Fone de ouvido

29/05/2014 11h33 - Atualizado em 29/05/2014 12h02

Patentes da Apple mostram EarPods com sensores para identificar ouvido

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A Apple anunciou a compra da Beats, popular fabricante de headphones, mas também tem planos para os seus próprios fones de ouvido. Uma patente registrada pela empresa nos Estados Unidos mostra que os próximos EarPods podem contar com sensores que detectarão a presença da orelha do usuário.

Apple anuncia compra da Beats e negócio se torna mais caro da Era Cook

Novos fones da Apple podem ter sensores (Foto: Divulgação/Apple)Novos fones da Apple podem ter sensores (Foto: Divulgação/Apple)


Com o título de “Detecção de presença de orelha em fones com cancelamento de barulho”, o documento descreve um sistema em que o sensor detecta o usuário e, baseando-se nisso, é capaz de ligar ou desligar determinadas funções. Além dessa patente, uma outra, bem semelhante, também foi registrada pela Apple, com o nome de “Dispositivos Eletrônicos e Acessórios com Características de Controle de Streaming.

Ambas descrevem sistemas que usam tecnologia semelhante, mas para fins diferentes. A primeira é para que os fones tenham tanto a saída de áudio como o sistema de isolamento. Com acelerômetros, sensores de toque, força e acústica, os fones poderiam identificar a presença do usuário e, então, determinar qual ouvido está usando o acessório. Assim, ele informaria qual o melhor comportamento para a reprodução.

É melhor comprar o iPhone 5S ou esperar o iPhone 6? Comente no Fórum do TechTudo.

O segundo documento detalha um sensor semelhante no que diz respeito à reprodução de músic : quando o usuário coloca o fone, o streaming de canções pode ser iniciado; ao tirá-lo, ele seria pausado. De forma parecida com o sensor que monitora os olhos dos usuários nos aparelhos da linha Samsung Galaxy, que só permite que o telefone seja bloqueado se a pessoa não estiver olhando para a tela.

Como acontece com todas as patentes, não se sabe se a Apple vai mesmo usar uma tecnologia como esta, ou se foi apenas um teste e um registro de propriedade para se resguardar de que concorrentes façam algo parecido. Neste caso, não seria nenhuma grande surpresa caso o recurso saia do papel.

Via Apple Insider

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares