05/05/2014 11h24 - Atualizado em 05/05/2014 11h24

O que é BIOS?

Henrique Duarte
por
Para o TechTudo

A sigla BIOS significa, em tradução livre, Sistema Básico de Entrada e Saída. É o responsável pela execução de tarefas imprescindíveis, como o reconhecimento dos hardwares instalados, a verificação das horas no relógio interno e a inicialização do sistema operacional, seja ele Windows, Mac ou Linux

Veja como entrar no BIOS usando o Windows 8

bios7 (Foto: bios7)O BIOS é responsável por tarefas cruciais na inicialização de um computador (Foto: Reprodução/Alessandra Picoli)


O que o BIOS faz?

Ao iniciar sua máquina, o BIOS identifica seus hardwares instalados, de onde o sistema operacional será inicializado (do HD, de um CD ou de um pendrive) e, como dito, o relógio interno. Só depois, passa o controle do PC ao sistema operacional. Por exemplo, para instalar um novo sistema operacional por um CD, o usuário precisará alterar a configuração da preferência de boot da máquina, colocando o driver de CD como opção principal, antes do boot pelo HD, onde o sistema antigo está instalado.

O Sistema Básico de Entrada e Saída é salvo em uma memória permanente, geralmente a ROM, que não pode ser modificada nem removida, só atualizada. Após carregada, o controle é passado para a RAM, efêmera, e, após isso, é passado para o Sistema Operacional.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo.

É no BIOS que acontece a operação conhecida como overclock ou underclock, que é a alteração da velocidade do clock do processador, aumentando ou diminuindo a capacidade do desenvolvimento da máquina. Nele, o usuário também consegue visualizar a velocidade do cooler e alterar configurações de uma placa de vídeo onboard.

Configurações e atualização da BIOS

A alteração de configurações da BIOS pode parecer confusa no começo mas, em geral, é simples. Basta necessário estar familiarizado com os termos expostos e as possibilidades de modificações para não realizar uma alteração que vá comprometer o processamento ou o equilíbrio da máquina.

Antes de atualizar o BIOS, é preciso levantar em conta a sua real necessidade. Se por algum acaso o usuário adicionou uma placa moderna ao seu computador e ela não está funcionando corretamente, mesmo após os drivers atualizados, talvez seja uma boa hora de pensar em atualizar o BIOS.

Entretanto, é um processo arriscado. Às vezes, podem ocorrer problemas na instalação como quedas de luz ou interrompimento de energia e o que prejudica o PC. Veja como atualizar o Bios em segurança.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Silvio Siqueira
    2014-05-09T10:16:49

    Burro e Idiota Operando o Sistema

  • Carlos Castro
    2014-05-06T09:33:26

    Legal, mas bem que podiam falar um pouco sobre o UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), que, pelo que tenho visto, já começou a substituir BIOS. Já vi micro novo com esta nova modalidade de interface

  • Matheus Ribeiro
    2014-05-06T17:12:55

    São matéria desse tipo que eu gosto.