

    recentes

    populares

    • Guilherme Oliveira
      2014-05-27T17:39:02  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mto comédia

    recentes

    populares

    • Guilherme Oliveira
      2014-05-27T17:39:02  

      O meu comentário

  • Vantuil Avelino
    2016-02-19T03:00:13

    Acho que as mulheres tem liberdade de se expressarem

  • Bruno Coriolano
    2014-06-03T09:12:45

    Edward Snowden.

  • Ingrid Pimentel
    2014-05-28T15:41:58

    MULHER SOLITÁRIA DE MAIS é falta de oportunidade delas próprias para estudar, conhecer pessoas novas, se enturmar com as pessoas de verdade, as vezes nem é por ser sozinha que ela posta tantas coisas, é falta do que fazer mesmo, e para os homens a mesma coisa..

  • Vinny Mantovani
    2014-05-28T14:13:32

    Não entendo o motivo desses comentário machistas da parte de alguns indivíduos, além de não colocarem nenhum argumento construtivo preferem fazer piada de algo que pode chegar a ser sério. Pois redes sócias são válvulas de escape do dia a dia, e algumas pessoas realmente se identificam neste "mundo virtual" e começam a viver uma pseudo-realidade. As vezes me pergunto se vale a pena ler os comentários nas noticias pois quase 90% delas são medíocres e arrogantes. As mulheres já têm provado seu valor na sociedade a muito tempo, são incríveis, realmente a melhor invenção de Deus. Parabéns mulheres

  • Guilherme
    2014-05-28T09:45:57  

    Porque estão apagando os meus comentários ??/ afi

    recentes

    populares

    • Guilherme
      2014-05-28T09:45:57  

      provavelmente tu fala bobagem né meu bem?!

    recentes

    populares

    • Guilherme
      2014-05-28T09:45:57  

      Os estagiários do G1 estão tirando uma onda com a sua cara.

  • Tiago Silva
    2014-05-28T11:06:02

    Isso é fato,qto mais solitário,mais vc busca estar em contato com outras pessoas via internet,celular e outros.O chato é ver a pessoa postar fotos iguais td dia,posts inúteis e desnecessários,fotos de comida,aonde está o que está fazendo,como está se sentindo e etc.O facebook se tornou o melhor amigo de pessoas sedentárias e que vivem muito só.

  • Josiane
    2014-05-28T10:07:00  

    Eu sou solitária, porém não posto quase nada no facebook.

    recentes

    populares

    • Josiane
      2014-05-28T10:07:00  

      Continue assim.

    recentes

    populares

    • Josiane
      2014-05-28T10:07:00  

      É fácil mesmo!

  • Vera Trucks
    2014-05-28T10:57:28

    Eu uso o facebook é não fico postando a minha vida na rede. Quem faz isso quer chamar atenção.

  • Claudio Barros
    2014-05-28T10:57:03

    facemerda

  • Eduardo Freitas
    2014-05-28T10:50:39

    Engraçado q ninguém faz CHECK IN qdo tá no busão,fora o povo q posta foto de comida,unhas ,decotes avantajados etc tudo por um like rs

  • Joana Alcantara
    2014-05-28T10:44:54

    Não apenas as mulheres, os homens também ! Tudo gente necessitada e desesperada que usa esse lixo !

  • Melisa Maeta
    2014-05-28T10:29:17

    Poupe-me!!

  • Jaquelline Dias
    2014-05-28T10:23:47

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK EU SOU SOLITÁRIA E NÃO POSTO NADA, ATÉ DESATIVEI O MEU...OU SEJA PURA MENTIRA ESSA PESQUISA

  • Daniel Camalionte
    2014-05-28T07:48:43  

    Na minha opinião, poderia agregar mais uma coisa nessa pesquisa, "Mulheres que postam muitos dados no Facebook, lavam menos lousa." vai trabalha mulheresa, ao invés de fica no face...

    recentes

    populares

    • Daniel Camalionte
      2014-05-28T07:48:43  

      poderia te chamar de burro como os outros, mas você é pior, é preconceituoso e machista!

    recentes

    populares

    • Daniel Camalionte
      2014-05-28T07:48:43  

      Daniel, vai estudar!

  • Paula Rocha
    2014-05-28T09:35:25  

    Nunca fiz questão de face, mas acabei ativando uma conta pq senão não me formaria, pois minha turma só se comunicava pelo face, mas tb qndo me formei desativei até pq percebi que aquilo é uma besteira, um monte de gente querendo mostrar q tem uma vida social ativa, que é popular e outras bobagens.Engraçado, é que quando eu dizia que não tinha face, algumas pessoas me achavam uma anormal.E isso até diminuiu meu ciclo de amigos. é ridículo, as pessoas não percebem que as redes sociais estão a cada dia,separando as pessoas,elas não se comunicam pessoalmente, apenas teclam, onde quer que estejam.

    recentes

    populares

    • Paula Rocha
      2014-05-28T09:35:25  

      Concordo contigo Paula, foi isso que acabou meu casamento! Meu ex esposo não queria uma conta, acabou fazendo e ficou empolgado...até que rolou a traição.

  • Lilian Rodrigues
    2014-05-28T09:17:57

    De certa forma eu concordo com a pesquisa... quanto mais a pessoa fica conectada no Face olhando a vida dos outros acaba deixando de fazer coisas interessantes em prol dela mesma!

  • Gabriel Oliveira
    2014-05-28T09:16:02

    Lugar de mulher é na cozinha ou na area de serviço. PAREM DE ACHAR QUE FACEBOOK É PSICOLOGO E FICAREM LA DESABAFANDO.. nem sua mae nao se importas com voce, garota . Poruqe serei eu ? Vai lavar a louça

  • Thiago
    2014-05-28T09:15:22

    P mim o problema é outro. Se é bonita e gata tem que se exibir sim. Problemas são as feias se achando.

  • Lia Boger
    2014-05-28T09:08:43

    E daí?

  • O Pegador
    2014-05-28T09:08:37

    Ficam mais solitárias, pq ao invés de ficar com o Homem dela, prefere perder tempo no Facebook, daí toma um pé na bunda e fica chorando.

  • Amanda Melo
    2014-05-28T09:03:05

    Toda e qualquer pessoa que não para de deixar o saco dos outros postando um monte de coisa sem graça. Ninguém tá nem ai se vc tá se sentido sozinho, doente ou qualquer outra coisa. Menos gente, vão viver vão.

  • Fagner Silva
    2014-05-28T08:57:52

    Não precisa de estudo pra constatar isso. Ficar postando toda a sua vida em rede social é coisa de gente carente que quer atenção, que precisa se auto afirmar. Os bons momentos carregamos no coração e na memória, só quem vive é quem sabe.

  • Baquara Mima
    2014-05-28T08:46:36

    Que bobagem.